A seguir, você encontra um resumo das
principais ações de gestão da CASSI
em 2021. São iniciativas focadas na oferta de assistência de qualidade, na
busca de novas fontes de receitas e na melhoria no controle das despesas
para favorecer a sustentabilidade e a perenidade da Operadora, garantindo
o cuidado dos participantes em todas as fases de sua vida, por meio do
atendimento memorável, da automação de seus serviços e da transformação
digital.
Para facilitar a prestação de contas aos associados, as iniciativas
desenvolvidas pela CASSI ao longo de 2021 e o direcionamento estratégico
adotado para os próximos anos estão organizados por grandes temas:
Boa leitura!
CASSI define
pilares para atendimento memorável
A CASSI definiu a sua estratégia corporativa 2022/2026, que tem como um dos
principais pilares o acolhimento memorável aos seus participantes, mantendo como
base o modelo de cuidado focado na atenção integral à saúde e uma comunicação
que leva a CASSI para mais perto dos seus beneficiários.
A transformação digital, outro pilar estratégico, proporcionará à CASSI
alinhamento
com o mercado de saúde, por meio de modelos inovadores que contribuirão para a
melhoria contínua da assistência à saúde.
A estratégia contempla também o aumento de receita e a otimização dos
recursos
disponíveis, pela governança, em conjunto com os associados, que contribuem por
meio do uso racional do plano. Esses aspectos financeiros são indispensáveis para a
perenidade da CASSI, garantindo a prestação da assistência aos seus participantes
com qualidade e eficiência, e permitindo as transformações e melhorias necessárias
para que a Instituição possa cada vez mais evoluir e aprimorar os seus serviços com
inovação e sustentabilidade.
A imagem a seguir ilustra a estratégia adotada e evidencia que os pilares, sustentados
pela comunicação e pela Atenção Integral à Saúde, favorecem a sustentabilidade/
perenidade da CASSI para alcançar o seu propósito, que é “Cuidar da saúde dos
participantes em todas as fases da vida”.
CASSI adota orçamento plurianual
A CASSI construiu e aprovou em 2021 o seu primeiro orçamento plurianual, válido
para 2022 e 2023. Isso representa um avanço do ponto de vista da gestão, pois
permite uma visão de longo prazo e o melhor controle do uso dos recursos. Com
este passo, a Caixa de Assistência passa a vincular a peça orçamentária ao seu
planejamento estratégico de longo prazo, obtendo uma melhor visão sobre os
investimentos. A opção foi começar com um orçamento bienal para chegar ao
plurianual: em 2023 deve elaborar a peça orçamentária válida até 2026, coincidindo
com o planejamento estratégico 2022/2026. Já a partir de 2026 a Operadora passa
a ter um orçamento quadrienal, ou seja, para os anos de 2027 a 2030, trazendo
previsibilidade orçamentária de longo prazo.
Novo modelo organizacional
A CASSI aprovou em 2021 um novo modelo organizacional, em fase de implantação,
com objetivo de aprimorar o atendimento e ter uma melhor gestão da experiência
do cliente. O novo formato possibilitará, também, ganho de eficiência operacional,
decorrente da automação/adequação de processos, e centralização de serviços.
A mudança implica ainda adequação das Unidades CASSI às necessidades negociais
de mercado, ações específicas relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados
(LGPD), aprimoramento dos controles internos e cibersegurança, proporcionando
maior segurança na captação e tratamento dos dados dos participantes, além de
implementar atividades e processos específicos voltados à inovação digital em
saúde.
O novo modelo foi estruturado com base nos direcionadores estratégicos citados
acima.
Agenda ESG - “Ambiental, Social e Governança”
Atenta ao impacto que suas ações e atividades podem
exercer no meio ambiente e na sociedade, a CASSI vem reafirmando seu compromisso com a
agenda
Environmental, Social & Governance (ESG) em suas ações e decisões estratégicas. A
revisão do plano
estratégico em 2021 reflete os valores
que a Instituição põe em prática. Dentre eles a ética, a sustentabilidade, o compromisso
com a vida e a
valorização de seus colaboradores.
O alinhamento à agenda ESG não se encerra, porém, nessa formalização. Ações como a
criação do Centro de
Gestão Positiva de Conflitos, o monitoramento do risco socioambiental, a mudança para
uma Sede com
instalações mais modernas e com recursos arquitetônicos que reduzem a incidência solar
no interior do
prédio, gerando economia no consumo de energia elétrica, são reflexos de um compromisso
da Caixa de
Assistência na construção de um mundo mais justo e responsável e na manutenção de
processos de
administração alinhados às melhores práticas.
Novo método para gerir conflitos
A CASSI implantou em 2021 o Centro de Gestão Positiva de Conflitos, que cria
métodos educativos e restaurativos de conduta entre seus colaboradores, a partir
de registros acolhidos na Ouvidoria Interna.
Essa iniciativa reflete o cuidado da Instituição com as pessoas e suas relações e
representa uma evolução no processo de ética e de conduta profissional, com foco
também em sustentabilidade, responsabilidade social e governança, seguindo os
princípios da Environmental, Social & Governance (ESG), adotados pela CASSI.
CASSI melhora
canais de
atendimento
O contato dos participantes com a Operadora foi facilitado em 2021 por uma série
de melhorias nos canais de relacionamento.
A criação de chat tornou mais rápida a comunicação com a Central CASSI, pois
evita o tempo de espera telefônica. Este serviço foi disponibilizado para mais de 330
mil participantes de 22 estados (Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito
Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná,
Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima,
Santa Catarina, Sergipe e Tocantins) e passou a ser oferecido aos demais estados
no primeiro trimestre de 2022.
