Ressarcimento do BB somou R$ 277,235 milhões

Em janeiro de 2017 a CASSI passou a receber o ressarcimento do Banco do Brasil referente às despesas com programas (Atenção Domiciliar e Assistência Farmacêutica), coberturas especiais e CliniCASSI previsto no Memorando de Entendimentos firmado entre o BB e as entidades representativas do funcionalismo, em outubro de 2016. O ressarcimento iniciou em janeiro, após a CASSI apresentar o demonstrativo dos gastos do mês anterior (dezembro de 2016), em conformidade com o Convênio de Cooperação Técnica firmado entre o BB e a Caixa de Assistência, e somou R$ 277,235 milhões em 2017. O ressarcimento deve vigorar até dezembro de 2019, sempre com repasse à CASSI no mês seguinte, após levantamento das despesas.

Contribuição extraordinária dos associados chegou a R$ 221,737 milhões

A CASSI recebeu em 2017 R$ 221,737 milhões referentes à contribuição temporária e extraordinária dos associados, aprovada em consulta ao corpo social em novembro de 2016. Os descontos ocorrem todo dia 20 do mês, na folha de pagamento do BB e da Previ. Essa contribuição deve ocorrer até dezembro de 2019 e foi uma das ações previstas no Memorando de Entendimentos entre BB e entidades representativas dos funcionários e aposentados do Banco, para a manutenção do Plano de Associados, enquanto são definidas e implementadas medidas de sustentabilidade.

Prestação de contas do Memorando de Entendimentos

Em 2017, houve quatro encontros de prestações de contas referente às ações previstas no Memorando de Entendimentos, reunindo as entidades representativas dos funcionários e aposentados do Banco do Brasil (AAFBB, ANABB, CONTEC, CONTRAF e FAABB) e os representantes do BB. A CASSI apresentou os valores decorrentes do ressarcimento feito pelo Banco e da contribuição temporária e extraordinária dos associados e as ações da consultoria, contratada pelo BB para avaliar o modelo atual da Caixa de Assistência e apontar caminhos voltados à sustentabilidade. Houve ainda um encontro extraordinário, em maio, para apresentar ao grupo dados referentes ao Convênio de Cooperação Técnica firmado entre o Banco do Brasil (BB) e a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil. O documento, assinado no final de 2016, atende o item do Memorando de Entendimentos que trata do ressarcimento temporário e extraordinário de despesas à CASSI, pelo Banco do Brasil.

Consultoria realiza diagnóstico sobre a CASSI

Como parte do Convênio de Cooperação Técnica entre a Caixa de Assistência e o Banco do Brasil, assinado em dezembro de 2016, o BB contratou a Accenture Strategy, consultoria especializada em serviços de saúde, para identificar pontos a serem aprimorados e, ao final do projeto, apresentar novos modelos de serviços de saúde. O diagnóstico e as sugestões de ações voltadas à sustentabilidade da CASSI foram entregues à Instituição e ao Banco do Brasil

CASSI trocou presidente e diretor de Administração e Finanças

Em março de 2017, Dênis Corrêa assumiu a Diretoria de Administração e Finanças da CASSI. Dênis Corrêa é funcionário de carreira do Banco desde 1986 e exerceu os cargos de gerente executivo nas Diretorias de Distribuição, de Varejo e de Soluções Empresariais. Foi diretor financeiro da Fundação Banco do Brasil e gerente geral do Banco do Brasil em Paris, onde também atuou como membro do Conselho de Administração da Câmara do Comércio Brasil-França. Em outubro, Luis Aniceto Silva Cavicchioli assumiu a presidência da CASSI. Funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 1986, atuava como presidente da BB Tecnologia e Serviços (BBTS). Também foi diretor de Estratégia da Marca do Banco, entre 2013 e 2016, titular do Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência entre junho de 2014 e novembro de 2015 e conselheiro Fiscal, Deliberativo e de Administração de empresas públicas e privadas, como indicado pelo Banco do Brasil.

Central CASSI é recertificada com ISO 9001

A Central CASSI teve sua certificação de qualidade renovada em 2017. A ISO 9001 atesta que os processos são voltados à satisfação dos clientes e seguem um padrão. O atendimento é monitorado, por meio de gravações e registros de protocolos, permitindo identificar eventuais problemas com maior facilidade e corrigi-los, quando necessário. Todos os processos foram reavaliados para a recertificação. O padrão de qualidade ISO 9001 confere melhor desempenho, economia, redução do retrabalho e maior satisfação dos participantes e prestadores que usam a Central CASSI.

Novas adesões temporariamente suspensas

As novas adesões aos Planos ficaram ficaram suspensas por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) durante 90 dias, entre 9 de junho e 7 de setembro. A medida não afetou a prestação de serviços aos participantes do Plano. Durante esse período, a Central CASSI contatou titulares com filhos e enteados que perderiam a condição de dependentes, por completarem 24 anos de idade, para orientar sobre a permanência na CASSI. A retomada das adesões ocorreu em 8 de setembro, após a ANS anunciar a melhora na classificação da Caixa de Assistência no Programa de Garantia de Atendimento, passando da faixa 3 para a faixa 1.

