Apresentação
Mensagem da Diretoria Executiva
Prezados Associados da CASSI,
A saúde suplementar vive um momento de incertezas quanto à sua sustentabilidade. Nos
últimos 10 anos, os custos médios de assistência à saúde subiram cerca de 130%,
enquanto o IPCA acumulado no mesmo período não chegou a 65%.
Esse aumento de despesas assistenciais é decorrente de uma combinação entre a
inflação da saúde...
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Apresentação
Mensagem do Conselho Deliberativo
Prezados Associados,
A CASSI completou 80 anos em 2024. Desde a sua fundação, a realidade da Atenção à
Saúde no Brasil alterou se significativamente, evoluindo nos requisitos, protocolos
e técnicas de prevenção, reabilitação e cura. Essa
evolução proporcionou melhor qualidade de vida aos nossos associados e familiares e
o aumento substancial...
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Apresentação
Expediente
Conselho Deliberativo:
Graça Machado
Presidente
Gilmar José dos Santos
Vice-presidente
Mariana Pires Dias
Titular
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MENSAGEM DA DIRETORIA EXECUTIVA
Prezados Associados da CASSI,
A saúde suplementar vive um momento de incertezas quanto à sua sustentabilidade. Nos últimos 10
anos, os
custos com assistência à saúde subiram 130%, enquanto o IPCA acumulado no mesmo período não
chegou a 65%.
Esse aumento de despesas assistenciais resulta da combinação de diversos fatores, entre os quais
destacamos:
Nesse cenário, os planos de saúde têm sustentado suas operações com os ganhos provenientes de
aplicações
financeiras e com o reajuste das mensalidades, aplicado anualmente com base em cálculos
atuariais.
No caso do Plano de Associados da CASSI, o reajuste anual corresponde ao percentual de
atualização salarial, em
patamares bem inferiores aos da inflação do setor de saúde. Por essa razão, o Plano de
Associados é estruturado
de forma diversa dos planos de saúde comercializados pelas operadoras de mercado. Os planos de
mercado
atualizam suas receitas com base na inflação da saúde e em projeções atuariais de suas despesas
assistenciais, de
modo a obterem superávits anuais sucessivos. O Plano de Associados, por sua vez, trabalha em
regime plurianual,
acumulando reservas nos anos subsequentes à mudança do percentual de contribuição (modelo de
custeio), para
consumo gradativo dessas reservas nos anos posteriores.
Devido a essa característica de seu regime financeiro, o Plano de Associados da CASSI, assim
como acontece em
todas as operadoras de saúde que atualizam suas receitas com base no percentual de aumento
salarial, deve
ter seu desempenho financeiro analisado ao longo de todo o período iniciado a partir da última
reforma no seu
modelo de custeio. Ou seja, o horizonte temporal para efeito da análise de desempenho financeiro
da CASSI
começa em 2019, quando ocorreu nossa última reforma de estatutos.
Nesse período (2019-2024), a despeito das dificuldades enfrentadas pelo segmento de saúde
suplementar, as
estratégias e ações adotadas pela CASSI permitiram-lhe acumular um superávit de quase R$ 1,7
bilhão. A eficácia
de nossa atuação fica ainda mais evidenciada quando consideramos que, para o mesmo intervalo de
tempo (2019-
2024), estava projetado um déficit de R$ 765 milhões.
Tal resultado somente foi possível por termos atuado com a convicção de assegurar a todos os
nossos associados
e seus familiares a adequada assistência às suas necessidades de saúde, com responsabilidade e
diligência,
indispensáveis à sustentabilidade econômico-financeira da instituição. Na gestão de serviços de
saúde, a melhor
equação é dispensar o cuidado necessário, na medida exata das necessidades de cada indivíduo.
Por isso é tão
importante fazer com que o processo de autorizações de procedimentos observe criteriosamente a
medida exata
da necessidade de cada indivíduo.
A CASSI é guiada pelo firme propósito de promover a saúde do associado e de seus familiares em
todas as fases
da sua vida. Para tanto, é necessário incentivar a promoção da saúde e prevenção de doenças, com
acesso rápido
ao cuidado, diagnóstico precoce e com tratamento adequado.
Esse é o nosso compromisso. E é com essa convicção que apresentamos o Relatório CASSI de 2024. O
documento reúne
informações importantes que demonstram o comprometimento da direção da CASSI com a excelência no
atendimento,
a eficiência na gestão de recursos e a inovação. Assim, destacamos os principais avanços da
gestão em 2024:
Expandimos a Atenção Primária à Saúde (APS)
Orientados pela visão de futuro de ser o parceiro preferencial na promoção e no cuidado da saúde
do associado e
de seus familiares, as nossas CliniCASSI registraram 657.375 consultas, um crescimento de 32,5%
em comparação
ao ano anterior. Além disso, houve 210.919 consultas por chamada de vídeo, via Telessaúde. O
esforço contínuo
para fortalecer e alavancar o nosso modelo de Atenção Primária à Saúde está refletido na redução
das consultas
em hospitais após a utilização do serviço de Telessaúde.
Aprimoramos a qualidade do atendimento próprio (CliniCASSI)
Como parte das ações para aumentar a efetividade dos serviços próprios, quatro novas CliniCASSI
foram entregues
em 2024: Copacabana, São Paulo Jabaquara, São Luís e Belém. Elas juntam-se às CliniCASSI
Brasília e Fortaleza
para integrar a nossa rede de Atendimento integrado, com atendimento mais amplo e mais moderno.
Nelas,
além das equipes de atenção primária à saúde, estão disponíveis salas de medicação, pequenos
procedimentos
cirúrgicos, exames laboratoriais e atendimento para determinadas especialidades médicas, como
cardiologia,
endocrinologia, ginecologia, psiquiatria e pediatria.
Brasília e São Paulo Jabaquara já oferecem atendimentos aos sábados, ação que será
gradativamente expandida
para outras localidades. Para 2025, estão previstas reformulações de mais sete CliniCASSI:
Salvador, Vitória, São
Paulo Avenida Paulista, Niterói, Porto Alegre, João Pessoa e Maceió.
Avançamos na estruturação de novos serviços nas CliniCASSI
Iniciativas como a aplicação de imunobiológicos nas CliniCASSI e a compra direta dessas
medicações junto à indústria
farmacêutica geraram avanços significativos no gerenciamento do cuidado dos pacientes
imunodeprimidos, com uma
redução de 51,3% nas despesas com o tratamento dos participantes que receberam essas medicações
nos serviços da
CASSI. Manter um portifólio de serviços diversificado e de alta qualidade é essencial para a
sustentabilidade da CASSI.