Além disso, 100% dos prestadores
credenciados também passaram a contar
com chat para esclarecer dúvidas sobre
autorizações e cobertura de procedimentos,
bem como enviar documentos de forma
prática e resolutiva.
Com essa nova alternativa de contato
para participantes e prestadores, o Tempo
Médio de Espera (TME) nas ligações para
a Central CASSI (0800 729 0080) caiu
significativamente.
A Central CASSI também iniciou um processo de humanização, com a revisão das
vocalizações das mensagens com as opções de escolha pelos participantes e dos
scripts dos atendentes, buscando maior aproximação e acolhimento. A nota média
atribuída pelos participantes referente ao atendimento recebido neste canal em 2021
subiu para 4,82, em uma escala de 1 a 5, contra 4,7 no ano anterior.
Outra novidade foi levar também para o app o Fale com a CASSI, antes somente
disponível no site. Esse canal é usado para os participantes esclarecerem dúvidas
e registrarem solicitações ou reclamações. O acesso pelo app representou 30% de
todos os registros em 2021, mesmo passando a funcionar a partir de agosto. Essa
nova alternativa pode ter contribuído ainda para o aumento de 15% nos registros via
Fale com a CASSI. A ferramenta permite a troca de documentos com a Operadora
de maneira simples e segura e a atualização de dados cadastrais, com protocolo
de acompanhamento e tempo de resposta de no máximo 5 dias úteis, seguindo o
padrão estabelecido pelo órgão regulador dos planos de saúde, a ANS.
App ganha novas funcionalidades
O aplicativo CASSI passou a oferecer, em 2021, novos serviços que facilitam o uso
do plano pelos participantes e contribuem com o cuidado com a própria saúde.
Calcular o índice de massa corporal (IMC) e obter orientação a partir do
resultado
é uma delas. Fazer a atualização do cadastro e manifestar-se sobre recebimento
de boletim em formato digital ou impresso (exclusivo para titulares do plano
de associados, referente às Eleições CASSI) foram outras novidades do app. O
aplicativo também passou a permitir que os associados indiquem seus familiares
(até 4º grau de parentesco consanguíneo e até 2º grau por afinidade) para os planos
da CASSI voltados a esse público e que os familiares solicitem a adesão
usando a
ferramenta.
Reembolso mais rápido e fácil
Em 2021, 76,31% das solicitações de reembolso foram processadas e creditadas
em até dois dias. Esses processos referem-se às despesas previamente autorizadas
pela CASSI, como os medicamentos do Programa de Assistência Farmacêutica (PAF),
consultas médicas e auxílios especiais (vacinas, enfermagem domiciliar, cuidador).
Nos demais pedidos os créditos ocorreram em 10 dias, em média, metade do tempo
que levava no ano anterior e ainda abaixo do previsto no Regulamento do Plano de
Associados (30 dias). A redução no prazo de pagamento aos associados é um dos
benefícios do reembolso em formato eletrônico. Este serviço é oferecido pelo site
e está sendo disponibilizado também pelo aplicativo CASSI ao longo do primeiro
semestre de 2022. O reembolso via app é parte dos investimentos contínuos em
soluções tecnológicas ágeis que a CASSI tem promovido, identificando oportunidades
de melhorias que representem uma boa experiência aos associados.
Pop up para atualizar cadastro
Em 2021, a CASSI passou a contar também com pop up para melhorar a
qualidade
de sua base cadastral. Agora, ao acessar o app ou site da CASSI, um pop up sinaliza,
periodicamente, a necessidade de atualização de dados como email, telefone e
endereço. O uso dessa ferramenta permitiu à CASSI encerrar o ano com o cadastro
de 96,5% dos participantes com telefone e email informados/atualizados.
Além do pop up, a CASSI seguirá com outras ações de comunicação e processos
internos para constante saneamento da base cadastral de participantes, buscando
atingir 100% de efetividade¹.
Onde atualizar cadastro?
Pelo app CASSI ou em www.cassi.com.br
Qual a vantagem de ter o cadastro atualizado?
Telefone e email corretos favorecem a agilidade da autorização de
procedimentos, quando a CASSI precisar solicitar dados complementares, e
mantêm você bem informado sobre seu plano!
Ouvidoria melhora índices de satisfação
Em 2021, a Ouvidoria evoluiu ainda mais os seus processos, implantando plataforma
tecnológica integrada de gestão de demandas e de resultados e adotando ações
para tratamento de causas que geraram registros nesse canal. Isso levou à melhora
nos principais índices de atendimento aos participantes. Veja abaixo.
O serviço de ouvidoria é oferecido pelas operadoras de saúde como uma instância recursiva – quando os participantes não se sentem atendidos no contato inicial –, e é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Assistência
farmacêutica
A revisão da Lista de Medicamentos e Materiais Abonáveis da CASSI (Limaca), usada
para a promoção da assistência farmacêutica, permitiu a inclusão de seis condições
crônicas beneficiadas pelo programa, além de 16 novos princípios ativos e cerca de
400 produtos, com cerca de 20 mil associados beneficiados por essa ampliação.
Em 2021, o Programa de Assistência Farmacêutica (PAF) atendeu cerca de 42 mil
participantes, aumento de 10% em relação ao ano anterior.
Outra novidade foi a migração total do PAF para a modalidade de reembolso,
proporcionando aos associados o direito de livre escolha da compra dos itens
nos estabelecimentos de sua preferência. Para favorecer essa mudança a Caixa
de Assistência também facilitou o processo de solicitação do reembolso, tanto na
usabilidade da plataforma quanto no prazo de ressarcimento, que está mais ágil.
A nova modalidade de acesso a medicamentos de uso contínuo também ganhou
mais transparência com a criação de uma tabela de referência própria, com os valores
reembolsáveis de cada item condizentes com os preços praticados no mercado.
