SAÚDE

Como cuidamos

O Modelo de Atenção Integral à Saúde adotado pela CASSI tem o propósito de aplicar práticas de cuidado voltadas ao bem-estar de seus participantes, considerando não apenas os sintomas físicos, mas também os aspectos biopsicossociais que podem resultar em problemas de saúde. A operacionalização desse modelo é feita por meio de uma rede que realiza atenção primária (consultas com equipe de saúde da família), atenção secundária (especialistas, exames) e terciária (internação e serviços de maior complexidade), e um serviço de telessaúde que funciona como pronto atendimento virtual, disponível 24 horas por dia.

A Atenção Primária à Saúde (APS) coordena e orienta o cuidado de cada participante, considerando as necessidades individuais. Se precisar, a equipe direciona e acompanha o atendimento de nível secundário, com médicos especialistas, exames laboratoriais e de imagem, ou de nível terciário, envolvendo a rede hospitalar, em situações de risco de vida ou demanda por assistência de alta complexidade.

Atenção primária na CASSI

A Atenção Primária à Saúde (APS) da CASSI conta com uma equipe nuclear (médico de família, enfermeiro e técnico de enfermagem) e equipe multidisciplinar (nutricionista, psicólogo e assistente social), para um atendimento humanizado e coordenação de cuidado dos participantes, alcançando resolutividade de 75% a 85% dos casos assistidos.

A atuação das equipes de APS inclui ações e serviços de promoção de saúde, prevenção de doenças, controle de condições crônicas para evitar agravos e suporte de cuidado em todas as etapas da vida.

A coordenação de cuidado representa a integração eficaz entre os serviços de APS e os diferentes níveis de atenção especializada. Esse processo permite tornar os diagnósticos mais precisos, estabelecer estratégias de tratamento e minimizar o risco de agravamento, especialmente para os participantes com doenças crônicas.

Serviços próprios da CASSI - CliniCASSI

As estruturas de atendimento, denominadas CliniCASSI, compõem a rede própria de serviços de saúde CASSI e oferecem serviço de APS, de saúde ocupacional e de perícia médica. Em 2023, 21 desses serviços passaram a oferecer também atendimento em cinco especialidades médicas ambulatoriais: endocrinologia, cardiologia, pediatria, psiquiatria, e ginecologia e obstetrícia. Com isso, as equipes de atenção primária desses locais passaram a contar com os médicos especialistas para compartilhamento de diagnóstico, e condução do tratamento e do cuidado continuado do participante.

Para melhor gerir esse cuidado compartilhado, a CASSI investiu na incorporação de ferramentas digitais nas CliniCASSI que auxiliam no gerenciamento da organização e coordenação de acompanhamento da saúde dos participantes. Essas ferramentas otimizam os processos de trabalho dos profissionais de saúde, permitindo o compartilhamento de informações sobre a saúde dos pacientes entre os membros da equipe de saúde.

O uso de soluções digitais na área da saúde da CASSI fortalece a capacidade dos profissionais de saúde em oferecer um atendimento mais personalizado e eficaz, proporcionando benefícios e ampliação da qualidade assistencial oferecida aos participantes.

Nas CliniCASSI há ainda ações de promoção, educação e informação em saúde, por meio de atividades coletivas voltadas aos temas da APS, como cuidados para condições crônicas, orientações sobre hábitos saudáveis e estilo de vida, a partir das necessidades da população acompanhada.

Para manter a qualidade assistencial do cuidado e proporcionar cada vez mais experiências positivas aos participantes, a CASSI encerrou o ano de 2023 com 967 profissionais de saúde em suas CliniCASSI. Eles atuam na atenção primária (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas), em especialidades (cardiologistas, endocrinologistas, ginecologistas, pediatras e psiquiatras), na regulação (enfermeiros auditores, médicos de regulação e peritos) e na saúde ocupacional (assistentes sociais, psicólogos, médicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos).

Expansão da APS

A CASSI avançou nas ações que buscam dar acesso à APS para 100% dos participantes, por meio de reformas e relocalizações dos serviços próprios, parceria com prestadores de APS para atendimento presencial e atendimento remoto, com a Telessaúde APS.

Reformas e relocalizações dos serviços próprios

As melhorias das instalações das CliniCASSI permitiram a conclusão de duas obras em 2023: a reforma e ampliação da CliniCASSI Brasília e a mudança da CliniCASSI Fortaleza para um espaço mais amplo e adequado.

