Programas 2016





Mesmo com o contingenciamento orçamentário ao longo de 2016, que impediu a expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF) no sentido de estruturação e oferta de novos serviços, a CASSI seguiu investindo no desenvolvimento e aprimoramento de seus processos de assistência, visando qualidade, segurança e resolutividade no cuidado à saúde da população acompanhada pela ESF e/ou por seus programas.

ESF desenvolve ações voltadas à prevenção e controle de condições crônicas

O Programa Viva Coração leva aos participantes orientações para promoção de saúde e prevenção de agravos cardiovasculares por meio de diferentes estratégias para mudança dos hábitos de vida e de alimentação, bem como o incentivo à prática de atividades físicas e da cessação do tabagismo. Além disso, há ações voltadas para a redução dos níveis de estresse.

Os participantes cadastrados que já desenvolveram algum agravo como diabetes, hipertensão, aumento de colesterol ou obesidade têm seus cuidados em saúde organizados por meio da estratégia do Gerenciamento de Condições Crônicas (GCC). Em 2016, as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) acompanharam 70.495 participantes pelo GCC. A assistência foi feita por meio de consultas e visitas domiciliares da equipe multiprofissional, telemonitoramento regular, busca ativa e atividades coletivas. As ações reforçam a importância do autocuidado, o bem-estar e a qualidade de vida. Além disso, os cuidados são desenvolvidos para cada público, de acordo com suas condições de saúde, para promover o controle e a estabilização das condições crônicas, reduzindo as complicações e o número de acessos a serviços de saúde especializados.

Ações do Plena Idade atenderam mais de 52 mil participantes

As iniciativas do Programa Plena Idade alcançaram 52.581 pessoas. O Programa Plena Idade visa estruturar as ações para identificar, classificar e oferecer assistência à população idosa de acordo com suas condições de saúde, levando em conta, prioritariamente, a capacidade funcional e o risco de fragilidade. Na CASSI, a população idosa chega a 20% do total.

Cadastrados no Bem Viver recebem assistência e avaliação especializada

Os cuidados ofertados pelas equipes de saúde das CliniCASSI beneficiaram 4.739 integrantes do Bem Viver. As ações do Programa são planejadas e realizadas a partir da avaliação da deficiência e do grau de dependência/limitação do paciente para as atividades de vida diária. O complemento da assistência é feito na rede credenciada, uma vez que estes participantes demandam, com maior frequência, acompanhamento com especialistas e tratamentos seriados devido à sua doença de base.

PAD promove tratamento personalizado para 1.831 participantes

Em 2016, 1.831 participantes foram acompanhados pelo Programa de Atenção Domiciliar (PAD). O acompanhamento é destinado aos participantes que precisam de cuidados de saúde em casa, realizados por empresas de home care, nas modalidades de assistência e internação domiciliar. A gestão do programa é realizada pelas equipes do PAD e da Estratégia Saúde da Família (ESF). Essa modalidade de atenção proporciona tratamento personalizado ao paciente com a participação dos familiares, o que possibilita redução de complicações, aumenta a autonomia do beneficiado e melhora a sua qualidade de vida. 

Profissionais da ESF atuam no Programa de Saúde Mental

O Programa de Saúde Mental da CASSI ofereceu cuidados a 6.587 mil participantes em 2016. A assistência aos cadastrados é orientada e coordenada pela Estratégia Saúde da Família (ESF), por meio de ações realizadas pela equipe multidisciplinar nas CliniCASSI. Ao fazer atendimento, as equipes identificam os problemas de “saúde mental” e prestam atenção integral aos participantes que necessitam de assistência nesta área, por meio de ações de promoção, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

Assistência Farmacêutica atende mais de 55 mil

O Programa de Assistência Farmacêutica (PAF) atuou na distribuição de medicamentos para 55.165 participantes cadastrados, conforme regras do modelo. Orientações relacionadas à interação medicamentosa e aos efeitos colaterais dos remédios são exemplos de algumas ações que buscaram agregar ao PAF outros serviços além do fornecimento de remédios. A logística realizada por empresas contratadas e as regras de priorização de genéricos fazem parte de um conjunto de ações que visam a estabilidade financeira do Programa. Com a utilização desse modelo, a CASSI adota uma estratégia de acesso e uso racionais de medicamentos, promovendo a qualidade de vida dos usuários. Além disso, o gasto médio per capita dos participantes inscritos no PAF apresentou variação inferior à correção da inflação saúde no período.

Certificação digital do prontuário eletrônico chega às Unidades BA, DF, GO e RJ

A CASSI deu prosseguimento ao processo de certificação digital do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) nas Unidades. Com isso, 29% dos atendimentos no País estão sendo assinados digitalmente, abrangendo as Unidades Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro. Estas foram as primeiras a serem contempladas, reduzindo a necessidade de arquivar em prontuários físicos os registros dos atendimentos assistenciais. A certificação digital atribui benefícios pelo fato de garantir segurança no armazenamento das informações e em processos de pesquisa de dados clínicos, ao mesmo tempo em que gera economia com impressão de papel. Com esse recurso, a CASSI se ajusta à legislação brasileira sobre documentos eletrônicos, garantindo validade jurídica aos atos dos profissionais e aos registros no PEP. Para implantar a ferramenta, a CASSI firmou parceria com uma autoridade certificadora, empresa especializada e autorizada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Novos protocolos de saúde indicam as melhores práticas