Mamografia
digital
Todas as mulheres participantes da CASSI passaram a contar com cobertura para
mamografia digital em 2021, com a flexibilização das regras de autorização desse
exame, que a ANS torna obrigatório apenas para mulheres entre 40 e 69 anos. Como
a CASSI considera que o método digital gera maior benefício, a mamografia digital
passou a ser autorizada também para participantes de outras faixas etárias.
Auditoria médica
ganha mais
eficiência
A implantação de um sistema próprio de auditoria em saúde em 2021 aumentou a
eficiência do monitoramento desse processo. Isso contribui para melhorar a qualidade
da assistência a quem está internado e o controle financeiro para a CASSI. A ferramenta
centraliza todos os dados referentes às internações e permite acompanhar também
os dados inseridos pelo auditor enquanto o paciente permanece internado.
Antes de comprar esse sistema os controles eram manuais. Agora, é possível
acompanhar online e verificar o fechamento de contas hospitalares, o que gera maior
previsibilidade dos gastos com internação.
O sistema de auditoria permite aumentar a eficiência da equipe técnica, garantir
a qualidade da assistência e a observância dos princípios éticos nos serviços de
saúde e expandir sua atuação junto a outros prestadores. Por meio da Gestão das
Internações Hospitalares e Segurança do Paciente (GIH&SP), a CASSI acompanha
os serviços oferecidos pelos prestadores, os processos e resultados, as condições
de acolhimento e a utilização dos recursos. Qualidade na assistência, transformação
digital e otimização de custos são os eixos dessa iniciativa.
O período de tratamento hospitalar também é avaliado de acordo com a condição
de saúde, e quando necessário, o participante é direcionado para ambiente com
menor risco de contaminação. Em 2021, por exemplo, os auditores indicaram 1.118
situações para continuidade do tratamento em domicílio, por meio do Programada
de Atenção Domiciliar (PAD), e 897 eventos adversos que geraram notificações aos
hospitais, dentre as mais de 108 mil auditorias realizadas.
Controle das
internações
A CASSI ampliou para mais 10 estados o controle das internações hospitalares
em 2021: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará,
Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de expandir para novos hospitais
nos estados onde já atuava no ano anterior (Bahia, Distrito Federal, Ceará, Maranhão,
Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo
e Santa Catarina). Com isso, a gestão das internações já alcança 134 hospitais de
21 estados, o que permitiu o acompanhamento a 65 mil participantes durante a
internação em 2021, 44% a mais em relação ao ano anterior.
Este controle, feito por meio de auditorias in loco e monitoramento das internações,
permite à CASSI participar ativamente do cuidado que seus participantes estão
recebendo nos hospitais. Os auditores contribuem para o uso racional das
tecnologias baseadas em evidências e para a agilização das autorizações durante a
hospitalização. Isso aumenta a segurança do paciente internado, melhora a qualidade
assistencial e permite melhor controle das despesas com internação.
Ampliado o prazo de
validade do
pedido médico
A validade dos pedidos médicos para exames
e outros procedimentos assistenciais foi
ampliada para 90 dias, pela CASSI, para
favorecer o atendimento ao participante
durante a pandemia. Assim, caso necessitem
adiá-los por período que ultrapassasse os
30 dias de validade usual, os participantes
não precisam retornar ao médico para nova
solicitação.
Novas
coberturas
A cobertura oferecida pela CASSI passou a contar com 50 novos medicamentos
para tratamento de diferentes tipos de câncer, doenças inflamatórias, crônicas
e autoimunes, como psoríase, asma e esclerose múltipla, e doença que leva a
deformidades ósseas. E ainda para outros 19 procedimentos, a exemplo de exames,
terapias, cirurgias diagnósticas e para tratamento de enfermidades do coração,
intestino, coluna, pulmão, mama, entre outras. A lista faz parte do Rol da Agência
Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que entrou em vigor em 1º de abril de 2021.
Autorização fica
mais
ágil
Em 2021, as autorizações de procedimentos solicitados por médicos das CliniCASSI
e da Telemedicina ganharam mais agilidade em relação aos emitidos por profissionais
credenciados, uma vez que já são realizadas observando o protocolo da CASSI.
Essa mudança não gera prejuízos referentes a processos regulatórios, agiliza os
procedimentos e vai ao encontro da excelência do atendimento.
Reestruturação
tecnológica
A CASSI iniciou em 2021 sua reestruturação tecnológica, conduzida em conjunto
com a consultoria KPMG – multinacional de referência nesse segmento –, permitindo
o avanço em quatro principais frentes destacadas a seguir.
Parceria com
startups
Como parte da estratégia de transformação digital,
no segundo semestre de 2021, a CASSI convidou 19
startups da área de saúde, chamadas health techs,
para apresentarem soluções capazes de acelerar
o aprimoramento dos serviços prestados. Entre as
possibilidades apresentadas constam: inteligência
artificial para identificação de linhas de cuidado e
avaliação dos dados de saúde e do comportamento dos
participantes dos planos; soluções para atendimento
online por meio de plataforma integrada; dispositivos
de exames físicos em que o próprio beneficiário pode
aferir dados de saúde básicos e compartilhá-los com
a CASSI; e serviços de promoção à saúde. Essas
soluções estão em avaliação pelas áreas técnicas,
oportunidade em que serão identificadas as melhores
práticas.
Buscar no mercado alternativas viáveis e capazes de
gerar resultados elimina o tempo de desenvolvimento
interno e agiliza a implementação de soluções
tecnológicas. A iniciativa deverá ser incorporada aos
processos internos, tornando cada vez mais natural a
busca por parceiros e startups que forneçam soluções
inovadoras, viáveis e ágeis. Isso permitirá à CASSI a
acelerar a execução de ideias, elevando o padrão de
atendimento aos participantes.
