Leia as mensagens dos órgãos de governança da CASSI sobre as principais ações e resultados de 2023 clicando nos botões abaixo.
Aqui você encontra balanço conforme as regras contábeis brasileiras e os fatos que impactaram o resultado da CASSI em 2023.
A votação do Relatório 2023 será de 6 a 17 de maio de 2024 . Participam funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil associados à CASSI em pleno gozo de seus direitos junto ao Plano de Associados em 31/1/2024.
Inclusão social, mudanças em processos para possibilitar uma visão 360º da jornada do participante e ampliação na oferta de serviços de saúde marcaram 2023 na CASSI.
Começamos a construir a Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência. Ouvimos participantes e profissionais de saúde para levantar necessidades e iniciativas voltadas à inclusão, à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida dessa população. Ao promover as Conferências Cidadãs em todas as unidades da federação, não apenas vamos elaborar uma política aderente às necessidades concretas desse público, mas reafirmamos o nosso compromisso da participação social na CASSI.
Concluímos a implementação da nova ferramenta de gestão de relacionamento com nossos participantes (CRM, do inglês Customer Relationship Management), que possibilitou integrar em um mesmo ambiente todos os canais de relacionamento. Isso permite responder de forma mais rápida e eficiente, enxergar mais facilmente as necessidades dos participantes e se antecipar a elas, identificar e corrigir problemas com maior velocidade e, assim, aprimorar os serviços oferecidos. Nessa linha, a Central CASSI, canal de atendimento 24 horas, também criou um modelo de atuação buscando excelência no relacionamento e alcançou 80% de resolutividade no primeiro contato, percentual acima do mercado. Outro fato que reflete o esforço na melhoria dos serviços foi o destaque obtido pelo app CASSI, o mais bem avaliado entre os aplicativos de operadoras de saúde na Apple Store e o segundo melhor na Google Play.
Implementamos o uso de inteligência artificial para autorização de procedimentos, adotamos biometria (reconhecimento facial ou digital) e implantamos a dupla autenticação para acessar serviços logados. Também investimos na simplificação das interações no ambiente digital, na manutenção e estabilidade dos sistemas e na ampliação das opções de autosserviço. Tudo isso permite um atendimento mais ágil e confere maior integridade e confidencialidade aos dados, gerando uma experiência digital ainda mais segura para os participantes.
Buscamos maior proximidade com os associados, intensificando a presença da CASSI em eventos promovidos pelo Banco do Brasil e entidades representativas dos funcionários. Participamos de todas as posses de novos funcionários BB realizadas em 2023, estimulando a adesão ao Plano de Associados e orientando sobre benefícios. Com isso, 90% dos que tomaram posse no Banco no ano aderiram à CASSI, resultando no ingresso de 2,5 mil associados e dependentes. Ampliamos a oferta de planos para familiares, com o lançamento do CASSI Vida Porto Alegre, o décimo primeiro dessa linha de planos regionais, com mensalidades mais acessíveis. Essas ações, associadas a contatos com participantes com planos cancelados por inadimplência e à negociação de dívidas, aumentaram a retenção e reduziram a quantidade de cancelamentos em relação a 2022.
A quantidade de prestadores credenciados cresceu 10% em comparação com o ano anterior, sendo que mais da metade dos 2,3 mil novos credenciamentos ocorreu em cidades com dificuldade de rede. O percentual de municípios com participantes que contam com rede direta subiu para 81,95%. Importante ressaltar que esses municípios concentram 96% da população assistida.
Outro avanço foi a ampliação dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Concluímos a reforma e ampliação
da CliniCASSI Brasília e relocalização da CliniCASSI Fortaleza, que contam com espaços mais adequados,
acolhedores e com aumento da capacidade de atendimento. Outras obras de melhoria das CliniCASSI iniciaram
em 2023 e devem ser concluídas no primeiro semestre de 2024: São Luís (MA), Copacabana (RJ), Belém (PA), São
Paulo (SP). A oferta de APS também foi ampliada na modalidade de atendimento remoto, por chamada de vídeo,
opção encontrada para dar acesso à atenção primária a 138 mil participantes que vivem em cidades onde não há
estruturas físicas para atendimento presencial de APS.