Capacitação dos trabalhadores CASSI

A CASSI realizou 108.343 horas de treinamento, uma média de 42 horas por trabalhador, em 2017, e ofereceu 18 novos cursos por meio de plataforma de formação a distância. Promoveu, também, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, curso de 128 horas em Desenvolvimento Gerencial para todos os gerentes de Unidade e representantes de todas as Gerências Executivas da Sede. A formação teve como focos a gestão de projetos em saúde, qualidade e segurança do paciente em organizações de saúde, planejamento, gestão estratégica do capital humano e contabilidade.

Lançado o Visão CASSI

A Caixa de Assistência lançou em 2017 o Visão CASSI, um novo canal para os associados acompanharem os resultados da Instituição, possibilitando maior transparência sobre o uso dos recursos. Estão disponíveis os demonstrativos financeiros, como receitas e despesas assistenciais, dados segmentados da população CASSI e orientações sobre a utilização consciente do Plano. O acesso é feito pela área logada do site: em, www.cassi.com.br, perfil Associados, Serviços pra Você – informando email e senha.

Maratona da Inovação

Em parceria com o Banco do Brasil, a CASSI realizou o Programa "Maratona da Inovação", para disseminar conceitos e ferramentas de criatividade, usando a abordagem do Design Thinking. O programa teve a participação de 21 profissionais da Caixa de Assistência, que foram capacitados e, depois, apresentaram suas propostas de inovação para a Diretoria Executiva. Com base nos critérios de alinhamento estratégico, viabilidade de implementação, benefícios esperados, ineditismo da proposta e eficiência operacional, a Diretoria Executiva escolheu os cinco melhores projetos, que foram premiados e estão sob avaliação das áreas gestoras quanto à possibilidade de implantação.

CASSI promove pesquisa de satisfação e programa de reconhecimento

A CASSI participou em 2017 da pesquisa Melhores Empresas para Você Trabalhar, promovida pela Revista Você S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), para medir a satisfação dos empregados em relação a empresa na qual trabalham. O resultado apontou aumento no nível de satisfação, com 79,1 pontos, um crescimento expressivo em relação aos 63,62 da última avaliação, realizada três anos antes. Esta foi a quarta participação da CASSI e, pela primeira vez, todos os 2,5 mil funcionários foram convidados a responder a pesquisa. Nas edições anteriores, a entrevista era por amostragem, com escolha aleatória feita pela Você S/A. Também foi retomado em 2017 o Programa de Reconhecimento, para homenagear os 398 trabalhadores da CASSI e os funcionários do Banco do Brasil cedidos à Caixa de Assistência que completaram 10, 15, 20 e 25 anos na Instituição.

CASSI atualiza planejamento estratégico

O Plano Estratégico da CASSI foi atualizado em 2017, com a revisão das metas a serem alcançadas até 2021. O documento serve como parâmetro para as ações desenvolvidas pelas diferentes Unidades e áreas da Instituição e favorece que cada iniciativa esteja alinhada com os objetivos da Caixa de Assistência e contribuam para atingi-los. A atualização envolveu membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, da Diretoria Executiva e das Gerências Executivas. Foram validados a missão, os princípios e a visão de futuro, revisados os desafios e as expectativas estratégicas, e definidos novos objetivos estratégicos.

Convênios de reciprocidade

A CASSI manteve, em 2017, os 20 convênios de reciprocidade com outras operadoras de autogestão que estavam vigentes no ano anterior, tendo recebido ressarcimento integral dos atendimentos prestados aos beneficiários dos planos conveniados, incluindo os custos operacionais. Com os convênios, a CASSI ganha também poder de negociação com prestadores de serviço, já que aumenta o número de possíveis usuários. Em dezembro, 303.106 beneficiários estavam aptos a usar a rede CASSI. Em três convênios os participantes da CASSI usam a rede de outra operadora. São aqueles firmados com a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado do Mato Grosso do Sul (Cassems), a Caixa de Assistência dos Empregados dos Sistemas Besc (SIM), para atendimento no interior de Santa Catarina, e com a Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do RS (Cabergs), para o interior do Rio Grande do Sul. Juntos, eles ofereceram acesso às suas redes credenciadas a 15.475 participantes da CASSI. No convênio com a Cassems não há uso da rede credenciada da CASSI. Abaixo, seguem os nomes das operadoras com convênios ativos que utilizam a rede da CASSI e o número de participantes de cada uma.


           O número de participantes da Cassems não está listado porque eles não usam a rede credenciada da CASSI.

CASSI paga 13 milhões de contas médicas

A CASSI pagou 13.151.197 contas médicas em 2017, sendo que 99,99% delas foram pagas dentro do prazo contratual. A Caixa de Assistência recebeu ainda 161.161 pedidos de reembolso, dos quais 85,65% foram pagos. Os 14,09% de negativas referem-se especialmente a despesas não passíveis de reembolso, a ausências de autorizações, documentação incompleta ou com inconsistência.

CASSI participa na Gestão da UNIDAS

No ano de 2017, a CASSI retomou sua participação na Unidas (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde), entidade associativa sem fins lucrativos que representa o segmento de autogestão no Brasil e reúne 120 filiadas. Uma das ações foi garantir presença na nova diretoria da Unidas para o biênio 2017/2019, assumindo a cadeira da Diretoria de Integração.

Por meio da Unidas, a CASSI tem trabalhado na defesa do segmento de autogestão, acompanhando de perto a evolução do setor, atuando permanentemente junto às agências reguladoras – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – ao Ministério da Saúde, ao Congresso Nacional, dentre outras instâncias governamentais.