A parceria com startups é resultado da implantação de
um “Grupo Multidisciplinar de Trabalho” para promover
a transformação digital na CASSI, com oportunidades
de alavancagem do negócio e do relacionamento digital
com os participantes, de acordo com oportunidades
de inovação e de transformação digital.
Outros pontos de atuação desse grupo, voltados
diretamente à melhoria da experiência dos
participantes, é proporcionar melhor assistência à
saúde; reduzir tempo nos atendimentos; viabilizar
serviços inteligentes e digitais às CliniCASSI; melhorar
o acompanhamento dos serviços prestados pela rede
credenciada; oferecer cuidados com a saúde de forma
personalizada e em qualquer parte do mundo; permitir
maior efetividade na entrega de soluções de saúde etc.
Outras
soluções
Em 2021, a CASSI avançou na implantação de soluções tecnológicas que representam
ganhos relevantes para o atendimento aos participantes. Veja, a seguir, as principais
ações com foco na inovação e na transformação digital.
Recrutamento com
inteligência
artificial
Um software que usa inteligência artificial é o novo reforço da CASSI para
seleção de
profissionais. A plataforma Gupy passou a ser usada em 2021, permitindo acelerar
o processo e melhorar a qualidade do recrutamento de colaboradores, uma vez que
cruza informações dos candidatos com o perfil da vaga a ser preenchida. Referência
no mercado para os serviços e produtos ofertados, a Gupy será a base na condução
de todos os processos seletivos da CASSI a partir de 2022.
Laboratório de
inovação
Em 2021, o Laboratório de Inovação da CASSI emplacou dois projetos que permitirão
melhor atendimento aos participantes e avaliação dos prestadores de saúde. Essa
ação é resultado de uma iniciativa corporativa que conta com a participação dos
colaboradores e estimula a cultura da inovação e o impulsionamento do negócio.
Também foram premiadas ideias da campanha que desafiou colaboradores a
enviarem sugestões para problemas ou oportunidades reais do negócio, denominada
SimplifiCASSIm. Dentre as iniciativas premiadas está o projeto para oferecer
também no app CASSI serviços antes concentrados no 08007290080. Dessa forma,
o participante pode ser atendido em menor tempo por um outro canal, contando
com soluções automatizadas no aplicativo.
Visão do
cliente
Visando entender as perspectivas do cliente ao contratar um serviço de saúde e
identificar outras oportunidades de negócios, a CASSI buscou ouvir especialistas
para subsidiar a revisão de sua estratégia, de forma a refletir as melhores práticas de
mercado. Assim, promoveu ciclos de palestras com foco nas relações/atendimento
dos clientes, convidando, dentre outros, o presidente do Instituto Ethos, Caio
Magri; o CEO da Conquist, Roberto Madruga; a presidente do Instituto Cliente Feliz
e cofundadora do Reclame Aqui, Gisele Paula; o especialista em planejamento
estratégico Gino Terentim; e, o ouvidor do Banco do Brasil, Marcel Kitamura. Entre os
palestrantes a CASSI teve o privilégio de contar com as participações do presidente
do BB, Fausto Ribeiro, e do vice-presidente Corporativo, Ênio Ferreira. O ciclo
de palestras contou com a presença de todos os gestores da CASSI – média de
200 profissionais, por evento. Além disso, para reforçar a importância das relações
Operadora/participante, a CASSI promoveu a Semana do Cliente, com cinco eventos
abertos a todos os colaboradores e que alcançou 5 mil participantes (média de 1 mil
por evento).
Recuperados R$ 19
milhões de créditos
pela Central
A recuperação de R$ 19 milhões em débitos
vencidos, referentes a 17 mil situações de
inadimplência, foi o resultado de uma forçatarefa
realizada entre os meses de setembro e
dezembro de 2021. Com uma equipe dedicada a
essa ação, a Central CASSI contatou participantes
inadimplentes para negociar os débitos e permitir
que voltem a usar o plano. Desse valor, R$ 15
milhões foram recebidos à vista e o restante, de
forma parcelada.
Funcionalidade
evita gastos
estimado
de R$ 2,1 milhões
A CASSI evitou o pagamento de 27,4 mil
procedimentos contestados pelos próprios
participantes em 2021, deixando de desembolsar
o que corresponde a um valor estimado em
R$ 2,1 milhões. A alternativa de contestação
pelos próprios beneficiários é oferecida via app
desde 2020. Ao receber a mensagem, pelo
aplicativo da CASSI, informando autorização de
exame, tratamento ou consultas em seu nome,
o participante pode verificar imediatamente se
reconhece o pedido e, em caso negativo, usar o
botão “contestar eventos”. Ao receber o alerta, a
Operadora notifica o prestador credenciado.
Em 2021 mais de 8 mil participantes usaram
esse recurso para sinalizar possíveis pedidos
de autorizações indevidas, solicitadas pelos
credenciados. Além de reduzir o custo operacional
da CASSI, a funcionalidade de contestação
gera benefícios para o próprio participante, que
evita assim a cobrança de coparticipação sobre
procedimentos não realizados.
Economia com
locação
Em junho, a CASSI realizou, no Distrito Federal e em São Paulo, três mudanças que
permitiram reduções de gastos administrativos. A Sede, em Brasília, ganhou novo
endereço, com estrutura mais enxuta e adequada à nova realidade de mercado
– em especial aquela vivenciada com a pandemia –, que apontou, dentre outras,
a oportunidade de implementação do teletrabalho. A Unidade DF e a CliniCASSI
Brasília também foram transferidas para esse novo endereço. Com isso, os gastos
da CASSI com locação no DF tiveram redução de quase 50%, representando uma
economia de aproximadamente R$ 4 milhões/ano.