CliniCASSI Brasília

Aumento da área da recepção e a criação de seis novos consultórios, potencializaram a capacidade de atendimento pela equipe de atenção primária e pelos médicos especialistas, além de oferecer maior conforto e melhorar a acessibilidade.

CliniCASSI Fortaleza

A mudança para um novo endereço, na AABB Fortaleza, possibilitou a padronização do layout e a oferta de espaços humanizados e modernos, com ambientes que proporcionam atendimento acolhedor, seguro, confortável. Essa nova estrutura está melhor adequada para o percurso do participante dentro da CliniCASSI, para as atividades das equipes de saúde e para atender mais de 16 mil participantes da capital cearense.

Outras ações

As obras de reforma, ampliação e relocalização dos serviços próprios das CliniCASSI Copacabana, São Luís, Belém e São Paulo Sul continuarão em 2024, seguindo o modelo das CliniCASSI Brasília e Fortaleza. O objetivo é proporcionar maior conforto e comodidade, criar ambientes acolhedores e humanizados e padronizar os espaços para otimizar as ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

Atenção primária remota é ampliada

A ampliação da oferta da atenção primária em modalidade remota iniciou em dezembro de 2023 e foi 100% concluída em janeiro de 2024, passando a valer para todos os demais participantes beneficiados por esse modelo. A ampliação do acesso beneficiou 138 mil participantes em 4.837 municípios afastados dos grandes centros, onde os serviços de APS presenciais não estão disponíveis. Esse serviço, que já estava em vigor como projeto piloto, atendia anteriormente 15 mil participantes em 145 municípios do interior de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

IMAGEM ATENDIMENTO DE APS REMOTO

A oferta do serviço para os participantes beneficiados pela atenção primária de forma remota foi divulgada diretamente a esse público, via email e mensagem no app CASSI, em todos os canais de comunicação da Caixa de Assistência e redes sociais. As equipes de saúde da APS remota também iniciaram contatos com os participantes, pelos telefones 4000-1917 e 4004-4992, para convidá-los a fazer parte desta estratégia de cuidado. O acesso ao serviço de consulta remota é feito exclusivamente pelo botão Telessaúde CASSI, na página inicial do app e do site.

Clínicas parceiras

A CASSI realizou benchmarking para conhecer as experiências do mercado e a forma de atuação de outras autogestões em saúde para identificar os prestadores de atenção primária que mais se aproximam ao modelo assistencial da CASSI e dos serviços oferecidos nas CliniCASSI ao longo de 2023. A implantação dessa modelagem de atendimento de APS em clínicas parceiras deve iniciar em 2024. Aproximadamente 116 mil participantes se beneficiarão desta modalidade de APS em todo o País.

Atendimento remoto ganha nova plataforma

Em dezembro de 2023, a CASSI lançou a nova interface da plataforma de atendimento remoto de saúde dos participantes. O novo layout é mais moderno e de fácil navegação. Ficou mais fácil visualizar tudo o que está disponível na plataforma: iniciar atendimento ou consultar histórico de saúde (consultas, exames, atestados, encaminhamentos) e ainda chat, para ajudar o participante quando tiver dificuldade de acesso.

Houve também mudança do nome do serviço, que passou a ser chamado Telessaúde CASSI, em vez de telemedicina, criando o conceito de uma plataforma de atendimento com diferentes profissionais de saúde.

A Telessaúde CASSI oferece dois serviços. Um deles é o pronto atendimento 24h para todos os participantes. O outro é a Telessaúde APS, serviço de Atenção Primária à Saúde para participantes que vivem nas localidades elegíveis, e que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e no sábado das 8h às 14h.

Programas de saúde

A CASSI organiza programas capazes de promover saúde e evitar agravos de condições crônicas dos participantes. Atualmente, esses programas são voltados às condições de saúde com maior prevalência e, na Caixa de Assistência, são relacionados a doenças relativas ao envelhecimento. Na CASSI, 30,02% da população assistida têm acima de 60 anos de idade e na saúde suplementar, o percentual é de 15,34%. A maior predominância de participantes idosos, que naturalmente usam mais os serviços de saúde e representam maior custo assistencial, portanto, exige ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e, ao mesmo tempo, ao controle dos gastos com atendimento. Veja, a seguir, resultados das principais iniciativas dos programas de saúde em 2023.