Nesta agenda, iniciamos projetos de parcerias com outras operadoras de autogestão, também para
aplicação
de medicamentos imunobiológicos, nesse caso alcançando uma redução de 32% nos custos do serviço.
Está
projetada também a realização de terapias especializadas para pessoas com Transtorno do Espectro
Autista (TEA)
em parceria com outras operadoras de autogestão.
Estudamos nossa população e oferecemos cuidado adequado
As ações de ampliação da oferta de serviços, traduzidas em melhorias das CliniCASSI, estão
embasadas no conhecimento
das necessidades de saúde de nossa população. Estudos científicos aprofundados, com base no
histórico de nossos
associados e familiares, permitiram a identificação dos participantes com hipertensão,
dislipidemia e diabetes, bem
como aqueles que poderão vir a desenvolver essas doenças diretamente associadas ao risco
cardiovascular, que é
a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo. A partir dessas informações, nossas
CliniCASSI planejaram
iniciativas de cuidado dessas pessoas, que já estão sendo contatadas para acompanhamento e
prevenção. Isso permitirá
evitar agravo de condições crônicas, resultando, simultaneamente, em melhor qualidade de vida e
em gastos mais
equilibrados com procedimentos ambulatoriais, diagnósticos e internações.
Também em 2024 desenvolvemos ações para prevenção e controle do câncer de mama, a partir da
identificação
de indivíduos com diagnóstico da doença, bem como pela estimativa de quem tem probabilidade de
desenvolver
câncer no futuro. A aplicação de inteligência analítica e tratamento de dados por uma equipe
qualificada resulta
num método capaz de identificar participantes com maiores chances de utilização futura dos
serviços de saúde,
podendo prevenir o adoecimento e controlar a variação das despesas assistenciais.
Em 2024, a CASSI passou a ser procurada por outras operadoras de autogestão interessadas em
aprender sobre a
gestão do risco populacional. No mesmo período, ganhou destaque em dois congressos
internacionais e em quatro
nacionais, para apresentação dos principais resultados de base populacional. Dispor de dados
mais específicos é
fundamental para a tomada de decisão com o objetivo de melhorar a gestão dos recursos. A partir
dos estudos
8
populacionais e epidemiológicos a CASSI poderá aprimorar seu modelo de atuação, estimulando a
promoção da
saúde e a prevenção de doenças, com base nas propensões e nas reais necessidades dos
participantes, em vez de
atuar exclusivamente na cura, quando a doença se manifestar.
Acreditamos em tecnologia para impulsionar a inovação
O rápido avanço da inteligência artificial (IA) permitiu o desenvolvimento de ações inovadoras
que aceleraram
a análise de procedimentos e contribuíram para a prevenção de fraudes. Em 2024, mais de 232 mil
autorizações
foram feitas por meio de IA, o que acelerou vigorosamente o tempo de resposta.
A Inteligência Artificial está sendo utilizada também no controle da utilização dos serviços da
CASSI, identificando
situações que exijam avaliação individualizada e acompanhamento pormenorizado. O objetivo é
combater o mau
uso do plano e o cometimento de irregularidades, tanto por parte dos participantes dos nossos
planos de saúde,
quando por parte dos prestadores de serviços – hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais
de saúde.
Rede Credenciada
A Diretoria da CASSI considera que nossa rede credenciada é um importante ativo da CASSI. A
capilaridade e a
magnitude de nossa rede não são igualadas por nenhuma operadora, razão pela qual devemos
gerenciar esse
ativo de forma estruturada e eficaz, trabalhando pela sua modernização e qualificação.
Em 2024 nossa rede alcançou 29.016 prestadores. Ainda temos carência de atendimento em algumas
regiões,
situação que requer atenção especial desta Diretoria. Em razão disso, em 2024 fizemos amplo
mapeamento
das necessidades de credenciamento e iniciamos a prospecção e contato com novos prestadores de
serviços nas
regiões com carência de atendimento.
Além disso, implantamos aplicativo de avaliação da qualidade dos prestadores de serviço, o que
nos permitirá
indicar os melhores profissionais, clínicas e hospitais a partir da opinião dos próprios
participantes.
Assessoria ao associado e familiares
Implementamos na nossa Central de Atendimento o serviço de Assessoria ao Participante, o qual
visa acompanhar
e orientar o associado e seus familiares durante o processo de autorização de procedimentos, em
especial, de
cirurgias e internações. Sempre que houver divergência técnica entre o médico assistente e a
CASSI, entraremos
em contato com o médico assistente, para intermediação, e com o participante, para
esclarecimento e orientação.
Pessoas: um dos nossos principais ativos
Nossas ações em 2024 só foram possíveis porque priorizamos o desenvolvimento de um dos nossos
ativos mais
importantes: as pessoas. Desenvolvemos um Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão,
fundamental para
reafirmar a CASSI como instituição que respeita e valoriza a diversidade. Investimos também em
treinamento
das equipes de saúde, visando o aprimoramento técnico dos profissionais dedicados ao cuidado.
Além disso, a
capacitação teve como um dos grandes focos o treinamento de profissionais das CliniCASSI,
Unidades, Central
0800 e colaboradores da Sede para promover um acolhimento adequado aos diferentes públicos
atendidos pela
CASSI, além das sessões especializadas para a qualificação técnica do manejo clínico.
Esse investimento em capacitação não apenas elevou a qualidade do atendimento, como também
trouxe
reconhecimento ao trabalho realizado. A Central 0800 conquistou o Prêmio Cliente S.A 2024, com o
Troféu Prata
na categoria Líder em Projeto de Treinamento e Desenvolvimento, e o Prêmio Smart Customer 2024,
com o Troféu
Bronze na categoria Treinamento e Capacitação. Além disso, a CASSI, pelo quinto ano consecutivo,
foi reconhecida
como um lugar incrível para se trabalhar, prêmio concedido pela FIA/USP.
Revisamos a nossa estratégia para os próximos cinco anos
Iniciamos no segundo semestre de 2024 a reformulação da estratégia corporativa da CASSI, por
meio de um
processo participativo, apoiado por consultoria especializada, que resultou na revisitação dos
nossos principais
direcionadores estratégicos e na formatação e definição de agendas prioritárias que nortearão os
nossos esforços
9
e decisões nos próximos cinco anos. A revisão da estratégia consolida a relevância de estar
atualizado e alinhado
às tendências de mercado e às expectativas dos nossos participantes, nossos orientadores
estratégicos, além de
fortalecer nossos objetivos e valores.
