Expansão da APS
A CASSI avançou nas ações que buscam dar acesso à APS para 100% dos participantes, por
meio de reformas e relocalizações dos serviços próprios, parceria com prestadores de APS para
atendimento presencial e atendimento remoto, com a Telessaúde APS.
Reformas e relocalizações dos serviços próprios
As melhorias das instalações das CliniCASSI permitiram a conclusão de duas obras em 2023: a
reforma e ampliação da CliniCASSI Brasília e a mudança da CliniCASSI Fortaleza para um espaço
mais amplo e adequado.
CliniCASSI Brasília
Aumento da área da recepção e a criação de seis novos consultórios, potencializaram a capacidade
de atendimento pela equipe de atenção primária e pelos médicos especialistas, além de oferecer
maior conforto e melhorar a acessibilidade.
CliniCASSI Fortaleza
A mudança para um novo endereço, na AABB Fortaleza, possibilitou a padronização do layout e
a oferta de espaços humanizados e modernos, com ambientes que proporcionam atendimento
acolhedor, seguro, confortável. Essa nova estrutura está melhor adequada para o percurso do
participante dentro da CliniCASSI, para as atividades das equipes de saúde e para atender mais de
16 mil participantes da capital cearense.
Outras ações
As obras de reforma, ampliação e relocalização dos serviços próprios das CliniCASSI Copacabana,
São Luís, Belém e São Paulo Sul continuarão em 2024, seguindo o modelo das CliniCASSI Brasília e
Fortaleza. O objetivo é proporcionar maior conforto e comodidade, criar ambientes acolhedores e
humanizados e padronizar os espaços para otimizar as ações de promoção, prevenção, recuperação
e reabilitação da saúde.
Atenção primária remota é ampliada
A ampliação da oferta da atenção primária em modalidade remota iniciou em dezembro de 2023
e foi 100% concluída em janeiro de 2024, passando a valer para todos os demais participantes
beneficiados por esse modelo. A ampliação do acesso beneficiou 138 mil participantes em 4.837
municípios afastados dos grandes centros, onde os serviços de APS presenciais não estão disponíveis.
Esse serviço, que já estava em vigor como projeto piloto, atendia anteriormente 15 mil participantes
em 145 municípios do interior de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A oferta do serviço para os participantes beneficiados pela atenção primária de forma remota foi
divulgada diretamente a esse público, via email e mensagem no app CASSI, em todos os canais de
comunicação da Caixa de Assistência e redes sociais. As equipes de saúde da APS remota também
iniciaram contatos com os participantes, pelos telefones 4000-1917 e 4004-4992, para convidá-los a fazer parte desta estratégia de cuidado. O acesso ao serviço de consulta remota é feito
exclusivamente pelo botão Telessaúde CASSI, na página inicial do app e do site.
Clínicas parceiras
A CASSI realizou benchmarking para conhecer as experiências do mercado e a forma de atuação
de outras autogestões em saúde para identificar os prestadores de atenção primária que mais
se aproximam ao modelo assistencial da CASSI e dos serviços oferecidos nas CliniCASSI ao longo
de 2023. A implantação dessa modelagem de atendimento de APS em clínicas parceiras deve
iniciar em 2024. Aproximadamente 116 mil participantes se beneficiarão desta modalidade de
APS em todo o País.
Atendimento remoto ganha nova plataforma
Em dezembro de 2023, a CASSI lançou a nova interface da plataforma de atendimento remoto
de saúde dos participantes. O novo layout é mais moderno e de fácil navegação. Ficou mais fácil
visualizar tudo o que está disponível na plataforma: iniciar atendimento ou consultar histórico de
saúde (consultas, exames, atestados, encaminhamentos) e ainda chat, para ajudar o participante
quando tiver dificuldade de acesso.
Houve também mudança do nome do serviço, que passou a ser chamado Telessaúde CASSI, em
vez de telemedicina, criando o conceito de uma plataforma de atendimento com diferentes
profissionais de saúde.
A Telessaúde CASSI oferece dois serviços. Um deles é o pronto atendimento 24h para todos os
participantes. O outro é a Telessaúde APS, serviço de Atenção Primária à Saúde para participantes
que vivem nas localidades elegíveis, e que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e no
sábado das 8h às 14h.
Programas de saúde
A CASSI organiza programas capazes de promover saúde e evitar agravos de condições crônicas
dos participantes. Atualmente, esses programas são voltados às condições de saúde com maior
prevalência e, na Caixa de Assistência, são relacionados a doenças relativas ao envelhecimento. Na
CASSI, 30,02% da população assistida têm acima de 60 anos de idade e na saúde suplementar, o
percentual é de 15,34%. A maior predominância de participantes idosos, que naturalmente usam
mais os serviços de saúde e representam maior custo assistencial, portanto, exige ações voltadas à
melhoria da qualidade de vida e, ao mesmo tempo, ao controle dos gastos com atendimento. Veja,
a seguir, resultados das principais iniciativas dos programas de saúde em 2023.