Envelhecimento da população CASSI

Em 2023, a população idosa na CASSI chegou a 176 mil participantes, quase metade (48,07%) acompanhada pelos serviços de atenção primária, no programa Plena Idade. Dentre eles foram identificados 163 com 100 anos ou mais, um número que vem crescendo a cada ano. As estratégias de cuidado para esse público compõem dois programas: Gerenciamento de Crônicos e Viva Coração. Os idosos são orientados sobre estilos de vida saudáveis, atividades físicas adequadas e hábitos alimentares equilibrados, em abordagens proativas das equipes de atenção primária. Isso favorece a estabilização e o controle das doenças crônicas e cardiovasculares, a promoção da saúde, a educação do paciente e ao suporte emocional, e contribuem para a prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida e um envelhecimento ativo e independente.

Além desse acompanhamento há um Programa de Atenção Domiciliar (PAD), com assistência por 24 ou 12 horas, conforme a necessidade, e terapias em casa quando há indicação, para associados e outros participantes cujos planos preveem essa cobertura. Outro benefício, exclusivo para o Plano de Associados, é o Programa de Assistência Farmacêutica (PAF), que custeia parte dos gastos com medicação de uso contínuo. Veja, a seguir, destaques dessas e de outras iniciativas ao longo de 2023.

Programa de Assistência Farmacêutica (PAF)

Complementando a atuação da atenção primária, o Programa de Assistência Farmacêutica (PAF) custeia parcial ou integralmente materiais e medicamentos de uso domiciliar para o tratamento de associados e dependentes com doenças crônicas pré-estabelecidas pela CASSI. Em 2023, mais de 55 mil autorizações de medicamentos e materiais foram geradas via PAF. Os itens são previamente autorizados pelo plano e reembolsados, mediante apresentação de nota para comprovação da compra – processo feito via app ou site da CASSI.

Atenção Domiciliar (PAD)

Quase 7 mil participantes receberam assistência ou internação domiciliar ao longo de 2023, beneficiados por um conjunto de atividades desenvolvidas em domicílio, prestadas por parceiros responsáveis pelo gerenciamento e operacionalização da assistência e internação domiciliar. Por meio do Programa de Atenção Domiciliar (PAD), benefício que extrapola o Rol de procedimentos considerados obrigatórios pela ANS, a CASSI promove a desospitalização segura e o cuidado adequado aos participantes no ambiente domiciliar, com otimização de recursos e eficiência na recuperação da saúde

Terapias em casa

Quase 2 milhões de terapias seriadas foram realizadas em domicílio em 2023, benefício disponível para 12 mil participantes. A intervenção programada é oferecida pela CASSI a pessoas com restrição de mobilidade, elegíveis para receber esse cuidado em casa.

Cuidado do Transtorno do Espectro Autista

Mais de meio milhão de atendimentos, incluindo terapias seriadas, foram realizadas para participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em 2023. O crescimento dos diagnósticos de TEA no Brasil gerou maior procura por atendimentos especializados também a participantes da CASSI, que mapeou mais de 4 mil pessoas com essa condição na Caixa de Assistência ao longo do ano. Diante dessa realidade, a Caixa de Assistência implementou a regulação do fluxo de autorizações para assegurar critérios essenciais de atendimento por parte dos prestadores e, assim, proteger os participantes contra eventuais irregularidades. Isso garante a prestação de serviços com o mais elevado padrão de atendimento e segurança à pessoa com suspeita ou confirmação diagnóstica de TEA e eleva a qualidade do cuidado oferecido a esse público. Também assegura a cobertura de todas as terapias previstas no ROL da ANS e nos regulamentos dos planos contratados.

O crescimento de diagnósticos de TEA no Brasil é atribuído a fatores como a maior conscientização sobre o TEA na sociedade, a partir da publicação da 5ª versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, pela Associação Americana de Psiquiatria. Nessa versão, sob o ponto de vista do olhar clínico, mesmo casos de menor gravidade e complexidade passaram a ser diagnosticados como Transtornos do Espectro do Autismo, gerando aumento na prevalência de casos.