Aumentamos nossa eficiência
Assim como realizado em 2023, otimizamos as nossas despesas administrativas, sempre priorizando
a qualidade
e a eficiência, o que resultou em uma redução de R$ 73,4 milhões em relação ao valor orçado para
2024. O Índice
de Eficiência da CASSI, que mede quanto das receitas é consumido por despesas administrativas,
atingiu 6,9% em
2024, se mantendo bem inferior à média das demais operadoras de autogestões e do setor de saúde
suplementar.
Quanto menor esse percentual, mais eficiente é a operadora.
Fortalecemos o nosso compromisso com a sustentabilidade econômico-financeira
O consumo das reservas brutas da CASSI foi de 5,5% em 2024. Ao final do ano, as reservas
atingiram R$
3,172 bilhões, montante que supera em R$ 995,3 milhões as exigências de ativos garantidores da
ANS. Graças
às ações de otimização e aumento de receitas nos últimos anos, as reservas do Plano de
Associados foram
prolongadas, alcançando ao final de 2024 o total de R$ 1,52 bilhão, superando a projeção de R$
801 milhões
negativos acumulados para o mesmo período, calculada atuarialmente em 2019, quando o atual
modelo de
custeio foi aprovado.
Com esses esforços de gestão, a CASSI encerrou o exercício em conformidade com os principais
indicadores
econômico-financeiros acompanhados pela ANS, com destaque para os seguintes resultados:
Patrimônio
Social positivo de R$ 1.594,6 milhões; suficiência de R$ 656,4 milhões para cumprimento do
capital
regulatório exigido pela ANS; Capital Circulante Líquido (CCL) positivo de R$ 1.366,9 milhões;
suficiência de
ativos garantidores de R$ 995,3 milhões.
Avançamos nas cobranças das contribuições Patronais e Pessoais sobre Reclamatórias
Trabalhistas
Seguindo os preceitos estabelecidos no Estatuto Social e no Regulamento do Plano Associados
(RPA), a
CASSI efetuou a cobrança de contribuições patronais e pessoais devidas sobre verbas
remuneratórias pagas a
associados em decorrência de reclamatórias trabalhistas e acordos judiciais e extrajudiciais.
Como resultado,
o Banco do Brasil reconheceu contribuições patronais devidas à CASSI de R$ 339,2 milhões, em
dezembro
de 2023, corrigidas pela taxa Selic, além de outros R$ 20,3 milhões em contribuições
remanescentes,
reconhecidas em dezembro de 2024.
Ao efetuar o pagamento das referidas contribuições patronais, o Banco do Brasil deu ciência à
CASSI sobre
os associados que receberam as verbas remuneratórias, as bases de cálculo das contribuições
devidas e as
documentações comprobatórias, o que possibilitou a cobrança das respectivas contribuições
pessoais, de
cerca de 38 mil participantes do Plano Associados, totalizando R$ 174,2 milhões em 2024. Foram
oferecidas
opções de quitação à vista ou parcelada, em observância às regras estatutárias e regulamentares.
Essas
contribuições, além de devidas e previstas estatutariamente, são fundamentais para a
sustentabilidade
econômico-financeira do Plano.
A Diretoria Executiva reafirma seu compromisso com a geração substancial de valor aos seus
associados
e familiares e a sustentabilidade econômico-financeira do Plano Associados, acreditando no
potencial da
CASSI como maior operadora de autogestão em saúde do Brasil. É para isso que seguiremos
trabalhando
fortemente em 2025, governança e áreas técnicas alinhadas nesse mesmo propósito, que se
traduzirá em
melhor experiência nas nossas CliniCASSI, mais bem equipadas e resolutivas, e na rede
credenciada, que
seguirá sendo ampliada especialmente no interior.
MENSAGEM DO CONSELHO DELIBERATIVO
Prezados Associados,
A CASSI completou 80 anos em 2024. Desde a sua fundação, a realidade da Atenção à Saúde no
Brasil alterou
se significativamente, evoluindo nos requisitos, protocolos e técnicas de prevenção,
reabilitação e cura. Essa
evolução proporcionou melhor qualidade de vida aos nossos associados e familiares e o aumento
substancial
da expectativa de vida.
Em contrapartida, os modelos de financiamento da Saúde Suplementar no Brasil não acompanharam a
evolução dos modelos de Atenção à Saúde, o que resulta em momentos de desequilíbrio econômico
financeiro, a depender do modelo de financiamento, seu ciclo e seu mecanismo de recomposição da
receita.
Em 2024, o aumento das despesas com assistência à saúde e a baixa taxa de renovação da carteira
de usuários
dos planos foram determinantes para os resultados das operadoras de saúde. A CASSI também sofreu
os
efeitos dessa conjuntura, razão pela qual alguns esclarecimentos são fundamentais. Em primeiro
lugar
é preciso entender que o percentual de reajuste das receitas do Plano de Associados é muito
inferior ao
aumento das despesas assistenciais e à inflação da saúde, o que traz desafios adicionais para a
manutenção
do equilíbrio econômico-financeiro em comparação com os planos de mercado.
Apesar das dificuldades, seguimos atuando como sempre, guiados pelo compromisso com a qualidade
de
vida dos nossos associados e a sustentabilidade econômico-financeira da CASSI. Em 2024 as
decisões do
Conselho Deliberativo foram pautadas por premissas fundamentadas no amplo debate, na
transparência, na
responsabilidade corporativa e na busca por soluções que visaram ampliar e aprimorar a
assistência à saúde
de todos os associados e capazes de superar os desafios que se apresentaram.
Nesse contexto a CASSI demonstrou compromisso com seu propósito realizando os investimentos
necessários
na ampliação dos serviços próprios e implementando medidas adequadas para a perenidade da
operadora.
Avançamos na estratégia de expansão da Atenção Primária à Saúde, que se fortalece à medida que
tomamos
decisões cada vez mais baseadas em dados. É esse um dos principais objetivos da intensificação
dos estudos
populacionais, que contam com corpo técnico qualificado e uso de inteligência artificial para
projeção de
cenários de adoecimento futuros que podem ser revertidos ou evitados.
Destacamos como marco histórico do sistema de saúde nacional a construção coletiva, com a
participação do
público-alvo de todo o país, da Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência, a
qual assegura aos
nossos Associados e seus familiares a assistência integral, levando em conta todas as suas
necessidades em saúde.
