Dirigentes assumem mandatos

Em junho, tomaram posse na CASSI os novos dirigentes, eleitos em abril pelo Corpo Social. Humberto Santos Almeida assumiu a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, com mandato até maio de 2020. Também assumiram os cargos os eleitos para o Conselho Deliberativo (Káren Simone D'Ávila e Ronaldo de Moraes Ferreira, titulares, e Luiz Pizetta e Otamir Silva de Castro, suplentes) e para o Conselho Fiscal (Ângelo Argondizzi Marcelino e José Carlos dos Santos, titulares, e Leodete Sandra Cavalcanti Silva e Nádia Maria de Novaes da Silva, suplentes). Houve ainda a posse dos indicados pelo Banco do Brasil para os Conselhos Deliberativo (Rodrigo Santos Nogueira e José Avelar Matias Lopes, titulares, e Emerson Luis Zanin e Marcelo Gonçalves Farinha, suplentes) e Fiscal (Aureli Carlos Balestrini, titular, e Tereza Raquel Vieira da Costa, suplente). Na mesma cerimônia foi anunciada a recondução do então presidente Sergio Iunes Brito, que permaneceu no cargo até outubro.

 

Presidência tem mudança

Carlos Célio de Andrade Santos assumiu a presidência da CASSI no dia 17 de outubro de 2016.Funcionário do Banco do Brasil desde 1982, ocupava a Diretoria de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas (Diref). Foi diretor superintendente e diretor de Seguridade do Economus, que administra os planos de previdência e saúde dos funcionários do Banco Nossa Caixa, incorporado pelo Banco do Brasil em 2009. Também presidiu a Geap – Fundação de Seguridade Social e foi diretor de Administração Geral do Banco do Estado de Santa Catarina. O presidente da CASSI é graduado em Educação Física, especializado em Banking, MBA Formação Geral para Altos Executivos, MBA Finanças Corporativas e MBA Gestão de Negócios de Varejo e Máster en Dirección y Gestión de Planes y Fondos de Pensiones pela Universidad de Alcalá, Madrid, Espanã e Organización Iberoamericana de la Seguridad Social (OISS). Recebeu três vezes a Certificação de Dirigente, concedida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da USP (Fipecafi), e pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

 

Instituição é homenageada pelo combate ao tabagismo

A CASSI foi uma das instituições que recebeu a moção de louvor pela atuação na luta contra o tabagismo, concedida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. O reconhecimento foi dado pelo acompanhamento a participantes que desejam abandonar o cigarro e pelos resultados das ações na prevenção do tabagismo desenvolvidas pelos profissionais de saúde das CliniCASSI Brasília Norte e Sul. A sessão foi realizada dia 1º de junho, em Brasília.

 

Média de treinamento anual é de 39 horas por trabalhador CASSI

Os trabalhadores CASSI realizaram 109.771 horas de treinamento em 2016, o que resultou em uma média de 39 horas por funcionário. Estão somados também dados referentes a aprendizes e estagiários, e levadas em conta atividades presenciais e a distância.

 

BB e entidades aprovam memorando para a CASSI

Em outubro, foi formalizado um Memorando de Entendimentos entre o Banco do Brasil e cinco entidades representativas dos funcionários e aposentados do BB, com sugestões para a sustentabilidade do Plano de Associados da CASSI. Assinaram o documento a Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), a Confederação Nacional dos Trabalhadores das Empresas de Crédito (CONTEC), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF), e a Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (FAABB). Essas entidades e o BB participaram de uma mesa de negociação debatendo, durante um ano e cinco meses, possíveis soluções para o equilíbrio do Plano de Associados. As medidas de consenso que resultaram nesse Memorando incluíram ações para melhoria na gestão e nos processos da CASSI, contratação e pagamento de consultoria pelo Banco, ressarcimento de despesas de saúde também pelo BB e contribuição extraordinária dos associados, ambos temporários. Para viabilizar a contribuição extra, foi realizada consulta ao Corpo Social, em novembro.