Assistência à pessoa com deficiência

Mais de 1,3 milhão de atendimentos, incluindo aproximadamente 30 tipos de terapias seriadas específicas para pessoas com deficiência foram realizadas pela CASSI em 2023, benefício extra ROL ANS exclusivamente aos associados e seus dependentes. O objetivo do programa, que prevê custeio de terapias e, em alguns casos, escolas especializadas, é oferecer acompanhamento e melhores condições de assistência à saúde da pessoa com deficiência. Além disso, 11 mil participantes com deficiência foram atendidos pela atenção primária no ano.

DADOS DEFICIENTES

Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência

A CASSI iniciou, em 2023, a construção de uma Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência, optando por uma forma inovadora: em conjunto com os participantes de todos os estados brasileiros e do DF, lideranças de entidades representativas dos associados e o Banco do Brasil. Para isso, iniciou a realização de Conferências Cidadãs para debater as necessidades das pessoas com deficiência e elencar possíveis ações. A proposta é a construção de forma participativa.

Ao longo do ano, foram realizadas conferências no DF e em 18 Estados (PA, GO, TO, BA, AM, RS, RR, AC, PE, ES, RO, MG, RN, AP, CE,RJ e SP), que reuniram, ao todo, 1.325 pessoas de forma presencial e outras 290 online. Nesses eventos, foram identificados 725 problemas a serem tratados e apontadas 710 possíveis ações para solucioná-los. Outras nove conferências cidadãs estaduais estão programadas para 2024 (MS, PI, PR, MA, AL, MT, SC, PB e SE).

O objetivo desses eventos é identificar as necessidades das pessoas com deficiência nas suas relações sociais, profissionais e de saúde. Isso permitirá à CASSI definir ações inclusivas para esse público, capazes de garantir a presença das pessoas com deficiência nos ambientes de forma significativa, diminuindo preconceitos, e ainda promover a saúde, prevenir agravos, estimular a adoção de hábitos e estilos saudáveis, e melhorar a qualidade de vida nessa população.

Durante as conferências, estão sendo eleitos também dois delegados por unidade da federação, que debaterão as sugestões apresentadas e validarão a proposta da Política durante a Conferência Nacional, prevista para ocorrer em julho de 2024, em Brasília. Dos 36 eleitos em 2023, 19 são pessoas com deficiência, que vivenciam as questões que estão sendo levantadas, e os demais, familiares ou envolvidos com o tema. O lançamento da Política de Relacionamento com a Pessoa com Deficiência da CASSI está programado para ocorrer em 21 de setembro de 2024, que é o dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Perfil da saúde da população CASSI

Dois idosos para cada adolescente

Em 2023 a CASSI realizou uma série de análises para compreender melhor as necessidades e os desafios de saúde de sua população, entre eles, aumento do índice de envelhecimento, um fenômeno global e com grande impacto nos sistemas de saúde. O resultado aponta que a Caixa de Assistência tem uma proporção de dois participantes com 60 anos ou mais para cada participante com até 15 anos de idade. Com o avanço da idade da população é esperado que os serviços de saúde passem a ter uma prevalência maior de doenças crônicas, o que também foi analisada no decorrer do ano.

29,6% têm doença crônica

Na CASSI, 29,6% da população apresenta pelo menos uma condição crônica não transmissível, com maior prevalência de hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol alterado) e diabetes. Essas condições são o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. A figura abaixo apresenta a prevalência por condição crônica.

IMAGEM DIABETES+HIPERTENSAO+DISPLIDEMIA

3,4% dos participantes tratam câncer

Havia 19.851 participantes em tratamento oncológico em 2023, representando 3,4% da população. Veja os principais tipos de câncer que afetam a população CASSI:

IMAGEM participantes populacao

Doenças crônicas aumentam despesas

O avanço no conhecimento sobre as condições de saúde da população ampliou as análises relacionadas às despesas assistenciais, contando com um estudo que associou o índice de sinistralidade (despesas assistenciais x receitas) a fatores relevantes de base populacional, como a prevalência de condições crônicas. Os dados mostram que locais com os maiores índices de sinistralidade apresentaram maiores prevalências de condições crônicas no período estudado. Essas informações nortearam ações das Unidades CASSI, com o objetivo de reduzir a velocidade de crescimento na curva dos gastos assistenciais.