Aprovamos a revisão do Planejamento Estratégico que norteará a CASSI entre 2025 e 2029. Os
direcionadores
apresentados permitirão à Caixa de Assistência promover a saúde do participante em todas as
fases da sua
vida e ser a parceira preferencial na promoção e no cuidado da saúde.
Diante de todo o exposto, o Conselho Deliberativo recomenda a aprovação do Relatório Anual 2024
Expediente
Conselho Deliberativo
Conselho Fiscal
Diretoria Executiva
Edição, redação e arte
Coordenação de conteúdo
Resultados
Aqui você encontra balanço conforme as regras contábeis brasileiras e os fatos que impactaram o resultado da CASSI em 2024.
Análise Econômica-financeira
Demonstrações Contábeis
Pareceres
Conselho
Deliberativo
Conselho
Fiscal
Relatório do
Auditor Independente
Votação
De 15 a 26 de maio de 2025, o Relatório 2024 será submetido a apreciação dos funcionários da
ativa e aposentados do Banco do Brasil associados à CASSI em pleno gozo de seus direitos junto
ao Plano de Associados em 31/1/2025.
As orientações para participar serão divulgadas próximo ao período de votação.
Como votar
Painel de votação
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8 DE MAIO
Associados aposentados de Porto Alegre (RS) repercutem informações do relatório 2024
Os participantes aposentados do Rio Grande do Sul mostraram o interesse em conhecer os resultados da...
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8 DE MAIO
CASSI apresenta Relatório Anual 2024 em Belém e reforça compromisso com transparência e qualidade no atendimento
A capital paraense foi a sexta cidade a receber a diretoria da CASSI para a apresentação das ações...
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29 DE ABRIL
Associados de Goiânia acompanham apresentação do Relatório Anual 2024
A segunda semana de apresentações do Relatório Anual da CASSI teve início...
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29 DE ABRIL
Em nova rodada de apresentação, CASSI reúne mais de 300 associados em Curitiba (PR)
A CASSI foi ao local de trabalho dos associados curitibanos, nesta segunda-feira (28/4)...
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23 DE ABRIL
Em Salvador, associados destacam “tranquilidade” pelo resultado positivo do período
Funcionários da ativa e funcionários do BB lotaram o auditório do prédio da Gepes de Salvador na manhã desta quarta-feira...
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23 DE ABRIL
Associados lotam auditório do BB em Recife para conhecer o Relatório 2024
Na quarta-feira (23/4), foi a vez dos associados pernambucanos conhecerem os resultados econômico-financeiros de 2024.
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10 DE ABRIL
Diretoria apresenta resultados para associados de Brasília
A Diretoria da CASSI iniciou nesta quarta-feira, 9 de abril, a série de apresentações que fará aos associados...
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02 DE ABRIL
Conheça o Relatório 2024
Este documento reúne as principais ações da gestão, para a melhoria da assistência oferecida aos associados à CASSI e seus familiares no último ano.
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Associados aposentados de Porto Alegre (RS) repercutem informações do relatório 2024
Os participantes aposentados do Rio Grande do Sul mostraram o interesse em conhecer os resultados da...
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8 DE MAIO
CASSI apresenta Relatório Anual 2024 em Belém e reforça compromisso com transparência e qualidade no atendimento
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29 DE ABRIL
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Em Salvador, associados destacam “tranquilidade” pelo resultado positivo do período
Funcionários da ativa e funcionários do BB lotaram o auditório do prédio da Gepes de Salvador na manhã desta quarta-feira...
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Associados lotam auditório do BB em Recife para conhecer o Relatório 2024
Na quarta-feira (23/4), foi a vez dos associados pernambucanos conhecerem os resultados econômico-financeiros de 2024.
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10 DE ABRIL
Diretoria apresenta resultados para associados de Brasília
A Diretoria da CASSI iniciou nesta quarta-feira, 9 de abril, a série de apresentações que fará aos associados...
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02 DE ABRIL
Conheça o Relatório 2024
Este documento reúne as principais ações da gestão, para a melhoria da assistência oferecida aos associados à CASSI e seus familiares no último ano.
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8/5/2025
Associados aposentados de Porto Alegre (RS) repercutem informações do relatório 2024
Os participantes aposentados do Rio Grande do Sul mostraram o interesse em conhecer os
resultados da CASSI no ano de 2024. Nesta quarta-feira (7/5), eles lotaram o auditório
da Associação dos Aposentados do Banco do Brasil do Rio Grande do Sul (AFFABB-RS), no
centro de Porto Alegre. A apresentação foi realizada pelos diretores de Risco
Populacional, Saúde e Rede de Atendimento, Fernando Amaral, e o de Administração e
Finanças, Hugo Pena Brandão.
Para quem acompanhou as informações, foi esclarecedor entender como a CASSI investe na
melhoria das estruturas das clinicas próprias, no reconhecimento da sua população por
meio de estudos e estratégias de cuidado, e no uso das tecnologias para o avanço nos
serviços de saúde, que geram mais agilidade e segurança aos participantes.
Ana Cristina Guimarães Dornelas é aposentada e participa do conselho de usuários de
Porto Alegre. Para ela, acompanhar os resultados do relatório é uma forma de fortalecer
a CASSI. Um dos temas que ela destaca, e reconhece bem no dia a dia como participante, é
o uso das CliniCASSI. “Vejo muitas vantagens em ser atendida pela CliniCASSI antes de
procurar um consultório da rede credenciada, porque o atendimento é focado na prevenção
e não gera custos a mais pra nós associados e também reduz despesas assistenciais da
CASSI”, conta ao informar que ela é o marido usam a CliniCASSI Porto Alegre Centro
Norte.
A grande participação do público de aposentados do RS foi destacada pelo coordenador do
Conselho de Usuários do RS, Celson Matte, que reforçou a importância deles estarem
presentes no evento para esclarecer dúvidas e entenderem a importância da votação do
relatório. “Nós precisamos entender para votar. A CASSI implementou várias ações para
aumentar receitas e reduzir custos. São ações muito boas, principalmente as que são
voltadas às eficiência operacional, com ajuda da Inteligência Artificial, o que
possibilitou maior controle à CASSI. Essas ações estruturantes nos levam a acreditar no
fortalecimento da sustentabilidade”, disse ao reforçar que os associados devem estar
atentos às informações corretas e compartilhar a verdade entre colegas para estimular o
máximo de participação na votação.
