Modelo Estratégia Saúde da Família é reconhecido

O modelo de cuidado adotado pela CASSI foi reconhecido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como experiência exitosa no Laboratório de Inovação em Atenção Primária na Saúde Suplementar Brasileira em 2017. O certificado de reconhecimento será entregue em 2018, quando a experiência da Caixa de Assistência será publicada na Série Técnica Navegador SUS, e a CASSI será apontada como umas das empresas de saúde que priorizam o cuidado centrado no paciente e na qualidade da assistência.

CASSI cria sistema de referenciamento

A CASSI iniciou um piloto do Sistema de Referenciamento em duas CliniCASSI: Londrina (PR) e João Pessoa (PB). Quando os profissionais desses serviços próprios necessitam da avaliação de um especialista, encaminham os participantes para prestadores referenciados, que ajudam na confirmação de diagnóstico e realizam exames específicos. O diagnóstico e os exames são encaminhados pelo próprio participante ou pelo prestador referenciado para a CliniCASSI. Com isso, a CASSI mantém a coordenação do cuidado aos beneficiários, direcionando para a rede credenciada quando necessário. O piloto começou em julho e, após avaliação, deverá ser ampliado para os demais serviços próprios.

Programas de saúde

Acompanhe, abaixo, as principais realizações referentes aos programas de saúde desenvolvidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e o número de beneficiados em 2017.


Plena Idade

O Plena Idade atendeu 54.468 participantes em 2017 e contou com nova ferramenta, a cartilha "Estamos envelhecendo, e agora?" para esclarecer e desenvolver habilidades nas famílias e nos cuidadores de participantes com 60 anos ou mais, que são alvo do programa e representam mais de 20% dos beneficiários da CASSI. O Plena Idade desenvolve ações voltadas à qualidade de vida, reabilitação e manutenção da capacidade funcional dos idosos pelo maior tempo possível.

Bem Viver

Em 2017, as equipes da Estratégia Saúde da Família atenderam 4.991participantes com deficiência por meio do Programa Bem Viver. As iniciativas incluem orientação e coordenação dos atendimentos realizados por prestadores, favorecendo o acesso racional e resolutivo à rede credenciada para atender às necessidades específicas de saúde. As ações do Bem Viver permitem prevenir complicações, desenvolver habilidades frente as incapacidades e manter a qualidade de vida dos participantes.

Saúde Mental

Em 2017, a CASSI distribuiu o folder "Pensando bem", com dicas e orientações voltadas para a manutenção da saúde mental. O lançamento foi feito em outubro, marcando o Dia Mundial da Saúde Mental. Além disso, atendeu 6.573 inscritos no programa Saúde Mental, que é dirigido ao acompanhamento de pessoas com transtornos mentais ou sofrimento psíquico. As ações são direcionadas à promoção à saúde, prevenção de agravos e orientação para o melhor acesso a serviços de saúde na rede credenciada, mantendo a coordenação de cuidados pela Estratégia Saúde da Família.

Programa de Atenção Domiciliar

As ações de atenção domiciliar da CASSI têm priorizado a desospitalização para continuidade do cuidado em ambiente domiciliar, tendência no mercado de saúde em geral. Em 2017, o Programa atendeu 1.956 participantes e, nos últimos cinco anos, teve incremento superior a 94% no número de assistidos. O perfil da população também vem mudando, com o aumento da expectativa de vida e os avanços nas tecnologias de saúde, apontando a necessidade de adequação das formas de realizar o cuidado em saúde na atenção domiciliar. Para isso, a CASSI realizou reuniões com representantes das Unidades e promoveu discussões técnicas voltadas à reestruturação do Programa de Atenção Domiciliar e à otimização dos recursos destinados a essa modalidade de cuidado.

Viva Coração

As ações do Viva Coração beneficiaram 116.247 participantes da CASSI em 2017. O Programa destina-se à prevenção de agravos cardiovasculares e promove atividades para estimular a adoção de alimentação e hábitos saudáveis, a redução do tabagismo e dos níveis de estresse e a promoção de qualidade de vida.

Gerenciamento de Participantes em Condição Crônica

A CASSI acompanhou 71.623 participantes por meio do gerenciamento de condições crônicas em 2017. O programa é destinado a quem já tem doenças como diabetes, dislipidemia (alteração no colesterol), hipertensão arterial, doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), depressão e obesidade. As ações são individualizadas e incluem consultas médicas e/ou de profissionais da equipe multidisciplinar, visitas domiciliares, atividades coletivas e monitoramento telefônico. São focadas na estabilização da condição de saúde para evitar descompensações frequentes que podem gerar idas ao pronto socorro e internações hospitalares, impactando a qualidade de vida dos participantes e os custos assistenciais da CASSI.

