Indicadores de uso do Plano

O quadro abaixo, com dados referentes ao uso do Plano, mostra que houve crescimento de 7,76% no número de exames por beneficiário. A maior variação foi no Plano CASSI Família, que teve uma média de 31 exames por participante, contra 28 no ano anterior. No Plano de Associados, a média de exames feitos por beneficiário passou de 23 para 25. Também houve aumento de 4,66% no total de exames por consultas realizadas e de 2,96% no total de consultas. O total de internações por beneficiário cresceu 0,29% e o tempo médio de permanência hospitalar foi 2,29% maior.

 

NOTAS:
(1) As informações dos números de exames, consultas e procedimentos cirúrgicos para os anos de 2014 e 2015 foram alteradas em virtude da divulgação da classificação dos procedimentos médicos por parte da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em maio de 2016. Anteriormente à regulamentação da ANS, os critérios técnicos adotados antes de 2016 para a classificação dos procedimentos médicos estavam baseados, exclusivamente, na interpretação do corpo médico regulatório da CASSI, o que divergia da classificação divulgada pela ANS no ano de 2016. Também houve melhorias na metodologia de apuração destes indicadores devido à implementação, em julho de 2016, de novo sistema para a Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS) na CASSI.

(2) As informações de internações hospitalares para os anos de 2014 e 2015 foram reprocessadas em virtude de aprimoramento na metodologia de cálculo do indicador do tempo médio de permanência hospitalar. O cálculo desconsiderou internações psiquiátricas e domiciliares, uma vez que possuem lógicas de tratamento e tempo de resposta terapêutica diferentes. Além disso, passou-se a considerar a quantidade de diárias pagas aos prestadores de serviços, em vez da data prevista de alta da internação como sendo a última data de atendimento do paciente no período autorizado para a internação. Também passou-se a considerar no indicador todas as internações que foram finalizadas na competência de análise. O indicador de 2016, por exemplo, apresenta todas as internações em que os pacientes foram desospitalizados no referido ano, independentemente de sua internação ter iniciado nesse ano ou não. Essa última modificação foi necessária para melhorar a qualidade da informação. Nos anos anteriores, considerava-se o total de internações cujas despesas foram contabilizadas. Caso uma internação tivesse parte de suas despesas contabilizadas em um ano e parte em outro, ela sensibilizaria o indicador nos dois anos, o que causava problemas para interpretação do indicador. Cabe ressaltar que os indicadores de internações do ano de 2016 sofrerão alterações futuras, pois havia contas de internações ocorridas ao final do ano ainda não encaminhadas pelos prestadores à CASSI quando os dados foram fechados.

Novo sistema para troca de informação com prestadores é implementado

Em julho de 2016, foram introduzidas mudanças no sistema de comunicação com os prestadores de serviço de saúde, seguindo o padrão estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para a Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS). Como todas as grandes mudanças de sistema, essas implementações impactaram processos de autorizações e de pagamento aos prestadores, exigindo força-tarefa em diferentes áreas da CASSI para reduzir eventuais transtornos a participantes e prestadores de serviço e ajustar o novo processo. A Caixa de Assistência já atendia ao padrão determinado pelo órgão regulador,          porém contando com sistemas intermediários, de fornecedores. As implementações da TISS permitem maior agilidade nos processos e confiabilidade dos dados referentes aos atendimentos que a Instituição recebe dos laboratórios, hospitais e profissionais de saúde e repassa à ANS.

Atualização cadastral

Cerca de 113 mil participantes do Plano atualizaram cadastro junto à CASSI, sendo 41,46% deles titulares do Plano de Associados e 58,54%, do CASSI Família. Manter o cadastro atualizado permite ao beneficiário receber informações relevantes sobre o uso dos serviços e orientações voltadas à melhoria da qualidade de vida. As principais campanhas de saúde realizadas pela CASSI incluem envio de email para os participantes pelo endereço eletrônico cadastrado, informações de promoção de saúde e prevenção de doenças, além de convites para atividades de educação em saúde, realizadas pelas CliniCASSI.

Ações para recadastrar dependente cônjuge/companheiro(a)

O recadastramento de cônjuge/companheiro(a) dos titulares do Plano de Associados foi alvo de campanha, contando com divulgações nos veículos da CASSI e de entidades parceiras ligadas ao funcionalismo do Banco do Brasil. Mais de 63 mil associados realizaram o recadastramento, alcançando 61% do público-alvo. As ações de recadastramento continuam para regularizar os 40 mil titulares que ainda não o fizeram – 49% da ativa e 51% aposentados. É possível atualizar o vínculo de cônjuge/companheiro(a) pelo site da CASSI (em www.cassi.com.br, no perfil Associado, fazendo login com email e senha previamente cadastrados), ou em uma das Unidades CASSI.