Os associados da ativa foram representados pelo superintendente do BB, Ricardo Luís
Sehn. Ele pontuou que todos os associados devem acompanhar o que seu plano de saúde vem
implementando. “Nos associados precisamos estar juntos, entendendo como os investimentos
estão sendo feitos. É fundamental ter acesso a essas informações e acompanhar as
reuniões com nossos diretores para que possamos seguir preservando e fortalecendo a
CASSI.”
Votação
A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto
pelos seguintes canais:
• App CASSI
• Site da CASSI
• Terminais de Autoatendimento do BB
• SISBB, para associados da ativa
Dúvidas sobre o Relatório podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.
8/5/2025
CASSI apresenta Relatório Anual 2024 em Belém e reforça compromisso com transparência e qualidade no atendimento
A capital paraense foi a sexta cidade a receber a diretoria da CASSI para a apresentação
das ações e dos números do Relatório Anual – 2024. O encontro contou com a presença de
representantes do Banco do Brasil, do Conselho de Usuários, de entidades e de
associados, que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre as informações
do relatório e fazer sugestões — entre elas, a ampliação do horário de funcionamento da
CliniCASSI Pará, que, segundo explicou o presidente da CASSI, Claudio Said, já está em
fase final para implantação.
A superintende regional do Banco do Brasil, que abrange o Estado do Pará e do Amapá,
Natália Parente Araujo, lembrou da importância da diretoria da CASSI estar presente
apresentando e explicando o relatório anual. “É uma alegria estar recebendo para falar
sobre o relatório da CASSI que é um ativo importante para os funcionários do banco. A
CASSI é importante não só para os funcionários, mas para toda família. Aqui no Pará, só
temos elogios quanto aos serviços da CASSI e da CliniCASSI”, ressaltou.
Durante a apresentação, o presidente da CASSI, Claudio Said, destacou a importância da
transparência na divulgação dos dados financeiros e falou sobre os desafios enfrentados
pela Caixa de Assistência. “Apesar dos avanços significativos, ainda enfrentamos um
déficit operacional que exige atenção e responsabilidade. Em 2024, trabalhamos para
reduzir esse impacto com medidas de eficiência e controle de custos, sem comprometer a
qualidade do atendimento aos nossos associados”, afirmou Said. Ele reforçou que a
sustentabilidade da CASSI passa pelo compromisso coletivo de gestão e uso consciente dos
serviços oferecidos.
Já o diretor de Rede de Atendimento, Júnior, enfatizou os investimentos na ampliação e
qualificação da rede credenciada em todo o país, inclusive na região Norte. “Temos
buscado constantemente ampliar a rede, prezando pela qualidade e pela proximidade do
atendimento aos nossos participantes. Nosso objetivo é claro: fazer da CASSI a melhor
autogestão em saúde do Brasil. E isso passa por ouvir os associados, como estamos
fazendo aqui em Belém”, afirmou. Ele lembrou ainda que o reconhecimento dos
participantes e os altos índices de satisfação reforçam que a CASSI está no caminho
certo.
A votação do Relatório Anual terá início em 15 de maio e poderá ser feita, pelos
associados, até 26 de maio, pelo APP CASSI, site da CASSI, Terminais de Autoatendimento
do BB, ou pelo SISBB, apenas para funcionários da ativa.
Votação
A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto
pelos seguintes canais:
• App CASSI
• Site da CASSI
• Terminais de Autoatendimento do BB
• SISBB, para associados da ativa
Dúvidas sobre o Relatório podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.
29/4/2025
Associados de Goiânia acompanham apresentação do Relatório Anual 2024
A segunda semana de apresentações do Relatório Anual da CASSI teve início com a
participação dos associados de Goiânia, na segunda-feira (28), em evento realizado no
auditório da Superintendência do Banco do Brasil. O encontro contou com a presença de
funcionários do BB, representantes de entidades e conselhos, além de associados da Caixa
de Assistência.
O diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento, Fernando Amaral, conduziu
a apresentação destacando que o propósito da CASSI é cuidar da saúde do participante em
todas as fases da vida. Ele ressaltou a importância das ações realizadas em 2024 e os
principais números da Instituição.
Amaral enfatizou o papel estratégico da Atenção Primária à Saúde (APS) na promoção e
prevenção de doenças. “Nossas CliniCASSI realizaram 657.375 consultas presenciais, um
crescimento de 32,5% em relação ao ano anterior. Além disso, foram registradas 210.919
consultas por chamada de vídeo, por meio da Telessaúde”, informou. Os resultados
evidenciam o compromisso da CASSI com a consolidação de um modelo de cuidado focado no
participante.
Durante a apresentação, o diretor também respondeu a perguntas dos associados, como
sobre a ampliação dos horários de atendimento das CliniCASSI. Amaral explicou que
unidades como Brasília e São Paulo (Jabaquara) já oferecem atendimento aos sábados e que
a expansão para outras localidades está prevista de forma gradual.
A associada Regina Borges, participante da CASSI há 47 anos, esteve presente para obter
mais informações sobre a rede credenciada e a saúde financeira da Instituição. Ela
compartilhou sua experiência com o cuidado oferecido pela CASSI. “Sempre fui bem
atendida, especialmente quando enfrentei um câncer de mama em 2020. Recebi todo o
suporte necessário. Só tenho elogios. É um plano de saúde que cuida da gente com
carinho”, afirmou.
A situação financeira da CASSI foi apresentada pelo gerente executivo Flávio Ribeiro,
que representou a área de Finanças. Ele abordou as ações de otimização e incremento de
receitas adotadas nos últimos anos, a composição das reservas do Plano de Associados, o
modelo de custeio e a aplicação das contribuições Patronais e Pessoais sobre
Reclamatórias Trabalhistas, conforme estabelecido no Estatuto Social e no Regulamento do
Plano de Associados (RPA).
Outro associado presente, Divino Rodrigues de Freitas, participou para entender como os
resultados da CASSI impactam a sustentabilidade do plano. “Tenho boas expectativas em
relação ao trabalho da gestão. Acredito nas ações e vejo um esforço para garantir a
sustentabilidade financeira. Faço uso dos serviços próprios, como a CliniCASSI, e estou
satisfeito”, destacou.
29/4/2025
Em nova rodada de apresentação, CASSI reúne mais de 300 associados em Curitiba (PR)
A CASSI foi ao local de trabalho dos associados curitibanos, nesta segunda-feira (28/4).