Avançamos ainda no conhecimento epidemiológico, com a produção de estudos detalhados das principais causas
de adoecimento da população assistida. Isso permite analisar com mais precisão as necessidades para adequar
a oferta de serviços e entender a relação entre os casos de maior complexidade, relacionados especialmente
aos doentes crônicos, e as despesas assistenciais. Os resultados apontam, por exemplo, os gastos evitados no
monitoramento dos participantes com doenças crônicas, para controle dos eventuais agravos. Com a ampliação
da população assistida pela APS, será possível reduzir o risco de agravamento das condições de saúde e ter menor
impacto nas despesas com internação e procedimentos de maior complexidade que elevam o custo assistencial.
Esse é um dos desafios da CASSI onde a população a partir de 60 anos, faixa em que as demandas por serviços
de saúde aumentam, representa mais de 30% da carteira. enquanto o percentual médio de pessoas com mais de
60 anos, no mercado de saúde, é de 15%. A avaliação do risco populacional, portanto, nos permite enfrentar de
forma mais inteligente essa realidade, ter maior previsibilidade de despesas e buscar iniciativas que contribuam
para o equilíbrio financeiro.
Em 2023, as despesas assistenciais somaram R$ 6.866 milhões, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior,
especialmente pelo incremento dos gastos no Plano de Associados, que tiveram um acréscimo de R$ 299 milhões
em relação a 2022. Isso levaria a CASSI a um déficit de R$ 448 milhões em 2023, evitado pelo ingresso de receitas
extraordinárias. A mais significativa em termos de valores foi o entendimento para o pagamento de contribuições
patronais sobre reclamatórias trabalhistas, devidas desde 2010 pelo Banco do Brasil. A conclusão da apuração dos
valores, por meio de estudo técnico realizado por profissionais da Caixa de Assistência e do BB em 2023, apurou o
montante a ser repassado para a CASSI em R$ 339,5 milhões, já provisionados no BB e na CASSI. Esse entendimento
produziu efeitos em outros eventos não recorrentes, permitindo fecharmos o ano com superávit de R$ 20 milhões.
Nas páginas a seguir apresentamos a explicação detalhada das receitas e despesas e os principais atos da gestão
da Caixa de Assistência ao longo do ano.
O ano de 2024 será igualmente desafiador para a CASSI, que está elaborando um Plano de Sustentabilidade, a
exemplo do que foi construído em 2023, com ações de gestão para promover o contínuo equilíbrio econômicofinanceiro da operadora e a adoção de ações emergenciais, em caso de acionamento da contingência financeira,
visando garantir a atenção integral à saúde dos beneficiários. É importante ressaltar que o consumo de reservas
constituídas nos primeiros anos do modelo de custeio vigente já era previsto no atual momento, até a elaboração
de um novo modelo. E, mesmo com esse consumo, a CASSI fechou 2023 contando com mais de R$ 1,3 bilhão em
reservas livres, superiores aos ativos garantidores exigidos pela ANS.
Em cumprimento ao que determina o inciso III do Artigo 11 da Lei nº 9.613, de março de 1998, CASSI declara não
ter havido, em 2023, ocorrências de operações suspeitas a serem informadas ao COAF
Durante o ano de 2023, a CASSI vivenciou alguns momentos marcantes em seus 80 anos de história, a exemplo da realização de obras simultâneas em seis CliniCASSI para a implementação de melhorias que proporcionarão ambientes mais acolhedores e agradáveis para atender às necessidades da nossa população. Essa realização exigiu o redimensionamento de equipes internas na área de engenharia, arquitetura, e reforço nas áreas de compras e contratos para prospecção de prestadores para projetar e executar as reformas, ampliações e mudanças de endereço dos serviços próprios. Temos ciência de que investimentos desse porte impactam a gestão, mas estamos convencidos dos grandes benefícios para nossos participantes, os quais poderão desfrutar de uma experiência de atendimento com mais conforto, qualidade e comodidade.