As instalações são mais modernas e contam com recursos arquitetônicos que
reduzem a incidência solar no interior do prédio, gerando economia no consumo de
energia elétrica.
A proximidade física entre essas áreas favorecerá o melhor acompanhamento das
estratégias de cuidado, definidas pelas áreas técnicas ligadas à governança, na Sede,
e implementadas pela Unidade e pelas CliniCASSI. Ao ganhar agilidade na validação
dos processos, a CASSI passou a ter maior velocidade para expandir novos modelos
para as demais Unidades, presentes em todas as capitais dos estados, e serviços
próprios de saúde em todo o país.
Em SP, a área destinada à Central CASSI foi reduzida pela metade, também com a
implantação do trabalho remoto. Isso gerou economia de aproximadamente R$ 600
mil/ano em custos com locação e manutenção predial.
Teletrabalho
parcial
A CASSI implantou, em 2021, o regime de teletrabalho parcial para colaboradores
da Sede, Cepag e Central CASSI. Esta iniciativa está alinhada à modernização das
relações de trabalho e acompanha a realidade atual do mercado, que influenciou a
mudança da Sede, em Brasília, para um espaço com ambientes colaborativos e de
uso compartilhado.
Lançados novos
planos para
familiares
2021 marcou o início de um novo ciclo para a CASSI: a oferta de novos planos focados
nos familiares dos associados, a custo mais acessível para favorecer o acesso de
diferentes perfis de renda à saúde suplementar, com a qualidade da marca CASSI.
A expansão do portifólio de produtos é uma das inciativas estratégicas voltadas à
sustentabilidade econômico-financeira da Instituição.
O primeiro plano foi lançado em junho de 2021, o CASSI Essencial, com abrangência
nacional e mensalidade regional, que leva em conta o custo da assistência em cada
região do país. O CASSI Essencial reúne toda tecnologia e serviços ofertados nos
demais planos, como Telemedicina 24 horas e CliniCASSI, além de hospitais e
prestadores de excelência em todo o Brasil, aliando custo e qualidade. É o primeiro
produto para familiares de associados com coparticipação, importante mecanismo
moderador de uso para a sustentabilidade do Plano.
A Operadora também modelou em 2021 uma nova linha de planos chamada CASSI
Vida, lançada em janeiro de 2022, com formato até então inédito na Caixa de
Assistência: são produtos com abrangência regional que equilibram rentabilidade,
qualidade e acesso. O primeiro de uma dezena de planos regionais previstos é o
CASSI Vida BH, para Belo Horizonte, Betim, Contagem e Nova Lima, em Minas
Gerais. Esse Plano foi viabilizado por meio da parceria com uma das melhores redes
de saúde da região, a Mater Dei, que conta com três unidades de atendimento. A
rede assistencial é completa, com hospitais, clínicas, laboratórios e especialistas
reconhecidos, além de um canal telefônico exclusivo para agendamento de consultas
e exames, e outros parceiros especializados.
O avanço na execução da iniciativa estratégica trouxe à CASSI 3.004 novas vidas,
por meio das adesões ao CASSI Essencial no segundo semestre de 2021. A linha
de produtos CASSI Vida será disponibilizada, gradualmente, em outras cidades,
respeitando características locais e as redes de atendimento de cada região.
Risco
populacional
A CASSI iniciou no segundo semestre de 2021 a reorganização da Gerência de
Risco Populacional, criada na última reforma estatutária. O objetivo principal dessa
nova área é o de desenvolver análises detalhadas sobre a população assistida,
gerando amplo conhecimento a respeito do perfil de saúde dos participantes. O uso
contínuo da análise de dados em saúde poderá sinalizar possíveis ajustes nas linhas
de cuidado e na oferta de serviços, apontar necessidade de reavaliar a estratégia
de atuação, contribuir para maior previsibilidade de gastos e direcionar a atuação da
rede responsável pela atenção integral à saúde.
Perfil de uso dos
serviços
assistenciais
A CASSI adotou a aplicação da metodologia de estratificação populacional e
a abordagem comparada de grupos para analisar o percurso assistencial do
participante, na rede credenciada, e compreender o perfil de consumo assistencial
da sua população.
Com esse trabalho foi possível distribuir a população em quatro estratos ou grupos,
assumindo a forma semelhante ao de uma pirâmide. Na base está a maioria
dos participantes, e que representam menor consumo de despesas e menor
complexidade de cuidados, e, no topo, o grupo menor em quantidade, com maior
percentual de despesas e que requer maior complexidade de cuidados.
A imagem a seguir mostra o percentual de participantes e de despesas em cada
grupo e a despesa média per capita dos segmentos observados em atendimentos
ocorridos entre agosto/2020 e julho/20214.
Este tipo de estudo permite à CASSI ter uma visão geral dos seus participantes, entendendo minimamente suas necessidades, para definir as ações de atenção à saúde com base nesses dados. Inovações estão sendo desenvolvidas para o aprimoramento do método. Muito está por vir em 2022.
Este tipo de estudo permite à CASSI ter uma visão geral dos seus participantes, entendendo minimamente suas necessidades, para definir as ações de atenção à saúde com base nesses dados. Inovações estão sendo desenvolvidas para o aprimoramento do método. Muito está por vir em 2022.
Enfrentamento à
Covid
Em 2021, os gastos estimados com diagnóstico e tratamento de participantes com
Covid-19 corresponderam a R$ 450 milhões. Somado às despesas estimadas desde
o início da pandemia, em março de 2020, os valores chegaram a R$ 700 milhões, a
partir da metodologia desenvolvida pela Gerência de Risco Populacional.