Publicada análise epidemiológica de diabéticos

A publicação do Boletim Epidemiológico temático sobre a Diabetes Melittus (DM) em 2023 mostrou o panorama, na CASSI, dessa doença considerada uma das cinco maiores causas de morte no mundo. O estudo das condições crônicas realizado no ano anterior havia identificado 43.630 participantes com diagnóstico da doença ou que apresentaram 85% de probabilidade ou mais de desenvolver diabetes. A partir dos dados disponíveis, a Caixa de Assistência conseguiu detalhar as características desses participantes – idade de maior prevalência, percentual por estado e região, internações hospitalares, complicações decorrentes da doença nos participantes entre outras – para ajudar a gestão na tomada de decisão para prevenção dos agravos relacionados à doença e definição de ações de cuidado. O documento foi compartilhado com todas as Unidades e as 65 CliniCASSI e está disponível para consulta pelos participantes no aplicativo CASSI (na página inicial, escolha a opção Sobre a CASSI e selecione Publicações), e no site.

Avaliações apontam características de hipertensos e diabéticos na CASSI

Duas avaliações sanitárias e econômicas da população CASSI realizadas em 2023 permitiram detalhar as características dos participantes com diabetes e hipertensão arterial, avaliar o controle dessas doenças e o acompanhamento, pelos serviços de atenção primária, verificando se foram seguidos ou não os protocolos para controle e rastreamento na rede própria de atendimento.

A avaliação da Diabetes Mellitus permitiu ainda estimar que boa parte dos gastos com complicações poderia ser evitado num cenário de acompanhamento adequado pela APS, o que previne essas complicações. A análise dos gastos evitáveis partiu da verificação dos custos com tratamento, como os gastos com o Programa de Assistência Farmacêutica (PAF) dos participantes Associados e com o cumprimento do protocolo para controle, em relação às despesas com internações e uso de serviços ambulatoriais, na rede credenciada, relacionadas às complicações da diabetes.

IMAGEM HIPERTENSOS + DIABEITICOS

Os resultados permitiram o início da revisão do PAF, que será concluída em 2024, e desencadearam novas ações de monitoramento e coordenação de cuidados para a população analisada nesses estudos.

Experiências são apresentadas em congressos científicos

A CASSI aprovou e apresentou quatro trabalhos em congressos científicos nacionais e internacionais em 2023, relacionados à estratificação da população e avaliação sanitária e econômica que refletem a experiência no cuidado da diabetes. A participação da CASSI ocorreu no Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), em Fortaleza (CE), Congresso da Associação Latino-Americana de Serviços de Saúde (CALASS), na Cidade do México (México), Congresso Nacional dos Hospitais Privados (Conahp), em São Paulo (SP), e no Congresso da Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla em inglês), em Bruxelas (Bélgica), na modalidade virtual com a participação de 230 associações de diabetes em 170 países e territórios.

O trabalho aprovado no Congresso da Associação Latino-Americana será publicado no Atas CALASS e o do IDF na revista científica Diabetes Research and Clinical Practice, que possui classificação A2, ou seja, contempla publicações de periódicos de excelência internacional. Essas publicações refletem o compromisso contínuo da CASSI em promover a pesquisa e a inovação na gestão da saúde, com o objetivo de desenvolver e disseminar informações de base populacional para orientar a tomada de decisão e da visão de tornar a CASSI como referência na produção e disseminação de estudos populacionais e avaliações em saúde, contribuindo, assim, na entrega de valor em saúde aos participantes.

A adoção de práticas e políticas de gestão embasadas em evidências científicas resulta em melhor qualidade de atendimento, maior eficiência dos serviços e melhor resultado de saúde. Além disso, a presença da instituição em eventos científicos fomenta o papel fundamental da CASSI no avanço da qualidade e eficiência dos serviços de saúde suplementar, além de mostrar o comprometimento da instituição em buscar soluções inovadoras para melhorar a saúde de seus participantes.

Fóruns científicos de saúde reúnem colaboradores

A realização de dois Fóruns Científicos de Saúde, voltados ao seu público interno, em 2023, permitiu a apresentação de 33 trabalhos que reúnem experiências e resultados dos cuidados oferecidos nas CliniCASSI. Esses eventos servem para troca de experiências e reflexões sobre os desafios e avanços na jornada em busca da atenção integral à saúde, com inovação e sustentabilidade, além de valorizar e reconhecer os colaboradores que produzem informações científicas. Mais de 700 profissionais de diferentes áreas da CASSI participaram dos fóruns. As iniciativas deram visibilidade a trabalhos já aprovados em congressos e outros eventos científicos renomados, que tinham como autores colaboradores da Instituição.