 

Associados aprovam contribuição extraordinária

Uma contribuição extraordinária e temporária de 1% para o Plano de Associados foi aprovada pelo Corpo Social em novembro. O desconto, que começou no mês posterior, ocorrerá até, no máximo, dezembro de 2019 e resultará num incremento mensal de aproximadamente R$ 17 milhões na receita do Plano. Essa foi uma das propostas da Mesa CASSI que se concretizou com o aval dos associados, por meio de votação, para que fosse alterado o Estatuto Social da CASSI. A alteração foi aprovada com respaldo de 81,4% dos votos "sim".

 

BB inicia ressarcimento mensal à CASSI

A CASSI passou a contar com o ressarcimento mensal e temporário feito pelo Banco do Brasil, como uma das medidas apresentadas na Mesa CASSI, entre o BB e entidades representativas, que em dezembro foi de R$ 23 milhões. O ressarcimento está previsto para ocorrer até, no máximo, dezembro de 2019, paralelamente à contribuição extraordinária dos associados.

 

Conselhos de Usuários realizam 14 eventos

Beneficiários da CASSI em dez estados participaram de Conferências de Saúde em 2016, para discutir assuntos relevantes sobre a Caixa de Assistência. Os eventos ocorreram em Alagoas, em Goiás, no Mato Grosso, no Maranhão, no Pará, na Paraíba, no Piauí, em Rondônia, no Rio Grande do Sul e em Tocantins. Na véspera dos encontros estaduais foram realizadas quatro pré-conferências nas cidades do interior: Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria (RS). A sustentabilidade da CASSI foi o tema das Conferências de 2016, como no ano anterior. Esses eventos são realizados a cada dois anos, em parceria com o Conselho de Usuários da CASSI, que funcionam em todos os estados e no DF.

 

CASSI mantém 19 convênios de reciprocidade

Em 2016, a CASSI manteve os 19 convênios de reciprocidade que estavam ativos no ano anterior. Três deles permitem a mais de 15 mil participantes da CASSI usar a rede das parceiras em regiões com carência de credenciados. São os convênios com a Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Cabergs), abrange algumas cidades gaúchas, com o Plano de Saúde SIM, para algumas cidades catarinenses, e com a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado do Mato Grosso do Sul (Cassems), válido para algumas cidades sul-mato-grossenses. As demais parcerias foram mantidas com operadoras que usam a rede credenciada da CASSI e que somavam 301.546 beneficiários em 2016. A CASSI recebe ressarcimento integral do atendimento a beneficiários de planos conveniados e ganha em poder de negociação com prestadores de serviço, já que os convênios aumentam o número de possíveis usuários.

 

ABEB – Abertta Saúde - Arcelormittal

ABET – Associação Brasileira dos Empregados em Telecomunicações

ASSEFAZ – Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda

BACEN – Banco Central do BRASIL

CABERGS – Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do RS

CASEMBRAPA – Caixa de Assistência dos Empregados da Embrapa

CASF – Caixa de Assistência do Banco da Amazônia

CEMIG SAÚDE

E - VIDA – Caixa de Assistência do Setor Elétrico

ECONOMUS – Instituto de Seguridade Social

FIAT – Fundação Fiat Saúde e Bem-estar

FIOSAÚDE – Caixa de Assistência Oswaldo Cruz

FUNDAÇÃO CESP

REAL GRANDEZA – Fundação de Previdência e Assistência Social

SAÚDE BRB – Caixa de Assistência

SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados

SIM – Plano de Saúde

TRT – Tribunal Regional do Trabalho - 8ª Região

VALE S.A

 

 

Aumenta pagamento de contas médicas no prazo contratual

A CASSI pagou 12.472.824 contas médicas em 2016, das quais 97,69% dentro do prazo contratual estabelecido com os prestadores de serviços de saúde. No ano anterior, 97,02% tinham ocorrido no prazo. Foram pagos ainda 125.176 pedidos de reembolso – referentes aos atendimentos feitos por associados fora da rede credenciada da Caixa de Assistência. Houve 22.070 pedidos de reembolso negados por documentação incompleta, despesa não passível de ser reembolsada ou ausência de autorização.