Em 2022, a CASSI aprovou o Projeto de Expansão da Oferta de Atenção
Primária à Saúde para todos
os seus participantes, por meio de CliniCASSI próprias, CliniCASSI parceiras e
disponibilização de
serviço de telessaúde APS. Esse projeto, que já tem orçamento específico aprovado, tem
duração
prevista de 24 meses e prevê a ampliação de 65 para 89 CliniCASSI em todo o
País.
Ainda em 2022, foram iniciadas as obras de relocalização e reforma de CliniCASSI, para
reforçar a
capacidade de atendimento e resolutividade dessas estruturas. O objetivo é criar
ambientes mais
acolhedores, possibilitar a ampliação do número de equipes da Atenção Primária à Saúde
(APS),
fortalecendo a capacidade de coordenar o cuidado dos participantes e de oferecer
assistência
mais adequada e com melhor controle de despesas; e também ofertar médicos especialistas
nas
CliniCASSI, nas especialidades médicas com as necessidades mais prevalentes.
Foi implementada a reestruturação tecnológica da Operadora com alinhamento às melhores
práticas
de mercado, implantação de soluções capazes de agregar valor aos participantes, ganhos
em escala e
elevação da capacidade de resposta às necessidades dos seus públicos e da própria
Operadora.
A tecnologia aplicada à saúde permitiu a realização de estudos populacionais que geraram
um maior e mais aprofundado conhecimento do perfil de adoecimento de nossa população.
Esses estudos possibilitam definir ações mais assertivas para evitar agravos na
população com
condições crônicas já instaladas e evitar o desenvolvimento de doenças naquela com risco
identificado para diabetes, hipertensão e colesterol alterado. Essas iniciativas
favorecem,
também, o monitoramento e o controle do crescimento das despesas assistenciais.
Os estudos populacionais e epidemiológicos realizados em 2022 ajudarão a Operadora a ter
maior
previsibilidade e atuar preventivamente para evitar agravos que elevem as despesas
assistenciais e
contribuam para o crescimento da sinistralidade.
O lançamento de dez planos regionais (linha CASSI Vida) com mensalidades mais acessíveis
para os
parentes dos associados da CASSI, permitiu melhorar a retenção de participantes, mesmo
diante
de um cenário de cancelamentos de contratos, acentuado com a pandemia, que afetou os
planos
de saúde em geral. Com essa iniciativa, a CASSI conseguiu reverter 32,42% dos
cancelamentos
em 2022 (a retenção era de 18,65% em 2021) e apresentou a menor taxa de evasão entre as
grandes operadoras.
Juntos, os novos planos da Linha Vida e o CASSI Essencial somaram 8.234 novas vidas em
2022,
que compensaram parcialmente a saída de 19.067 participantes do CASSI Família (queda de
9,3%
na população desse plano).
Quanto ao resultado financeiro total da CASSI, as despesas assistenciais cresceram
17,3%, contra o
crescimento de 4,8% nas receitas. Isso levou a CASSI a um Resultado Líquido Anual
deficitário de
R$ 287 milhões em 2022. Esse número reflete especialmente a situação financeira do Plano
de
Associados, cujo aumento de 8,2% nas receitas foi insuficiente diante do incremento de
cerca de
20% nas despesas assistenciais desse plano.
O crescimento dos custos dos procedimentos médico-hospitalares e a incorporação de
procedimentos e eventos no Rol da ANS estão entre os fatores que contribuíram para o
aumento
das despesas assistenciais. Também se percebe aumento do volume de procedimentos em
relação
a 2021: 8,55% de aumento na quantidade de cirurgias e 6,22% na de consultas. Houve
elevação de
54% no número de consultas realizadas em pronto-socorro, que custam mais caro para o
plano; e
na telemedicina pronto-atendimento o aumento do número de consultas realizadas foi de
40,5%.
O envelhecimento da população também impactou o aumento do custo assistencial, uma vez
que
há maior uso dos serviços nas faixas etárias mais altas. Na CASSI, 30% da população tem
59 anos ou
mais e fechamos o ano de 2022 com 251 participantes com mais de 100 anos de idade.
Embora a CASSI tenha concluído o ano de 2022 com Reservas Financeiras de R$ 3,729
bilhões,
que permitem segurança na sua operação foram estabelecidas ações gerenciais para
aprimorar o
controle dos custos assistenciais e administrativos e a geração de novas
receitas.
Assim, 2023 será um ano com grandes desafios para a CASSI, em especial quanto à
estabilidade
financeira da operadora alinhada à continuidade na implementação de iniciativas
estruturantes e
estratégicas para o aprimoramento contínuo da assistência à saúde dos participantes.