Envelhecimento da população CASSI
Em 2023, a população idosa na CASSI chegou a 176 mil participantes, quase metade (48,07%)
acompanhada pelos serviços de atenção primária, no programa Plena Idade. Dentre eles foram
identificados 163 com 100 anos ou mais, um número que vem crescendo a cada ano. As estratégias
de cuidado para esse público compõem dois programas: Gerenciamento de Crônicos e Viva
Coração. Os idosos são orientados sobre estilos de vida saudáveis, atividades físicas adequadas
e hábitos alimentares equilibrados, em abordagens proativas das equipes de atenção primária.
Isso favorece a estabilização e o controle das doenças crônicas e cardiovasculares, a promoção
da saúde, a educação do paciente e ao suporte emocional, e contribuem para a prevenção
de doenças, melhoria da qualidade de vida e um envelhecimento ativo e independente.
Além desse acompanhamento há um
Programa de Atenção Domiciliar (PAD),
com assistência por 24 ou 12 horas,
conforme a necessidade, e terapias em
casa quando há indicação, para associados
e outros participantes cujos planos
preveem essa cobertura. Outro
benefício, exclusivo para o Plano
de Associados, é o Programa de
Assistência Farmacêutica (PAF),
que custeia parte dos gastos
com medicação de uso
contínuo. Veja, a seguir,
destaques dessas e de
outras iniciativas ao longo
de 2023.
Programa de Assistência Farmacêutica (PAF)
Complementando a atuação da atenção primária, o Programa de Assistência Farmacêutica (PAF)
custeia parcial ou integralmente materiais e medicamentos de uso domiciliar para o tratamento de
associados e dependentes com doenças crônicas pré-estabelecidas pela CASSI. Em 2023, mais de
55 mil autorizações de medicamentos e materiais foram geradas via PAF. Os itens são previamente
autorizados pelo plano e reembolsados, mediante apresentação de nota para comprovação da
compra – processo feito via app ou site da CASSI.
Atenção Domiciliar (PAD)
Quase 7 mil participantes receberam assistência ou internação domiciliar ao longo de 2023,
beneficiados por um conjunto de atividades desenvolvidas em domicílio, prestadas por parceiros
responsáveis pelo gerenciamento e operacionalização da assistência e internação domiciliar. Por
meio do Programa de Atenção Domiciliar (PAD), benefício que extrapola o Rol de procedimentos
considerados obrigatórios pela ANS, a CASSI promove a desospitalização segura e o cuidado
adequado aos participantes no ambiente domiciliar, com otimização de recursos e eficiência na
recuperação da saúde
Terapias em casa
Quase 2 milhões de terapias seriadas foram realizadas em domicílio em 2023, benefício disponível
para 12 mil participantes. A intervenção programada é oferecida pela CASSI a pessoas com restrição
de mobilidade, elegíveis para receber esse cuidado em casa.
Cuidado do Transtorno do Espectro Autista
Mais de meio milhão de atendimentos, incluindo terapias seriadas, foram realizadas para participantes
com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em 2023. O crescimento dos diagnósticos de TEA no
Brasil gerou maior procura por atendimentos especializados também a participantes da CASSI,
que mapeou mais de 4 mil pessoas com essa condição na Caixa de Assistência ao longo do ano.
Diante dessa realidade, a Caixa de Assistência implementou a regulação do fluxo de autorizações
para assegurar critérios essenciais de atendimento por parte dos prestadores e, assim, proteger
os participantes contra eventuais irregularidades. Isso garante a prestação de serviços com o mais
elevado padrão de atendimento e segurança à pessoa com suspeita ou confirmação diagnóstica
de TEA e eleva a qualidade do cuidado oferecido a esse público. Também assegura a cobertura
de todas as terapias previstas no ROL da ANS e nos regulamentos dos planos contratados.
O crescimento de diagnósticos de TEA no Brasil é atribuído a fatores como a maior conscientização
sobre o TEA na sociedade, a partir da publicação da 5ª versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de
Transtornos Mentais, pela Associação Americana de Psiquiatria. Nessa versão, sob o ponto de vista
do olhar clínico, mesmo casos de menor gravidade e complexidade passaram a ser diagnosticados
como Transtornos do Espectro do Autismo, gerando aumento na prevalência de casos.
Assistência à pessoa com deficiência
Mais de 1,3 milhão de atendimentos, incluindo aproximadamente 30 tipos de terapias seriadas
específicas para pessoas com deficiência foram realizadas pela CASSI em 2023, benefício extra
ROL ANS exclusivamente aos associados e seus dependentes. O objetivo do programa, que prevê
custeio de terapias e, em alguns casos, escolas especializadas,
é oferecer acompanhamento e melhores condições de
assistência à saúde da pessoa com deficiência. Além disso, 11
mil participantes com deficiência foram atendidos pela
atenção primária no ano.