Dessa vez, o evento foi realizado dentro da Agência do Banco do Brasil, no Shopping
Estação, local que reúne o maior número de associados na capital paranaense. A escolha
do local buscou facilitar o acesso dos associados à prestação de contas da Caixa de
Assistência. O relatório foi apresentado pelo presidente da CASSI, Cláudio Said e pelo
diretor de Planos de Saíde e Relacionamento com os Participantes, Alberto
Júnior.
Levar à apresentação para dentro da Agência, foi aprovada por quem conseguiu acompanhar,
como foi o caso do gerente de Grupo do BB, Alexandre Pulcides. Segundo ele, a iniciativa
foi fundamental para que ele e seus colegas conhecessem mais as ações desenvolvidas pela
CASSI. “Muitas vezes a gente não tem tempo de acompanhar durante a semana essas
apresentações. Eu achei fundamental a presença dos diretores no nosso local de trabalho
pra gente poder realmente disponibilizar esse tempo exclusivamente para a CASSI”,
destacou.
Quem também aprovou o modelo de apresentação foi o gerente Geral do Cenop Serviços
Judiciais Curitiba. “Enquanto funcionários e beneficiários do plano da CASSI, para nós
foi de extrema importância conhecer as estratégias e números de 2024. Foi muito bacana,
reunimos muitos participantes e espero que eles tenham conseguido tirar suas dúvidas,
para compreender toda a visão do nosso plano, como associados. Sabemos que dos
resultados há muito da nossa participação, da nossa gestão como usuários, e esse
encontro foi uma oportunidade de tomarmos mais consciência disso”, relatou.
Gestão de Risco Populacional
Entre os diversos pontos destacados do relatório, o presidente Said fez questão de
reforçar o trabalho que a CASSI iniciou no ano passado e tem demonstrado resultado
positivo nos números apresentados: o fortalecimento da Gestão de Risco Populacional. “Ao
identificar como está nossa população, quais principais doenças crônicas que têm afetado
nosso público, estamos trabalhando com a prevenção, e consequentemente evitando maiores
custos assistenciais futuros”, disse ao explicar que, com o apoio das tecnologias, a
CASSI identifica dados que mostram a probabilidade de um indivíduo apresentar doenças, e
que isso é uma nova forma de trabalhar com a gestão da saúde para evitar mais gastos.
“Assim a gente sai do modelo baseado na oferta para um baseado na necessidade, que é
mais eficaz e com menos custo para a CASSI”, acrescentou.
Ampliação de rede credenciada
O diretor Júnior apresentou as diversas ações iniciadas no ano passado para solucionar
um problema que impacta o acesso dos associados, especialmente os do interior, à rede
credenciada. Mesmo tento uma das maiores redes entre as autogestões, com quase 29 mil
parceiros em todo o país, esse ainda tem sido um tema delicado à CASSI. “Colocamos
Executivos de Negócios para o interior para fazer um grande esforço de credenciamento.
Esse trabalho também visa incluir novos prestadores e cadastro de reserva. Estamos
trabalhando com importantes frente: mudanças necessárias em processos e em normativos,
inclusão de novas tecnologia nas rotinas de trabalho e pessoas à campo para viabilizar
novos parceiros”, afirmou. Além disso, o diretor também destacou a importância do
participante ser um aliado ao responder as pesquisas de satisfação após o uso de uma
rede credenciada.
Clique aqui e acesse o relatório
completo.
Votação
A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto
pelos seguintes canais:
• App CASSI
• Site da CASSI
• Terminais de Autoatendimento do BB
• SISBB, para associados da ativa
Dúvidas sobre o Relatório podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.
Leia também:
Associados do Paraná acompanham apresentação dos resultados
23/4/2025
Em Salvador, associados destacam “tranquilidade” pelo resultado positivo do período
Funcionários da ativa e funcionários do BB lotaram o auditório do prédio da Gepes de
Salvador na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, para assistir à apresentação dos
resultados da CASSI no último ano. As principais ações de 2024 e as iniciativas em
andamento para melhoria da assistência e da experiência dos associados e familiares
foram detalhadas pelo presidente da CASSI, Claudio Said, e pelo diretor de Planos de
Saúde e Relacionamento com Clientes, Alberto Alves Junior. Os diretores também
explicaram a origem do déficit do último ano, gerado pelo plano CASSI Associados, devido
ao aumento das despesas assistenciais em valores superiores aos das receitas.
Foi justamente para entender a origem e as consequências desse déficit que a funcionária
do BB na capital baiana, Rita Rocha, foi à apresentação. A pedido dos colegas e do
gerente da agência, fez anotações sobre serviços disponíveis para associados e
familiares, sobre a análise do perfil de adoecimento da população e a relação entre os
diferentes perfis e as despesas assistenciais.
Após ouvir o presidente da CASSI, a bancária ficou tranquila por entender que o
descasamento entre receitas e despesas do plano foi coberto por parte das reservas do
CASSI Associados, acumuladas nos últimos seis anos, não sendo necessário rateio dessa
diferença, por exemplo, como ela e alguns colegas temiam. Said mostrou que, desde a
adoção do atual modelo de custeio, o resultado acumulado é superavitário em quase R$ 1,7
bilhão e as reservas obrigatórias acompanhadas pelo órgão regulador superam a exigência
legal, o que permite à CASSI manter a assistência com mesmo nível de qualidade enquanto
se discute um novo modelo de custeio que possibilite equilíbrio entre receitas e
despesas a mais longo prazo. “Não é só a saúde ou a sustentabilidade da CASSI que está
em jogo, é a nossa saúde: nos mantermos vivos, ativos, e também nosso plano.”
“Deu uma tranquilidade ver que, no conjunto, nosso plano teve superávit, embora
certamente a gente precise rever o modelo de custeio, porque esse superávit em pouco
tempo será eliminado, e rever a própria relação entre o associado e o plano, para que
haja a perenidade da nossa CASSI,” disse o aposentado Pedro Paulo Portela Paim, também
de Salvador, que acompanhou a apresentação para tirar dúvidas sobre a situação do plano.
Quis entender de que forma os planos para familiares contribuíram para o resultado e
ouviu a explicação que, por serem superavitários, permitiram a redução do déficit de
2024.
Outro associado aposentado também chamou a atenção no evento: Gervasio Andrade Moura, 92
anos. Ele é associado à CASSI há 71 anos e foi levado pelas filhas que queriam entender
a situação da CASSI, além de permitir o encontro do pai com ex-colegas, também
aposentados, que participaram do evento, e entender como agilizar o reembolso de
atendimentos fora da rede.