Ouvidoria estende atendimento para reanálise de negativas

A partir de maio de 2016, a Ouvidoria passou a acolher reanálises de negativas de procedimentos e de coberturas assistenciais, o que aumentou em 118% o número de atendimentos em relação a 2015. Já havia a possibilidade de os beneficiários recorrerem diante de negativas, porém passou a ser uma atribuição dos serviços de ouvidoria dos planos de saúde receber os pedidos de reavaliação. A exigência é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabeleceu fluxos e prazos específicos de resposta aos beneficiários por meio da Resolução Normativa 395. Além de reanálise, a Ouvidoria permanece como canal de registro de elogios, denúncias e reclamações, quando o participante não considerar satisfatória a solução apresentada em contato anterior, realizado por meio de outro canal de relacionamento com a CASSI.

Participante ganha novo extrato de uso do Plano

Um novo extrato de uso dos serviços do Plano foi disponibilizado aos beneficiários em 2016, com informações detalhadas dos atendimentos na rede credenciada da CASSI. Depois que o prestador manda as faturas para a CASSI, é gerado um relatório sobre o beneficiário, que consegue acompanhar essas informações pelo site. O acesso é na área logada de cada perfil (Associados e CASSI Família), em www.cassi.com.br. Analisar o extrato possibilita que os participantes, além de acompanhar os atendimentos realizados pelo Plano, auxiliem na fiscalização dos serviços que são cobrados pelos prestadores, podendo enviar eventual denúncia de irregularidade à Ouvidoria. O documento segue o padrão introduzido pela Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Novos dependentes precisam ser homologados pela CASSI

Em 2016, os novos dependentes do Plano de Associados – filhos e cônjuges/companheiro(a) de funcionários ou aposentados do Banco do Brasil, para ter direito ao benefício, precisaram ter sua inclusão homologada pela CASSI, após o registro no cadastro de dependentes econômicos do BB. Foram 9.242 homologações de dependentes no Sistema Operacional da CASSI até 31 de dezembro, porém ainda restaram pendências – dependentes que o funcionário comunicou ao Banco, mas não homologou na CASSI. Esse passo é necessário para complementar informações, como CPF e nome da mãe do dependente, exigidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que não constam no cadastro de dependente dos funcionários junto ao Banco do Brasil. A homologação é feita pelo site (em www.cassi.com.br, perfil Associados, habilite o menu “Serviços pra você”, com email e senha previamente cadastrados, e escolha “Atualização cadastral” para encontrar o botão referente aos dependentes), nas Unidades ou pela Central CASSI. Só após a homologação junto à CASSI o dependente passa a poder usar o Plano.

Consultas ambulatoriais reajustadas pelo Fipe Saúde

As negociações com prestadores de saúde dos diferentes estados resultaram no reajuste do valor das consultas ambulatoriais, atendendo à regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O Índice Nacional de Preço ao Consumidor da área da saúde (INPC-Fipe Saúde), dos 12 meses anteriores, foi aplicado na atualização da maioria dos valores pagos por consulta.

Ampliação do público-alvo do CASSI Família é aprovada

No segundo semestre de 2016, a Diretoria Executiva aprovou a expansão do público-alvo do CASSI Família para os parentes consanguíneos do 4º grau: primos, tios-avôs, sobrinhos-netos, trisavós e trinetos de funcionários, ex-funcionários, aposentados e pensionistas do Banco do Brasil. A expansão permitirá recompor a população do Plano, proporcionando sua oxigenação (adesão de participantes em faixas etárias menores). A decisão foi possível com base na Resolução Normativa 355, de 12/09/2014, da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que definiu novas regras de delimitação das pessoas elegíveis a participarem de planos de saúde mantidos por operadoras do segmento de autogestão, do qual a CASSI faz parte. Até então, só eram aceitos parentes consanguíneos até 3º grau. Após a aprovação, a CASSI realizou ajustes de sistema para permitir a inclusão dos parentes de 4º grau, prevista para iniciar no primeiro semestre de 2017.

PAS tem rotinas padronizadas e recuperação de valores

A partir da redefinição de rotinas e princípios do Programa de Assistência Social (PAS), a CASSI normatizou e consolidou o modelo de funcionamento do Programa junto ao Banco do Brasil. Isso permitiu que, em julho, a Caixa de Assistência recebesse R$ 5.553.359,13 do BB, cujo pagamento dependia da solução de questões operacionais e da definição de regras e sistemática de apuração dos valores envolvidos no PAS.

Central CASSI investe em modernização

A CASSI realizou ações para tratar autorizações pendentes e revisou processos de trabalho na Central CASSI, permitindo que ela cumpra o seu papel de orientar e acolher os participantes. Essa ação é a primeira etapa do plano de modernização da Central, com o desenvolvimento de plataforma tecnológica mais avançada, recomposição de quadros de profissionais de saúde e abertura de novos canais de relacionamento.

CASSI negocia com prestadores e retoma contato com órgãos reguladores

A CASSI retomou sua participação nas entidades representativas do segmento de autogestão em saúde e intensificou contatos com órgãos reguladores para colaborar no desenvolvimento de protocolos técnicos voltados à melhoria da qualidade da assistência à saúde dos beneficiários. Em 2016 houve análise, tratamento e definição de mais de 400 processos de renegociação com prestadores de serviços em saúde. Foram priorizados novos credenciamentos de hospitais no interior do País, em cidades com maior carência de rede, e nas capitais.