Diretoria Executiva
O ano de 2022 foi de estruturação e implantação de projetos importantes
para a CASSI, com destaque para a expansão da Atenção Primária à Saúde (APS), aprovada
por este Conselho Deliberativo para que 100% dos participantes tenham acesso a essa
forma de cuidado considerada internacionalmente como a mais indicada para um sistema de
saúde eficiente.
Ao aprovar a expansão, o Conselho Deliberativo reconhece a relevância da APS na
viabilização do modelo de atenção integral à saúde adotado pela CASSI. A atenção
primária amplia o foco na prevenção de doenças, favorece a coordenação do cuidado e uso
qualificado e eficiente dos recursos assistenciais. Os serviços de APS conseguem
resolver de 75% a 85% das demandas de saúde da população e, para ampliar a
resolutividade das CliniCASSI, aprovamos também a contratação de médicos especialistas
para nossos serviços próprios. Já está autorizada a contratação de 74 profissionais das
especialidades médicas mais procuradas na rede credenciada, associadas ao acompanhamento
das doenças prevalentes na nossa população CASSI: endocrinologia, cardiologia,
pediatria, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia.
Ao acompanhar de perto o participante, a CASSI ganha visão holística de cada um,
favorecendo a obtenção de diagnósticos mais precisos e rápidos. Ao contrário, sem
acompanhamento, o beneficiário muitas vezes se lança em longa jornada passando por
diversos especialistas e sem interação entre eles. Além disso, o atendimento realizado
nas CliniCASSI e via APS remota não gera coparticipação para os associados e confere
maior previsibilidade de custos assistenciais, uma vez que reduz a necessidade de uso da
rede credenciada. Ainda com foco na melhoria da assistência, aprovamos obras de reforma
e relocalização das CliniCASSI, para facilitar o acesso e tornar os ambientes mais
acolhedores.
Tivemos um grande desafio no ano de 2022, quando as despesas assistenciais foram
incrementadas em 17,3%, valor não suportado pela evolução dos valores das
contraprestações líquidas, não obstante conseguimos administrar de forma que apenas 2%
das reservas fossem consumidas. Esse resultado faz com que as ações necessárias para
equalização, eficiência e transformação da CASSI sejam impulsionadas e continuarão sendo
prioridade deste Conselho Deliberativo.
Nesse sentido, em 2022 participamos de forma conjunta e integrada com a Diretoria
Executiva do processo de revisão dos direcionamentos estratégicos que pautarão as
decisões e iniciativas da CASSI nos cinco anos seguintes (2023-2027). A atuação com foco
nos participantes e aceleração da oferta de soluções digitais são dois dos principais
norteadores estabelecidos pelos diretores, conselheiros deliberativos e fiscais e os
principais gestores da CASSI, que durante imersão de dois dias reforçaram a revisão do
planejamento estratégico iniciada nas áreas de negócio da Instituição. O processo de
revisão também conta com a participação do patrocinador BB, no sentido de buscar
alinhamento com a estratégia corporativa no BB, tendo também como um dos pilares a
transformação digital.
Passos importantes neste sentido já foram dados em 2022, com a adoção e implantação de
novas tecnologias que permitem otimizar os processos da CASSI, com uso de ferramentas
com inteligência artificial que possibilita melhorias de processos e visam elevar os
ganhos de eficiência, produtividade e de qualidade dos produtos ou serviços ofertados,
permitindo que a CASSI permaneça na vanguarda das autogestões em saúde suplementar. Um
exemplo foi a implantação da solução de Customer Relationship Management - CRM
(traduzido, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente), que proporcionará à CASSI
ter uma visão e gestão integral das jornadas do participante, oferecer produtos e
serviços personalizados e atendimentos céleres e mais humanizados. Isso melhora a
qualidade da gestão do cuidado da saúde e a disponibilização de dados que possibilitarão
saber os formatos e tipos de serviços mais adequados, a fim de que a CASSI antecipe com
as tratativas que supram as necessidades do participante.
Esse movimento para atrair novos participantes já foi intensificado em 2022, com a
presença da CASSI nas cerimônias de posse dos novos funcionários do Banco do Brasil,
divulgando os benefícios do Plano de Associados e a possibilidade de seus familiares
aderirem aos planos específicos para seus parentes. Com o lançamento de dez planos
regionais, a CASSI passou a atuar mais fortemente na captação de novos participantes.