Dessas obras iniciadas em 2023, duas foram concluídas, em Brasília e Fortaleza, e as demais com previsão de finalização no primeiro semestre de 2024. Ao aprovar essas ações em CliniCASSI estratégicas, pelo volume de participantes que terá capacidade de acompanhar, este Conselho reafirma o papel fundamental exercido pelos serviços próprios na oferta de um modelo assistencial capaz de promover melhores resultados em saúde, prevenir doenças e gerar qualidade de vida.
Também por esse motivo aprovamos a contratação de médicos especialistas para aquelas CliniCASSI cuja estrutura física permite o atendimento de nível secundário, certos de que a presença de cardiologistas, ginecologistas, endocrinologistas, psiquiatras e pediatras potencializam nossos serviços próprios. A contratação de especialistas permite que os participantes acompanhados pela Atenção Primária à Saúde (APS), quando precisam de avaliação especializada, recebam atendimento por parte de profissionais de confiança, que seguem os melhores e mais adequados protocolos de saúde. Essa abordagem favorece o encaminhamento à rede credenciada de forma mais assertiva, com uso mais eficiente dos serviços de saúde, melhorando a qualidade e presteza do atendimento.
Para atender àqueles participantes que moram em cidades menores, onde não há CliniCASSI, de forma a que possam também ser acompanhados por equipes de APS - Atenção Primária à Saúde, aprovamos a implantação de atendimento remoto, por meio de chamada de vídeo. Esperamos que o número de associados acompanhados pela APS cresça, seja por meio das CliniCASSI ou das equipes remotas, considerando ser esse um diferencial da CASSI na melhoria da saúde de seus associados e familiares, por meio do cuidado integral focado na prevenção e manutenção da saúde, unificando melhor a gestão das despesas assistenciais com o atendimento resolutivo e de excelência.
Em 2023 avançamos também no combate a fraudes, contando com tecnologia e análise de dados para identificar possíveis tentativas de cobranças indevidas por prestadores, tornar mais eficientes os processos e otimizar recursos, bem como em melhorias no relacionamento com os participantes ao integrar os canais e identificar mais rapidamente suas necessidades e soluções possíveis.
Com a responsabilidade de buscar novas receitas, a CASSI lançou o décimo terceiro plano para familiares, o regional CASSI Vida Porto Alegre, e em conjunto com o Banco do Brasil, prosseguiu com as discussões sobre a contribuição patronal incidente sobre verbas pagas em demandas judiciais trabalhistas movidas em desfavor do BB, nas quais a CASSI não figurou como parte, sendo aprovado na Governança de ambas as Instituições estudo técnico que apurou os valores corrigidos a serem repassados à CASSI. O reconhecimento contábil desse direito impactou significativamente o resultado, contribuindo para reversão do déficit previsto em superávit de R$ 20 milhões.
Outro benefício para os associados foi o fim do gatilho que previa aumento na coparticipação diante da elevação da sinistralidade no Plano de Associados. Entendendo que a coparticipação tem papel regulador, para uso mais consciente do plano, e não de gerador de receitas, o Conselho Deliberativo aprovou a proposta de manter inalterados os percentuais de 10% e 30% para consultas, exames e terapias seriadas.
Destacamos ainda a autorização para um ajuste organizacional na Auditoria Interna da CASSI, que ampliou a sua capacidade de identificar riscos, irregularidades e fraudes, papel essencial na governança e na gestão corporativa. As recomendações de auditoria aprimoram processos e controles internos e as ações geradas por essas recomendações contribuem para monitoramento do cumprimento de políticas e regulamentos, avaliação da governança, promoção da transparência e prestação de contas. Ela atua de forma independente da gestão, com um olhar do Conselho Deliberativo para dentro das áreas e processos da CASSI. Dessa forma, a Auditora oferece apoio à tomada de decisões estratégicas por meio de análises objetivas e independentes, contribuindo significativamente para a eficácia operacional, a conformidade legal e a confiança das partes interessadas na organização. Contar com uma estrutura de Auditoria adequada ao porte da Instituição, portanto, confere à CASSI maior segurança de estar atuando em conformidade com a legislação, os normativos internos e o Estatuto da CASSI.