Telemedicina
alcança todas as
necessidades de saúde
A experiência positiva e os resultados alcançados com a Telemedicina CASSI – criada
em 2020 como medida de enfrentamento à Covid – levou a Operadora a ampliar
o atendimento remoto para todas as necessidades de saúde. Assim, em 2021, a
CASSI passou a oferecer pronto atendimento virtual 24 horas por dia e sete dias por
semana para todas as necessidades envolvendo assistência à saúde, contribuindo
com a redução da procura aos serviços presenciais e a exposição desnecessária a
infecções e oferecendo alternativa de cuidado segura e resolutiva.
Com isso, foram 320 mil atendimentos via telemedicina em 2021, prestados a quase
83 mil participantes. Os casos de Covid representam cerca de 70% desse total.
Além disso, o serviço realizou 115 mil acompanhamentos para monitorar o quadro
clínico, crescimento de 117% em relação a 2020 (53 mil monitoramentos).
De acordo com pesquisa junto aos usuários a resolutividade da Telemedicina foi de
98% e o índice de satisfação alcançou 95%.
Resultados
consolidam APS como estratégia efetiva
A Atenção Primária à Saúde (APS), estratégia de cuidado adotada pela CASSI, tem
como premissa “prestar assistência integral à saúde do participante em ações de
promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, para a melhoria da qualidade de
vida”.
Os resultados apresentados da população assistida e coordenada por pela APS nos
últimos anos, são satisfatórios e demonstram um bom nível de controle (diabetes,
hipertensão e dislipidêmicos) e rastreamento de várias doenças (câncer de mama e
de colo do útero, por exemplo). Isso reforça a atenção primária como estratégia de
cuidado a ser consolidada no modelo da Operadora.
Considerando o impacto financeiro dessa forma de cuidado nas despesas
assistenciais, se a população coordenada pela APS apresentasse o mesmo perfil
de consumo do grupo de beneficiários não acompanhado, a despesa assistencial
sofreria acréscimos de aproximadamente R$ 335 milhões em 2019 e R$ 313 milhões
em 2020.
O vínculo com o participante e a coordenação de cuidado ao longo do tempo,
promovidos pela APS, refletem num cuidado personalizado, acolhedor e resolutivo,
bem como na menor utilização da rede de prestadores assistenciais. Isso também
acarreta menor frequência de eventos em pronto socorro, internações, exames
e outros, cujos participantes apresentam condições de saúde complexas e com
maiores necessidades de intervenção, demonstrando a efetividade do nível primário
desta autogestão.
A figura a seguir demonstra a evolução da satisfação do participante com a APS
oferecida pelas CliniCASSI entre 2020 e 2021.
5 - Dados de 2021 ainda não disponíveis uma vez que a totalidade da despesas assistenciais desse ano ainda não foi contabilizada.
Expansão da Atenção
Primária à Saúde
Em 2021, 43% dos participantes da CASSI foram alcançados pela Atenção Primária
à Saúde (APS), atingindo cobertura a 262 mil beneficiários. Em 2020 eram 179
mil, ou seja, 28% dos participantes. O crescimento de 46% na cobertura se deu
especialmente pela expansão da APS em Brasília (DF), que disponibilizou acesso a
100% dos moradores da capital federal, estratégia também adotada para Curitiba
(PR) no ano anterior, com a contratação de duas clínicas parceiras para oferecer à
população local o modelo de atenção integral adotado pelas CliniCASSI.
No DF, a opção foi pela unificação das CliniCASSI Brasília Sul e Brasília Norte e
reorganização dos serviços de saúde, o que permitiu, além da continuidade da
prestação daqueles tradicionais, a ampliação da gama de procedimentos como
colocação de DIU, remoção de cistos, lipomas e sinais, sutura de ferimentos da
pele e mucosas, incisão e drenagem de abcessos etc. Também foram incorporadas
novas especialidades médicas como cardiologia, psiquiatria, pediatria, ginecologia,
obstetrícia e cirurgia geral.
O modelo de atenção da CliniCASSI/DF é a referência de serviço de saúde que a CASSI
busca oferecer aos seus participantes, proporcionando atendimento memorável,
humanizado e integral às necessidades de saúde dos nossos participantes.
Atenção primária
por
telemedicina
Em 2021, 6.149 participantes do interior do país aderiram à Telemedicina APS, que
realizou 30 mil atendimentos. Essa modalidade já está acessível a mais de 15 mil
participantes de 145 municípios nos Estados de SP, MG, BA, SC e RS, que até então
não tinham acesso a uma estratégia de coordenação de cuidados. A Telemedicina
APS oferece acompanhamento por equipe multiprofissional (médicos de família,
enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos).
Atendimentos nas
CliniCASSI
Em 2021 as CliniCASSI viabilizaram 1.130 mil atendimentos – 60% presenciais e
40% remotos –, o que representou crescimento de 5% em relação a 2020.
Linhas de
cuidado
A CASSI definiu linhas de cuidado adequadas às diferentes necessidades de
saúde dos participantes, que terão percurso terapêutico específicos traçados pelas
equipes de Atenção Primária à Saúde (APS). Ao adotar forma de coordenação
do cuidado, a Caixa de Assistência deseja proporcionar experiência positiva
aos nossos participantes. Em 2021 lançou as duas primeiras linhas de cuidado:
• Oncologia, nos municípios de Curitiba (PR), Salvador (BA),
Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ),
São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e São Luiz (MA).
• Cuidado à Pessoa Idosa, nos municípios de Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro
(RJ), Belo Horizonte (MG), Santos (SP), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC) e Belém
(PA).
Conheça as outras linhas de cuidado já definidas para implementação: Materno
Infantil, Saúde Mental e Doenças Crônicas, todas com porta de entrada preferencial
pela APS.