Programa de Assistência Farmacêutica

O Programa de Assistência Farmacêutica (PAF) da CASSI passou a contar com entrega domiciliar em todos os estados do país em 2017, com a contratação de operadores logísticos para atender na Bahia, no Ceará, no Maranhão, no Pará, no Piauí e em Sergipe. Nestes seis estados os beneficiários contavam somente com reembolso.

O Programa atendeu 53.308 participantes em 2017, facilitando o acesso aos medicamentos para tratamento de doenças crônicas, favorecendo o controle e a estabilização dos agravos. Dessa forma, também contribuiu para o uso racional dos recursos do Plano, uma vez que evitar agravos de doenças crônicas reduz a demanda dos serviços de saúde e, consequentemente, favorece o controle das despesas assistenciais.

Outra novidade do PAF em 2017 foi a implantação da Atenção Farmacêutica: contatos telefônicos para orientar e acompanhar os participantes quanto ao uso adequado dos medicamentos e esclarecer eventuais dúvidas. A iniciativa ocorre em parceria com as empresas que fazem a entrega dos medicamentos aos participantes.

Informações Epidemiológicas

A CASSI lançou em 2017 um Boletim Epidemiológico, com dados detalhados sobre o adoecimento da população atendida pela Caixa de Assistência. O documento apresenta diagnóstico por faixa etária, região e estado, aponta as doenças que prevalecem entre os assistidos, apresenta estudo de morbidade e de mortalidade e comparativos entre os acompanhados pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e o restante da população, e ainda em relação à população brasileira. O estudo permite uma gestão mais segura e eficiente de saúde, o melhor planejamento de ações para cuidar dos participantes e estratégias de otimização dos recursos. Este primeiro boletim mostrou que a população está envelhecendo e também vivendo mais tempo.

Certificação digital atinge 85,4% de cobertura

Em 2017, a CASSI ampliou para 85,4% o percentual de atendimentos assinados por meio de certificação digital, que amplia a segurança da informação relacionada aos participantes, garante maior confidencialidade e privacidade dos registros. Ao mesmo tempo, os registros eletrônicos geram economia com impressão de papel e demais recursos para armazenamento e guarda de documentos físicos. O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) conta com assinatura eletrônica nas CliniCASSI dos Estados: AC, AL, BA, CE, DF, GO, MA, MG, PB, PE, PR, RJ, RO, RS, SC e SP. O modelo de certificação digital é adequado à legislação brasileira referente a documentos eletrônicos, o que garante validade jurídica aos registros no PEP.

CASSI participa de congressos e capacitações em saúde

Oito trabalhos científicos desenvolvidos por profissionais de saúde da CASSI foram apresentados durante o 14º Congresso de Medicina de Família e Comunidade, realizado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), em Curitiba (PR). Participaram do evento, 50 médicos de família que atuam em diferentes CliniCASSI do país. O tema do congresso foi "Atenção Primária, acesso e cuidado centrado na pessoa".

Durante o Congresso da Unidas, realizado em Foz do Iguaçu (PR), a CASSI apresentou as novas propostas de modelo regulatório e negocial, o projeto "Gestão da Internação Hospitalar e Segurança do Paciente" e ainda a experiência com Atenção Primária à Saúde – desenvolvida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e que conta com histórico de atendimentos, permitindo avaliação e mensuração de resultados.

A CASSI também apresentou a experiência da ESF no 14º Workshop Regional sobre Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar/Regiões Norte e Centro-Oeste, realizado em Manaus (AM). A Estratégia é considerada um dos diferenciais da Caixa de Assistência em relação a outros planos, e referência em promoção, prevenção, proteção e recuperação em saúde.

Em 2017, houve ainda 1.042 capacitações para os profissionais de saúde que atuam nas 65 CliniCASSI, voltadas à melhoria da qualidade dos serviços e da resolutividade de ações e ao fortalecimento das equipes de saúde da família, por meio do processo de Educação Permanente em Saúde (EDUPS CASSI).