Mais uma ação importante que a CASSI iniciou em 2023 foi a construção de uma Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência, em conjunto com os participantes de todos os estados do país e do Distrito Federal, lideranças de entidades representativas dos associados e o Banco do Brasil. Foram realizadas 18 Conferências Cidadãs, que contaram com mais de mil pessoas presencialmente e quase 300 online. Em 2024, essas reuniões continuam até cumprir 100% do território brasileiro.
Durante as conferências cidadãs, são eleitos dois delegados por estado, que debaterão o conteúdo da proposta e validarão o desenho da política na Conferência Nacional, programada para ocorrer em junho de 2024, em Brasília. O lançamento da política está previsto para o dia 21 de setembro de 2024, que é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A construção da política para pessoas com deficiência é essencial para garantir a inclusão, a igualdade de oportunidades e o respeito pelos direitos humanos de todos.
Por fim, focados na alocação eficaz de recursos, no equilíbrio das contas da entidade, na melhoria contínua dos serviços prestados e cientes da necessidade de definir metas claras, participamos ativamente da revisão do Planejamento Estratégico 2023/2027 e das readequações das Iniciativas Estratégicas Institucionais.
Todas essas ações e iniciativas destacadas aqui nos fazem acreditar que a CASSI caminhou de forma sólida, responsável, para cumprir a missão de “promover uma vida melhor aos nossos participantes, por meio da atenção integral à saúde”. Ainda que 2024 represente desafios, especialmente do ponto de vista da sustentabilidade econômico-financeira, estamos certos de que a Instituição conta com corpo técnico atento, preparado e capaz de apresentar a alternativas viáveis e inovadoras também na busca do equilíbrio econômico-financeiro.
Maryalba de Nazaré Monteiro de Oliveira
PresidenteRejane Aparecida Rodrigues Zanello
Vice-presidenteAlexandre Nunes Bocchetti
TitularMarcelo Marques Pacheco
TitularThiago Affonso Borsari
Titular (até julho/2023)Mariana Pires Dias
Titular (a partir de julho/2023)Alberto Alves Júnior
TitularCristiana Silva Rocha Garbinatto
TitularGustavo Garcia Lellis
TitularVAGO
SuplenteSérgio Ricardo Menezes Da Rocha
SuplenteAlexandre Carneiro Cerqueira
SuplenteChristianne Maria Pires Ferreira Marão
SuplenteLeandro de Carvalho Vieira
SuplenteGilmar José dos Santos
SuplenteCláudio Alberto Fernandes do Nascimento
SuplenteLúcio Bertoni
SuplenteHamilton Omar Biscalquini
PresidenteAntônio Roberto Andretta
Vice-presidenteEliande de Jesus Santos Lindoso Filho
TitularAlberto Martinhago Vieira
TitularDaniela Avelar Gonçalves
TitularFernanda Lopes de Oliveira
TitularFernanda Bispo de Souza
SuplenteMaria da Conceição Spohr
SuplenteRaimundo Moreira
SuplenteLuiz Fernando Ferreira Martins
SuplenteMarisa Reguini Ferreira Matos
Suplente (até julho/2023)Marcelo Henrique Leite Ferreira
Suplente (a partir de julho/2023)Diusa Alves
SuplenteClóvis de Castro Júnior
Presidente (até 24.02.2023)Claúdio Fortes Said
Presidente (a partir de 27.02.2023)Carlos Emílio Flesch
Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com ClientesHugo Pena Brandão
Diretor de Administração e FinançasFernando Amaral Baptista Filho
Diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de AtendimentoCaroline Teixeira de Morais
DesignerHenrique Ramos Moura
DesenvolvedorLiziane Bitencourt Rodrigues
JornalistaCarlos Antonio Decezaro
Gerente Executivo de Estratégia e OrganizaçãoAna Carolina Lopes
Gerente de Marketing e Comunicação