Melhoria no cadastro de participantes
O cadastro dos participantes teve uma redução de 34,79% nas inconsistências após as ações de
regularização realizadas em 2023. Nesse período, a quantidade de registros incompletos ou errados
passou de 27.346 para 17.832, número que, comparado ao total de beneficiários, permite a CASSI
alcançar 97% da base cadastral com dados válidos.
As ações de atualização e confirmação dos dados cadastrais são permanentes, porque aumentam
a eficiência da CASSI no relacionamento com os seus participantes. Ao contrário, a ausência de
informações atuais pode prejudicar a assistência à saúde – quando há exames ou relatórios
pendentes para autorização de uma cirurgia, por exemplo, corre-se o risco de demorar a contatar o
participante se o telefone ou email estiver desatualizado. Informações relevantes, como mudanças
na rede credenciada, podem não chegar ao participante se o email estiver desatualizado.
A atualização pode ser feita pelo app CASSI (email, endereço e telefone) ou pelo site (todos os
dados). É possível ainda realizar via Central CASSI ou de forma presencial, nas Unidades e CliniCASSI.
Veja vantagens do cadastro atualizado
O preenchimento correto e atual do CEP dos participantes também permite à CASSI
dimensionar e adequar a rede credenciada, avaliando com mais precisão a concentração
de beneficiários em relação à disponibilidade de serviços de saúde.
Maior eficiência no relacionamento e na comunicação entre o plano e o beneficiário:
novidades sobre serviços disponíveis, mudança na rede de prestadores, reajustes,
inadimplência, reembolso não efetuado e motivos, convite para atividades de promoção
de saúde e prevenção de doenças, informações sobre especialidades e procedimentos
oferecidos nas CliniCASSI e em parceiros da atenção primária à saúde etc.
Redução do riscos de fraude e uso indevido do plano e aumento na segurança da
informação: comunicados enviados ao email e endereço corretos do participante.
Cumprimento, pela CASSI, das obrigações regulamentares definidas pela ANS quanto
aos critérios legais para comunicações que devem ser registradas e consequentemente,
redução do risco de sanções por não cumprimento no que diz respeito à gestão do
cadastro da operadora.
Viabiliza a transformação digital de processos como comunicados, cartão de identificação,
automação de cobranças, retenção de participantes, análise de permanência e
recuperação de receita, resultando em eficiência operacional e redução de despesas.
Recadastramento de dependentes
A CASSI implementou, no site e no app, uma funcionalidade específica para o recadastramento de
dependentes dos titulares do Plano de Associados, que precisam confirmar o vínculo e a manutenção
de cada dependente: filho, menor sob guarda e enteado inscritos a partir de dezembro de 2019
(vigência do Estatuto atual), e cônjuge/companheiro independentemente da data de inclusão.
Um alerta, na área logada do site, avisa da necessidade do recadastramento dos dependentes com
o vínculo filho, enteado e menor sob guarda inseridos a partir de dezembro de 2019. A mensagem
é enviada antes da data em que esses dependentes completam 21, 22 e 23 anos.
Como fazer o recadastramento
Após fazer login no site da CASSI ou no app da CASSI, selecione a opção Recadastramento de Depentente para visualizar todos os dependentes do associado.
Clique sobre o nome do dependente a ser recadastrado e a declaração de vínculo será exibida.
Confira os dados e marque a flag de confirmação de ciência dos termos.
Anexe os documentos comprobatórios (o campo para upload está no rodapé da página) e confirme a ação.
O sistema exibirá a confirmação do recastramento e gerará o número de protocolo, que será enviado também por email, para permitir consulta posterior.
Plataforma permite visão 360º por participante e favorece soluções ágeis
Em 2023, uma nova ferramenta de gestão de relacionamento com participantes e prestadores, o
CRM (da sigla em inglês Customer Relationship Management), foi implantada na CASSI. Ela passa
a integrar todos os canais de relacionamento existentes e permite uma visão 360º das interações
com cada cliente. Assim, quando um participante chegar a uma Unidade CASSI ou acionar a Central
para resolver alguma questão, o atendente conhece, em pouco tempo, o percurso feito por ele até
ali, conseguindo agilizar a solução da sua necessidade.
Independentemente do ambiente pelo qual o contato com a CASSI foi iniciado – Fale com a CASSI,
Ouvidoria, Central CASSI, Unidades ou CliniCASSI, tudo fica em um único registro. Isso inclui as
tratativas internas, dos funcionários da CASSI, para atender as solicitações do seu público em
forma presencial ou por ligação. Antes, havia um sistema específico para os registros de cada canal
e consultar cada um deles para entender todo o histórico do atendimento levava mais tempo. Além disso, a Instituição passará a enxergar melhor as necessidades, consegue se antecipar a elas,
identificar e corrigir problemas mais rapidamente e melhorar a qualidade do serviço.