Como resultado, reduziu a evasão e os cancelamentos e aumentou a retenção de
participantes em relação ao ano anterior, como pode ser visto nas páginas 44 a
47.
Em 2022 também avançamos nas tratativas para recuperação de valores relacionados a
contribuições sobre ações trabalhistas junto ao Banco do Brasil, um processo iniciado em
2021 por determinação do Conselho Deliberativo. Uma equipe da CASSI está trabalhando em
conjunto com profissionais do BB para levantar o montante devido para, posteriormente,
definir a forma de repasse ao Plano de Associados, conforme informações da página
62.
Seguiremos, em 2023, acompanhando a implementação dessas ações já em andamento, para
garantir a implementação de todas as iniciativas necessárias à prestação de uma
assistência efetiva, de qualidade e resolutiva e em consonância com a sustentabilidade
da nossa Caixa de Assistência.
Expediente
Sérgio Faraco
Presidente (até 31.05.2022)
Maryalba De Nazaré Monteiro De Oliveira
Vice-presidente (até 31.05.2022)
Presidente (a partir de 01.06.2022)
Rejane Aparecida Rodrigues Zanello
Vice-presidente (a partir de 01.06.2022)
Paula Sayão Carvalho Araujo
Titular (até 31.05.2022)
Rosineia Diana Balbino
Titular (até 31.05.2022)
Silvia Regina Moraes Rossetto
Suplente (até 31.05.2022)
Marcelo Lopes Lourenço
Suplente (até 31.05.2022)
Alexandre Nunes Bocchetti
Titular
Marcelo Marques Pacheco
Titular
Thiago Affonso Borsari
Titular
Alberto Alves Júnior
Titular (a partir de 01.06.2022)
Cristiana Silva Rocha Garbinatto
Titular (a partir de 01.06.2022)
Gustavo Garcia Lellis
Titular (a partir de 01.06.2022)
Alexandre Carneiro Cerqueira
Suplente
Leandro De Carvalho Vieira
Suplente
Lúcio Bertoni
Suplente
Sérgio Ricardo Menezes Da Rocha
Suplente
Christianne Maria Pires Ferreira Marão
Suplente (a partir de 01.06.2022)
Cláudio Alberto Fernandes do Nascimento
Suplente (a partir de 01.06.2022)
Gilmar José dos Santos
Suplente (a partir de 01.06.2022)
Eliande de Jesus Santos Lindoso Filho
Presidente (até 31.05.2022)
Titular (a partir de 01.06.2022)
Hamilton Omar Biscalquini
Presidente (a partir de 01.06.2022)
Antônio Roberto Andretta
Vice-presidente (a partir de 01.06.2022)
Aguinaldo Barbieri
Vice-presidente (até 31.05.2022)
Maria Lizete da Silveira
Titular (até 31.05.2022)
Thompson Soares Pereira Cesar
Titular (até 31.05.2022)
Santuza Bretas De Almeida
Suplente (até 31.05.2022)
Tarciso Madeira
Suplente (até 31.05.2022)
Neudson Peres De Freitas
Suplente (até 31.05.2022)
Alberto Martinhago Vieira
Titular (a partir de 01.06.2022)
Daniela Avelar Gonçalves
Titular (a partir de 01.06.2022)
Fernanda Lopes de Oliveira
Titular (a partir de 01.06.2022)
Fernanda Bispo De Souza
Suplente
Maria Da Conceição Spohr
Suplente
Raimundo Moreira
Suplente
Diusa Alves de Almeida
Suplente (a partir de 01.06.2022)
Luiz Fernando Ferreira Martins
Suplente (a partir de 01.06.2022)
Marisa Reguini Ferreira Matos
Suplente (a partir de 01.06.2022)
Clóvis de Castro Júnior
Presidente (até 24.02.2023)
Claúdio Fortes Said
Presidente (a partir de 27.02.2023)
Carlos Emílio Flesch
Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes
Paulo Eduardo da Silva Guimarães
Diretor de Administração e Finanças (até
29.04.2022)
Hugo Pena Brandão
Diretor de Administração e Finanças (a partir de
02.05.2022)
Luiz Satoru Ishiyama
Diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de
Atendimento
(até 31.05.2022)
Fernando Amaral Baptista Filho
Diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de
Atendimento
(a partir de 01.06.2022)
Caroline Teixeira de Morais
Designer
Leonardo Henrique Moreno Campos
Desenvolvedor
Liziane Bitencourt Rodrigues
Jornalista
Maria Rejane Beserra Evaristo Lisboa
Jornalista
Elaine Almeida Figueira
Gerente de Marketing e Comunicação