Notas: Com o fechamento do Plano FunciCASSI para novas adesões em 01/09/2012, os novos trabalhadores da CASSI passaram a integrar o Plano CASSI Família (Funcionários CASSI).

Os 303.106 usuários de convênios de reciprocidade estão cadastrados para usar a rede credenciada da CASSI, que é ressarcida de todas as despesas com esses atendimentos.



Nota: Números em dezembro de 2017. Participantes que não marcaram a UF no cadastro junto à CASSI não estão contabilizados neste item.



Notas: Não inclui convênio de reciprocidade, FunciCASSI e CASSI Família - Funcionários CASSI.

Números em dezembro de 2016 e 2017.







NOTAS: Os números acima referentes às internações hospitalares* de 2016 são diferentes dos publicados no Relatório Anual 2016 por conta do acréscimo das internações que ocorreram efetivamente ao final daquele ano, mas que só foram comunicadas à CASSI em 2017 – possibilidade mencionada no documento de 2016. Da mesma forma, os indicadores de internações do ano de 2017 registrados acima podem ter variação no próximo Relatório Anual porque há contas relativas a internações, realizadas final do ano, ainda não encaminhadas pelos prestadores.

O cálculo desconsiderou internações psiquiátricas e domiciliares, uma vez que possuem lógicas de tratamento e tempo de resposta terapêutica diferentes. Na contagem do número de internações considera-se no indicador todas aquelas finalizadas na competência de análise – aquelas em que o paciente teve alta no referido ano, independentemente de sua internação ter iniciado nesse ano ou não.



* Cada autorização pode conter mais de um procedimento/evento (Exemplo: a autorização para cirurgia contém diária hospitalar,
materiais cirúrgicos e o procedimento em si).

** O número de autorizações publicado no Relatório Anual 2016 referente àquele ano (494.298) continha somente autorizações via fax.



Principais tipos de atendimento realizados nas CliniCASSI:

Consulta – atendimento a paciente previamente agendado, com técnicos de saúde, exceto médico de demanda espontânea, médico auditor, médico perito, enfermeiro auditor e técnicos de enfermagem.

Pré-atendimento – ação anterior a um atendimento, com objetivo de realizar avaliação inicial das condições de saúde do paciente, por profissionais de enfermagem.

Procedimento – atendimento para a realização de procedimentos de saúde, como, por exemplo, aferição de pressão arterial, curativo, extração de unha, retirada de corpo estranho subcutâneo, emissão de parecer para subsidiar a autorização de eventos (terapias, dieta enteral etc), feitos pelos profissionais de saúde.

Demanda espontânea – atendimento a paciente não agendado/programado, por profissionais de todas as especialidades médicas, equipe multidisciplinar e enfermeiro.

Telemonitoramento – registro do monitoramento telefônico para cuidado ao paciente em condições crônicas a fim de estreitar o vínculo e auxiliar na intervenção dos fatores que, potencialmente, podem agravar a sua condição de saúde. Este atendimento é feito por enfermeiro, técnico de enfermagem e demais profissionais de equipe multidisciplinar.