As comunicações aos participantes também passaram a ser gerenciadas pela nova plataforma.
Comunicados importantes enviados por email, por exemplo, não abertos, sinalizam a necessidade
de novo contato ou de uso de outro canal, por exemplo. Isso reduz o risco de os participantes ou
prestadores deixarem de receber informações importantes para uso do plano, autorizações de
procedimentos e pagamentos. A plataforma CRM também será usada para melhorar a gestão do
cuidado de saúde, criar programas de fidelização, identificar potenciais participantes para a CASSI
entre outros ganhos.
Participante recebe destaques por email
Um resumo das principais divulgações feitas pela CASSI passou a ser enviado mensalmente aos
participantes por email, em formato de newsletter. O Fique por Dentro reúne as novidades sobre
serviços e parcerias, é encaminhado na primeira semana de cada mês, com as informações do mês
anterior, e, além do envio por email, pode ser acessado no site da CASSI, na sessão Publicações. O
objetivo é manter os participantes bem informados sobre notícias relevantes relacionadas ao seu
plano, juntando todas em um único local para facilitar a visualização.
Encontro reúne conselheiros de usuários de todo o País
A CASSI reuniu em novembro de 2023, representantes dos Conselhos de Usuários de todo o País, em
Brasília. Conselheiros de usuários dos 26 estados e o Distrito Federal ouviram a Diretoria Executiva
da CASSI e debateram sobre temas importantes para os participantes. O evento também serviu
para esclarecer o papel da participação social na formulação das políticas de saúde da CASSI. O
modelo de atenção à saúde, rede de atendimento, sustentabilidade, coparticipação dos associados
também foram tratados, além da discussão sobre o Regimento Interno dos Conselhos de Usuários.
Em 2023, houve ainda Conferências de Saúde em 13 estados (AC, AL, AP, BA, MA, MG, MS, PB,
PR, RN, RO, RR e SE), para discussão de temas relacionados à saúde, de interesse da população
CASSI, e eleição e posse dos novos representantes dos Conselhos de Usuários. As reuniões mensais
dos comitês dos Conselhos também tiveram continuidade ao longo do ano. Aconteceram ainda
seis edições virtuais do Integra Conselhos de Usuários, encontro que reúne mensalmente os
coordenadores dos Conselhos de Usuários para tratar de temas de interesse dos participantes,
propostos pelos próprios conselheiros.
Reembolso simplificado
Quatro melhorias implantadas em 2023 simplificaram as solicitações de reembolso. Agora,
o associado pode fazer a alteração dos dados e incluir mais arquivos no mesmo pedido que foi
devolvido por falta de documentação, sem necessidade de criar novo pedido. Antes, era necessário
criar uma nova solicitação na ferramenta.
Ficou mais fácil também identificar os procedimentos para os quais está sendo solicitado o
reembolso. A subdivisão dos grupos de eventos reembolsáveis permite identificar de forma mais
nítida as despesas realizadas pelo participante. Também houve readequação das mensagens da
ferramenta, que agora detalham de forma mais clara e transparente o andamento das solicitações
e eventuais motivos de recusa. Isso permite que o associado possa compreender os motivos e
realizar os ajustes necessários para a continuação do processo.
A plataforma de reembolso também foi integrada aos canais de relacionamento com a CASSI. Assim,
durante o processo, se surgirem dúvidas ou receber comando de contato com a CASSI, o associado é
direcionado facilmente para registro de Fale com a CASSI ou mensagem de chat com a Central. Isso
proporciona um melhor suporte ao usuário durante o uso da ferramenta.
A ferramenta de reembolso é usada para solicitar à CASSI o ressarcimento de consultas fora da
rede credenciada, quando o associado optar por livre escolha de prestador, e de medicamentos
e materiais abonáveis previamente autorizados pelo Programa de Assistência Farmacêutica (PAF).
Inteligência artificial agiliza autorizações
A CASSI implementou inteligência artificial (IA) para analisar de forma automática as
autorizações médicas, reduzindo de forma significativa o tempo de resposta nas análises de
pedidos médicos, além de aumentar a eficiência operacional de seu processo regulatório.
A partir da base histórica de dados das autorizações solicitadas, a IA aprendeu os padrões
médicos e regulatórios e passou a realizar análises automáticas de pedidos de autorização de
procedimentos. A aplicação de inteligência artificial foi desenvolvida ao longo de 2023 e passou
a ser usada em janeiro de 2024. Em um mês de funcionamento, cerca de 7 mil autorizações
foram processadas contando com esse recurso. Ao longo de 2024, a IA será incrementada com
mais eventos, para ampliar os benefícios de automação e segurança no processo de autorização.