Cuidado
personalizado
A CASSI lançou em 2021 uma nova estratégia de cuidado personalizado, voltada
a participantes com condições crônicas de saúde. Essa modalidade prevê o
planejamento, o monitoramento e a avaliação das opções de cuidados, além da
coordenação da atenção à saúde desses participantes.
O projeto piloto foi iniciado nas capitais da Bahia, de São Paulo, do Rio de Janeiro e
do Distrito Federal, e disponibilizou uma equipe de saúde multidisciplinar altamente
qualificada, composta por enfermeiro, psicólogo, nutricionista e farmacêutico para
realizar um acompanhamento individualizado, de acordo com suas necessidades.
A equipe realiza ligações, videochamadas, visitas domiciliares e, dependendo da
necessidade, atendimento pré-hospitalar. Os participantes são acompanhados
pelos médicos das CliniCASSI locais, que montam, com a equipe de saúde, um
Plano Terapêutico Singular (PTS) e o plano de cuidados individualizados.
283 mil
acompanhamentos por programas de saúde
Em 2021, a CASSI realizou 283 mil6 acompanhamentos a participantes inscritos
em
programas de saúde, voltados à melhoria da qualidade de vida aos participantes,
prevenção de doenças crônicas evitáveis e de agravos de problemas já existentes.
As ações são desenvolvidas pelas equipes multidisciplinares das CliniCASSI. Saiba
mais sobre os principais programas a seguir.
Programa de Atenção
Domiciliar
(PAD):
601 novos participantes
passaram a ser atendidos em 2021, 22% de aumento em relação ao
ano anterior, sendo que as sequelas da Covid estão entre as causas da
maior demanda por esse serviço. Atendeu ao todo 3.362 participantes,
dos quais 2.320 (69%) com assistência domiciliar e 1.042 (31%) com
internação domiciliar. O PAD proporciona tratamento adequado, seguro
e humanizado, com a participação dos familiares, o que possibilita
a redução do tempo de tratamento, evita complicações, aumenta o
protagonismo do participante e melhora a sua qualidade de vida.
Plena
Idade:
o Programa acompanhou 72.367 participantes com
60 anos ou mais por meio das ações de atenção primária realizadas
pelas CliniCASSI (43% do total de participantes dessa faixa etária,
alvo do programa), o que representa 20,4% de aumento no público
beneficiado em relação a 2020.
Bem
Viver:
o Programa, que objetiva acompanhar participantes com
necessidades especiais por meio das CliniCASSI, teve crescimento
de 5% na quantidade de acompanhamentos em relação a 2020,
alcançando 6.197 participantes em 2021.
Gerenciamento de
Condições
Crônicas (GCC):
promove o
acompanhamento específico de participantes com necessidades de
atendimento de média/alta complexidade nos cuidados à saúde e, em
2021, teve 2.664 novas adesões. Já são 76.541 beneficiados atendidos
pelas equipes de atenção primária das CliniCASSI em diferentes linhas
de atuação, reduzindo a busca por serviços especializados e gastos
desnecessários e melhorando as condições de saúde dos participantes.
Viva
Coração:
voltado à prevenção de agravos cardiovasculares,
o Programa recebeu 3.405 mil novos participantes em 2021. Isso
representou crescimento de quase 3% no público atendido, que
chegou a 124.715 participantes.
Fortalecimento dos
Conselhos de
Usuários da CASSI
A atuação dos participantes dos Conselhos de Usuários na discussão de questões
envolvendo CASSI foi fortalecida em 2021 com a continuidade das reuniões
trimestrais com a participação de representantes de todos os estados. Nos encontros
são tratados problemas e necessidades de saúde, avaliados os serviços oferecidos,
propostas sugestões de melhorias e prestadas contas sobre avanços e
implementações. A iniciativa, que teve início em 2020, denominada “Integra Conselho
de Usuários”, aproxima seus representantes do processo de gestão e das estratégias
da CASSI.
Vale destacar a participação dos Conselhos de Usuários em 12 Conferências
Estaduais de Saúde, que reuniu também lideranças das entidades representativas
do funcionalismo do Banco do Brasil e representantes da CASSI. As conferências,
bianuais, abrem espaço para discussões de diversos temas, a exemplo do Panorama
de Saúde no Brasil e na CASSI, e questões específicas dos próprios Conselhos.
Lugares Incríveis
para Trabalhar
Pelo 2º ano consecutivo a CASSI ganhou o Prêmio
Lugares Incríveis para Trabalhar, concedido pela
Fundação Instituto de Administração/FIA em parceria
com o UOL. A premiação é resultado de pesquisa de
clima organizacional com colaboradores. Além disso,
são checadas, por auditoria independente (contratada
pela FIA), as práticas adotadas na gestão de pessoas. Estas práticas levam em
conta estilo de gestão, coerência com o discurso e feedback, que são considerados
aspectos-chave para avaliação de liderança positiva. A premiação reflete a
importância que a Caixa de Assistência atribui à gestão de pessoas.
Melhor Programa de
Estágio
Em 2021 a CASSI foi destaque em duas categorias do
12º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio: 1º
lugar entre as organizações do terceiro setor (privadas
e sem fins lucrativos), na faixa de 51 a 300 estagiários,
critério qualitativo, e Homenagem às organizações
com maior número de estagiários – Entidade do
Terceiro Setor.
A premiação reconhece as organizações que se destacam na inclusão dos jovens no mercado de trabalho, a partir de pesquisas realizadas com os estagiários. Com o programa de estágios, a Caixa de Assistência reafirma seu compromisso em contribuir com o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sociedade, indo além da formação de profissionais para o mercado de trabalho.