Ampliação dos serviços
A oferta de duas novas clínicas de atenção primária à saúde na região, por meio de
parceiros que seguirão o modelo das CliniCASSI, também foi anunciada durante a
apresentação. Uma delas para atender associados do centro Histórico de Salvador e outra,
para a região do Aeroporto, Itapoã e Lauro de Freitas. O gerente da CASSI Bahia, Fausto
da Costa Pereira Neto, reforçou o desejo de que os associados busquem os serviços da
CliniCASSI Salvador que está sendo reformada para ampliar a capacidade de atendimento e
a oferta de serviços. O espaço conta com equipes de médico, enfermeiro e técnico de
enfermagem, para atendimento com e sem hora marcada, e cinco especialistas.
O diretor Alberto Júnior falou das várias ações em andamento para a melhoria da rede
credenciada, como parceria com grandes operadoras presentes em cidades do interior e uma
nova ferramenta para consultas com especialistas em formato online, para associados e
familiares que vivem em cidades sem especialidades médicas. Isso facilitará a primeira
avaliação, sem precisar se deslocar para outras cidades. Esse serviço está sendo
desenvolvido e reforçará as ações de credenciamento que iniciaram em janeiro.
Participaram também do evento lideranças das entidades representativas dos associados e
gerentes de agências e de áreas do Banco na Bahia, entre elas o superintendente Regional
do BB em Barreiras, Márcio Carioca, representando o Superintendente Estadual do Banco do
Brasil, Zaki Chagouri Ocke, da AAFBB, o coordenador do Conselho de Usuários da CASSI na
Bahia, Gildeon Rocha dos Santos.
23/4/2025
Associados lotam auditório do BB em Recife para conhecer o Relatório 2024
Na quarta-feira (23/4), foi a vez dos associados pernambucanos conhecerem os resultados
econômico-financeiros de 2024. O evento lotou o auditório da Agência Banco do Brasil no
centro de Recife com funcionários da ativa e aposentados do Banco, além de lideranças
das entidades representativas do funcionalismo.
A apresentação do Relatório 2024 foi feita pelo diretor executivo de Administração e
Finanças, Hugo Pena Brandão e pelo gerente executivo de Rede de Atendimento, Ricardo
Tavares Fernandes. Entre os destaques, falaram do avanço no cuidado com a saúde dos mais
de 575 mil participantes dos planos CASSI, com o apoio da tecnologia e evidências
científicas, além das reformas e ampliações nas CliniCASSI pelo país e no estado. “Já
estamos em fase de contratação para implantação de clínicas parceiras em Caruaru e
Petrolina e no segundo semestre devemos ter um cronograma de implantação. Com isso,
aumentaremos a estrutura de atenção primária da CASSI em Pernambuco, que já conta com as
CliniCASSI Recife Aflitos e de Boa Viagem, na Capital”, disse Tavares.
Quem já conhece o atendimento da CliniCASSI no Estado sabe como é valioso contar com
novas estruturas. É o caso da associada Gabriela Diniz, que atua na Agência BB do
Shopping Tacaruna, e experimentou o diferencial de ter acompanhamento oferecido pelas
CliniCASSI, com foco em serviços de Atenção Primária à Saúde. “Há dois anos, descobri um
problema de saúde que mexeu muito comigo. Imediatamente ao saber, procurei a enfermeira
da minha equipe de saúde da CliniCASSI Aflitos. O apoio que recebi foi fundamental para
a minha cura. Recomendo que todos possam conhecer esse trabalho dos médicos e de toda
equipe de saúde da família, pois faz total diferença pra gente e nossos familiares”,
contou.
Em 2024, a quantidade de consultas em CliniCASSI aumentou 32,5% em relação ao ano
anterior, mostrando uma maior procura e interesse pelos serviços próprios. Além do
acompanhamento e cuidado com a saúde, as clínicas da CASSI contribuem para a
sustentabilidade do plano, pois reduz o custo assistencial em relação à rede
credenciada, favorecendo o controle das despesas. Além disso, também beneficia
diretamente o participante, já que nas CliniCASSI não há cobrança de
coparticipação.
Resultados econômicos e ações de melhorias
O diretor Hugo Pena Brandão explicou que o déficit de R$ 470 milhões se deve ao
crescimento das despesas do Plano de Associados em percentual acima do aumento das
receitas. "O modelo de custeio aprovado na reforma estatuária de 2019, ainda em vigor,
mantém as contribuições atreladas ao salário, enquanto que as despesas assistenciais
crescem além. Em 2024 as receitas do CASSI Associados foram de R$ 3,97 bilhões e as
despesas, R$ 4,5 bilhões.”
Porém, no período pós-reforma estatuária até 2024, a CASSI conseguiu um resultado
positivo em quase R$ 1,7 bilhão. Algumas ações de gestão permitiram prolongar a
suficiência do atual modelo de custeio aprovado em 2019. Entre elas o investimento para
evitar fraudes e desvios usando como apoio a inteligência artificial, citou o
diretor.
Além dos investimentos em tecnologias, conscientizar os participantes sobre o assunto
também foi importante. A associada aposentada Carminha Moura, de 62 anos, está na CASSI
desde que nasceu, pois seu pai também era do BB em Pernambuco. Ela sabe que fraude pode
causar prejuízos financeiros significativos para a CASSI e destacou como atua para ser
uma aliada do plano que cuida da sua saúde e da sua família. “Eu não aceito assinar guia
médico em branco, sempre questiono. A gente tem que ter esse posicionamento, pois a
CASSI é nossa e temos que zelar por ela”, reforçou.
Outra importante ação foram as a ampliação de convênios de reciprocidade e cessão de
rede. Atualmente a CASSI a atende mais de 332 mil vidas por meio dessas assinaturas, que
gerou mais de R$ 60 milhões em receitas para o plano.
Votação
A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto
pelos seguintes canais:
• App CASSI
• Site da CASSI
• Terminais de Autoatendimento do BB
• SISBB, para associados da ativa
Dúvidas sobre o Relatório podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.
10/4/2025
Diretoria apresenta resultados para associados de Brasília
A Diretoria da CASSI iniciou nesta quarta-feira, 9 de abril, a série de apresentações que
fará aos associados para mostrar os resultados econômico-financeiros da Instituição no
último ano e as principais ações da governança na gestão da Caixa de Assistência. O
aumento de 32,5% nas consultas nas CliniCASSI no período foi destacado como uma
confirmação da efetividade das melhorias nos serviços próprios. A ampliação,
reformulação e relocalização de seis CliniCASSI, oferta de especialidades médicas e
maior quantidade de procedimentos que passaram a ser realizados nestes espaços contribui
para esse desempenho, segundo os diretores, que anunciaram outras oito obras que serão
entregues em 2025.