Conferências de Saúde

Foram realizadas 17 Conferências de Saúde em 2017, nas Unidades Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Houve ainda 25 Pré- Conferências, nas cidades do interior que contam com as CliniCASSI Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista (BA); Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Uberaba (MG), Londrina e Maringá (PR), Campos dos Goytacazes, Niterói e Petrópolis (RJ); Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville (SC); ABC, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba (SP).

Em 2017, a CASSI também realizou o VIII Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários, que reuniu os coordenadores e outros conselheiros de usuários dos 26 estados e do Distrito Federal. Eles debateram temáticas relacionadas à área de saúde suplementar e discutiram formas da participação do corpo social na manutenção da CASSI.

CASSI publica cartilhas e informativos de saúde

A CASSI criou duas novas cartilhas, disponibilizadas em formato digital: "O que você sabe sobre o mosquito Aedes aegypti?" e "Saúde da Criança". Também publicou as versões revisadas das cartilhas "Medicamentos - Orientações básicas para o uso correto" e "Estamos envelhecendo, e agora?" e do folder "Direitos e Deveres do Participante". Foram produzidos, ainda, 13 informes de saúde com assuntos relacionados ao fortalecimento da Estratégia Saúde da Família (ESF), abordando a humanização do atendimento, o papel do médico de família e da equipe multidisciplinar, a forma como ocorre a oferta dos serviços, a promoção da saúde e a prevenção de doenças, a segurança dos pacientes, a tecnologia ao dispor dos participantes e as estruturas das Unidades CASSI e das CliniCASSI.

Exame periódico para funcionários BB

Em 2017, a CASSI realizou 98.495 Exames Periódicos de Saúde (EPS) de funcionários do Banco do Brasil, atingindo 98,62% da meta do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), operacionalizado pela Caixa de Assistência por meio do Convênio de Saúde Ocupacional com o BB. Em oito estados foi possível realizar 100% dos exames previstos: AC, AP, MG, PA, PB, RR, RS e SE. Outros dez estados alcançaram mais de 99% da previsão: AL, ES, MS, MT, PE, PI, PR, RJ, RN e RO. Nos demais estados e no DF a realização do EPS atingiu de 95,84% a 98,74% da meta.

Unidades e CliniCASSI são reformadas

Cinco dependências da CASSI receberam melhorias em 2017. A Unidade Pernambuco e a CliniCASSI Aflitos, que funcionam no mesmo prédio, passaram por reforma geral. Houve pintura interna da CliniCASSI Brasília Sul e pintura externa na Unidade Tocantins e CliniCASSI Palmas. A CliniCASSI Brasília Norte teve troca de rodapé e pintura do hall e a Unidade Piauí e a CliniCASSI Teresina, que também funcionam no mesmo prédio, realizaram melhorias no sistema de climatização.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa de 2017 mobilizou participantes de 23 estados e do DF no combate ao câncer de mama. As ações foram desenvolvidas por 40 CliniCASSI, que promoveram atividades coletivas para divulgar orientações sobre formas de cuidado e de prevenção à doença. Participantes gravaram vídeos contando casos de sucesso relacionados ao câncer de mama, divulgados em um hotsite exclusivo para o Outubro Rosa. As atividades beneficiaram mulheres cadastradas e não cadastradas na Estratégia Saúde da Família (ESF), sensibilizadas por meio de diferentes iniciativas concentradas no "Dia D" de combate ao câncer de mama, 20 de outubro.

Novembro Azul

A CASSI promoveu uma série de atividades para divulgar orientações relacionadas ao cuidado da saúde masculina. O Novembro Azul contou com 43 programações diferentes, promovidas por 24 CliniCASSI de 16 estados e do DF, mobilizando tanto participantes cadastrados como os ainda não cadastrados na Estratégia Saúde da Família. As ações foram alinhadas às recomendações do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e de outras entidades de respaldo internacional. Estas instituições defendem a adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção ao câncer de próstata e são contra o rastreamento universal com o teste de toque retal e dosagem de PSA para diagnóstico precoce da doença, por não oferecerem benefícios concretos. Também foi criado hotsite com dicas de especialistas sobre a saúde dos homens.

Atividades coletivas de saúde

A CASSI realizou 971 atividades coletivas, com 13.244 participantes, reunidos nas CliniCASSI, em dependências do Banco do Brasil e em espaços cedidos por entidades representativas dos funcionários e aposentados do BB em 2017. Parte das atividades foram norteadas pelo calendário de saúde adotado pela CASSI, alinhado às campanhas do Ministério da Saúde. Outras, foram associadas ao perfil de doenças que mais afetam os participantes do Plano.