Com o objetivo de orientar os profissionais de saúde das CliniCASSI para assistência adequada ao participante, a Caixa de Assistência criou cinco novos protocolos de saúde em 2016:  identificação e tratamento da dor na Atenção Primária, atendimento para ações de prevenção da infecção pelo vírus Zika a mulheres em idade fértil, gestantes e puérperas e para assistência a bebês com microcefalia, tratamento da febre de chikungunya na Atenção Primária, atendimento à criança na CliniCASSI e protocolo do risco cardiovascular. Os documentos visam padronizar as avaliações e condutas para diagnóstico e tratamento eficientes. A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) busca dados baseados em evidências científicas, considerando medidas de qualidade ao serviço de saúde prestado.

Reformas e mudança de endereço em CliniCASSI de três estados

Três serviços próprios da CASSI passaram por reforma em 2016: CliniCASSI Boa Viagem, em Recife (PE), CliniCASSI Leste, em São Paulo (SP), e CliniCASSI Itabuna (BA). Todas funcionam em prédios alugados e as reformas foram pagas pelos donos dos imóveis (exceto quanto à CliniCASSI Boa Viagem, em que a CASSI custeou parte das despesas), diante da necessidade de manutenção dos espaços. Em abril, a CliniCASSI Ribeirão Preto passou a atender em novo endereço. A mudança ocorreu para oferecer melhor estrutura no atendimento aos participantes.

CASSI faz 107 mil EPS/checkup de funcionários BB

A Caixa de Assistência realizou o Exame Periódico de Saúde (EPS/checkup) para 107.793 funcionários do Banco do Brasil em 2016, alcançando 98,70% do público-alvo. O número de profissionais atendidos e o percentual superaram os do ano anterior, quando 106.172 funcionários (98,25%) haviam realizado o exame. O acompanhamento da saúde ocupacional dos funcionários BB é operacionalizado pela CASSI por meio de um convênio que inclui o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o checkup anual para todos os primeiros gestores. Em cinco estados alcançou-se 100% do público-alvo: AC, PB, RR, RS e SE. Mais de 99% dos funcionários realizaram o EPS em outros dez estados: AL, AP, CE, DF, GO, MG, MS, MT, PR e SP, e mais de 98% em quatro estados: PA, PE, RJ e RO. A atuação conjunta do Banco e da CASSI permite ganhos para as duas partes, que têm interesse convergente no cuidado da saúde desse grupo, formado por funcionários que, em sua grande maioria, são também participantes da Caixa de Assistência.

Outubro Rosa conscientiza sobre diagnóstico precoce do câncer de mama

Na campanha Outubro Rosa, os participantes puderam acessar o hotsite exclusivo com dados sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Em 2016, 53 Unidades da CASSI disseminaram informações sobre o diagnóstico precoce da doença. Nestes locais, aconteceram mais de 80 programações sobre o assunto.  O dia 21 de outubro foi definido pela CASSI como o Dia “D”. Nesta data, as CliniCASSI se mobilizaram em atividades voltadas às participantes, para reforçar o quanto a prevenção pode fazer diferença nos cuidados com a saúde.

Novembro Azul aborda saúde masculina

A CASSI aproveitou o Novembro Azul para divulgar e promover o cuidado da saúde do homem de forma ampliada. Para a campanha, foi desenvolvido um hotsite e 60 programações ao longo do mês nas CliniCASSI. O dia 25 de novembro foi definido pela CASSI como o dia “D” da mobilização. Nesta data, as CliniCASSI de todo o País intensificaram esforços para reforçar a importância do cuidado com a saúde do homem. Esta estratégia foi desenvolvida no intuito de despertar o cuidado precoce, evitando valorizar o foco na doença. A campanha foi elaborada pela CASSI em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde (MS), do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e de diversas entidades científicas de respaldo internacional. O objetivo foi despertar a atenção para a importância do cuidado precoce, com uma avaliação criteriosa, evitando, assim, a valorização excessiva de exames de simples rastreamento da doença.

CASSI deu destaque a 20 temas de promoção à saúde

A fim de fornecer informações para o cuidado com a saúde, a Caixa de Assistência desenvolveu 18 campanhas em 2016. Os temas previstos no calendário de saúde da CASSI estão alinhados às campanhas do Ministério da Saúde e contemplam ações específicas, voltadas ao perfil de doenças que mais afetam os participantes do Plano. Algumas das ações veiculadas nos canais de comunicação da CASSI abordaram temas como: saúde no Carnaval, Dia Internacional da Mulher, Dia Mundial da Infância, Dia Mundial da Saúde, Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, Lavagem e Higienização das Mãos, Dia Mundial Sem Tabaco, Dia de Imunização, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, Semana Mundial da Amamentação, Saúde do Idoso, Setembro Amarelo, Dia Mundial do Coração, Dia Mundial da Saúde Mental, Dia Mundial de Luta Contra a Aids e Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. Além das ações educativas referentes ao calendário de saúde, foram elaboradas as cartilhas virtuais “Aedes Aegypti – Dicas de prevenção e combate ao mosquito transmissor do Zika vírus, Dengue e Chikungunya” e “CASSI e você contra a influenza”.