Resultado financeiro
Ao explicar o resultado financeiro do último ano, deficitário em R$ 470 milhões, o
presidente da Instituição, Cláudio Said, explicou que se deve ao déficit do CASSI
Associados, uma vez que as receitas são reajustadas conforme o aumento salarial dos
funcionários do Banco do Brasil, e as despesas assistenciais sobem em percentuais mais
elevados. Nos demais planos, para familiares, a elevação do custo assistencial é
compensada pelo reajuste das mensalidades, permitindo equilíbrio nas contas. Said
destacou, porém, que o resultado do período desde a última reforma estatutária é
positivo em quase R$ 1,7 bilhão e que as ações de gestão permitiram prolongar a
suficiência do atual modelo de custeio aprovado em 2019. “É importante olhar o período
inteiro, com inteligência, pois nesse modelo temos um tempo de acúmulo de reservas e
outro, de consumo.” O presidente também falou da “alta capacidade” adquirida pela CASSI
de combater fraudes e desvios, contando com inteligência artificial. Com isso, evita
pagamentos indevidos.
Conduziram a apresentação também os diretores de Administração e Finanças, Hugo Brandão,
de Risco Populacional e Rede de Atendimento, Fernando Amaral, e de Planos e
Relacionamento com Clientes, Alberto Júnior. O evento contou ainda com a presença do
vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial no Banco do Brasil,
José Ricardo Sasseron, do representante da Diretoria de Pessoas do Banco, Fabrizio
Calixto, do representante do Conselho Deliberativo da CASSI, César Augusto Jacinto, a
Presidente da Fundação Banco do Brasil, Luciana Bagno, do subcoordenador do Conselho de
Usuários da CASSI no DF, Osmar Fumegali, do diretor da Fetec Centro-Norte, Jacy Afonso,
do presidente da Federação das AABB, Gustavo Boeira, do presidente da Contec, Gilberto
Vieira, , e do presidente da APABB, Francisco Djalma de Oliveira.
O avanço da avaliação do risco populacional também foi destacado pela Diretoria entre os
avanços de 2024, pois passou a verificar as tendências de adoecimento, que permitem
ações preventivas mais bem direcionadas e eficientes. Contando com tecnologia e
evidências científicas, a CASSI passou a identificar associados e familiares com grande
probabilidade de desenvolver doenças crônicas ou de agravar as condições existentes, e
iniciou ações de captação desse público para acompanhamento próximo pelos profissionais
de saúde das CliniCASSI. Ao evitar o desenvolvimento ou agravo de problemas crônicos,
essas pessoas terão melhor qualidade de vida e a CASSI, maior controle de despesas ao
evitar internações e necessidade de tratamentos com maior complexidade e custo elevado.
O foco foi para diabetes, colesterol alto e hipertensão, associadas a doenças
cardiovasculares, e câncer.
Próximas apresentações
Os diretores farão ainda apresentações em Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza,
Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A data, o local e
horário serão amplamente divulgados em breve.
Esses eventos servem para a prestação de contas ao Corpo Social (funcionários da ativa e
aposentados do BB associados à CASSI) e favorecem a maior transparência sobre a gestão,
permite que as iniciativas sejam melhor explicadas e que os associados esclareçam
eventuais dúvidas sobre o conteúdo disponível no relatório anual. A divulgação desse
documento está prevista no Estatuto da CASSI, assim como a aprovação, pelo Corpo Social.
Após conhecer o Relatório 2024, os associados serão convocados a votar, manifestando se
os dados correspondem á realidade do último ano. A consulta será entre os dias 15 e 26
de maio.
A palavra dos associados
“Meu marido precisou muito do plano no ano passado e me dei conta de que precisamos
cuidar da sustentabilidade da CASSI para que a gente continue a ter essa assistência.
Quando nos casamos, há 11 anos, escolhemos ficar com a CASSI, pela qualidade, e abrir
mão do plano que ele tinha como funcionário federal. Entendi que há um déficit no nosso
plano, mas que as ações que precisam estão sendo feitas.”
Carolina Machado Flesch
Funcionária da Diretoria de Finanças do BB
“Uma coisa é o resultado acumulado, positivo, e outra, o déficit do ano. Temos que ter
em mente que num período acumulamos reservas e em outro, gastamos. Por isso, a Contec
recomenda e defende a aprovação das contas. O relacionamento entre a CASSI e os
associado melhorou bastante. Toda vez que procuramos a CASSI temos recebido resposta
relativamente rápida, especialmente em situações como descredenciamento que impactam
grande número de pessoas.”
Gilberto Vieira
Presidente da Contec
“A CASSI é muito importante para os associados e para o banco, uma vez que traz
segurança e tranquilidade para nosso funcionário trabalhar. Vim trazer o compromisso do
Banco com a permanência e o custeio da CASSI.
Seria importante que cada vez mais o associado passasse a ser atendido nas CliniCASSI, ,
que é atendimento de muito boa qualidade. Reduz custo ao mesmo tempo que as pessoas têm
a oportunidade de ser acompanhado permanentemente por um médico que está lá pra receber
cada associado.”
José Ricardo Sasseron
Vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial no Banco do Brasil
2/4/2025
Conheça o Relatório 2024
A CASSI divulgou nesta segunda-feira, 31 de março de 2025, o Relatório 2024. Este
documento reúne as principais ações da gestão, para a melhoria da assistência oferecida
aos associados à CASSI e seus familiares no último ano. Também contém análise que
explica o resultado econômico-financeiro e os esforços para redução de despesas e
otimização dos recursos, além do balanço contábil.
A divulgação é uma forma de prestação de contas aos associados da Caixa de Assistência,
como prevê o Estatuto Social da CASSI.
A Diretoria Executiva fará ainda apresentações para detalhar as iniciativas e resultados do período, ampliando a transparência da gestão no último ano. Com isso, a governança favorece participação do Corpo Social na votação do Relatório 2024, que acontecerá de 15 a 26 de maio de 2025.
Lives e depoimentos
Live Relatório 2024
Assista à apresentação da Diretoria da CASSI a associados de Brasília, para detalhar resultados e principais ações do último ano
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