Cuidado de crônicos
rende prêmio à CASSI
Um método de atendimento desenvolvido pela CASSI para prestar assistência integral
a idosos no Rio de Janeiro reduziu as internações e controlou as complicações de
condições crônicas. A iniciativa da Unidade RJ conquistou o 1º lugar no Prêmio
IBRAVS 2021, entregue em setembro.
Durante um ano, a equipe da Unidade RJ acompanhou 380 associados residentes na
capital fluminense, com idade entre 80 e 90 anos e condições de saúde agravadas.
Metade dos participantes foi acompanhada pelas equipes de saúde da CliniCASSI,
enquanto os demais continuaram usando os serviços credenciados pelo sistema
de livre escolha. No final do período, ao se comparar os resultados entre os dois
grupos, ficou evidente que o cuidado realizado pela CliniCASSI proporcionou
melhorias efetivas nas condições de saúde desses participantes: apenas 42% deles
utilizaram os serviços credenciados, como prontos socorros, atendimentos médicos
de emergência e internações. Já o percentual de utilização pelo outro grupo foi
muito superior.
Para medir os resultados, a CASSI desenvolveu uma ferramenta própria para
segmentar e identificar a população-alvo, coordenar o cuidado, acompanhar
a jornada dos participantes na rede própria e na credenciada e avaliar melhor a
evolução das condições de saúde de cada um.
Além do 1º lugar, o júri concedeu à CASSI a Certificação IBRAVS – Cases de Saúde
Baseada em Valor (nível 2). O IBRAVS é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por
profissionais de diversas organizações de saúde e o júri é integrado por profissionais
e acadêmicos.
A CASSI foi destaque ainda em outros eventos de saúde, como o 16º Congresso
Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, com a participação de 82
colaboradores que submeteram 26 trabalhos para avaliação (77% foram aprovados).
Destacam-se os trabalhos das CliniCASSI dos estados do Ceará, Goiás, Minas
Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Já a CliniCASSI Rio
Grande do Sul foi a vencedora do Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas da Medicina
e de Jornalismo da Fundação da Associação Médica do Rio Grande do Sul, que
reconhece e premia quem mais buscou aprimorar práticas médicas.
Pesquisa aponta
alta recomendação da CASSI
A CASSI avaliou em 2021 o nível de recomendação da sua marca revelado pelo
Net Promoter Score (NPS), índice que analisa aspectos como desempenho
geral e confiança no atendimento recebido pelos participantes. A pesquisa
foi realizada entre 2 e 17 de setembro pela empresa Opinião Consultoria e apontou à
CASSI um índice geral de 41 pontos na escala de -100 a +100, resultado esse muito
superior aos 25 pontos atribuídos ao segundo plano mais bem recomendado dentre
aqueles com atuação nacional e de grande porte.
Para calcular o indicador de recomendação NPS deve-se subtrair a proporção de
promotores (participantes que deram notas 9 e 10) da proporção de detratores
(participantes que deram notas de 0 a 6). Esta metodologia entende que os primeiros,
com alto nível de satisfação, são os que falam bem e recomendam o plano. O
percentual de promotores da CASSI ficou oito pontos acima da outra operadora
mais bem colocada.
No quesito atendimento presencial, a pesquisa mostra 95% de satisfação com a
CASSI. Aspectos como confiança no atendimento prestado, educação e cordialidade
do atendente foram itens que influenciam positivamente a percepção de satisfação
do participante com o atendimento da Caixa de Assistência.
Maior proteção de
dados e prevenção de
riscos
A CASSI reforçou em 2021 as ações para aumentar a proteção de dados,
especialmente aqueles que os participantes compartilham com a Operadora, e a
prevenção de riscos para a Instituição.
Investiu R$ 3,17 milhões em novas tecnologias para aprimoramento das ferramentas
e controles de segurança da informação e proteção aos dados e realizou cerca de 5,3
mil treinamentos e ações de conscientização dos colaboradores para adequação
das práticas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Também fez cerca
de 3 mil adequações de contratos com prestadores de serviços assistenciais
(hospitais, clínicas, laboratórios e outras entidades de saúde), para resguardar dados
dos participantes.
Paralelamente, avançou na implementação dos requisitos de melhores práticas
de governança corporativa, com ênfase em gestão de riscos, controles internos,
compliance e integridade exigidos pela RN-443/2019, da ANS. A resolução normatiza
a produção do “Relatório de Procedimentos Previamente Acordados (PPA)”,
permitindo às operadoras reduzirem recursos de capital regulatório. Ao comprovar
a adoção de medidas de controle, as operadoras recebem a concessão de liberar
parte dos recursos mantidos como limite mínimo do Patrimônio Líquido Ajustado.
Para melhorar o controle de riscos, 325 colaboradores foram treinados na metodologia
de Gestão Integrada de Riscos Corporativos que segue padrões estabelecidos pela
ISO-31000 – Gestão de Riscos. Mapeou, ainda, 910 publicações de leis, normas e
regulamentos externos para análise e incorporação em seus processos e normativos.
Mapeou ainda 1.199 transações para prevenção e combate à lavagem de dinheiro,
ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção, sem ocorrências identificadas.
A Operadora adotou também nova metodologia de recuperação de despesas, para
aumentar a eficiência da identificação de valores pagos a prestadores e fornecedores,
mitigar perdas e reduzir despesas.
Contribuições sobre
ações trabalhistas
O Estatuto da CASSI, em seus artigos 4, inciso I, e 16 a 20, e o Regulamento do Plano de
Associados (RPA), em seus artigos 38 a 50, estabelecem a obrigatoriedade de recolhimento
em favor da CASSI de quotas patronais e pessoais incidentes sobre as verbas de natureza
remuneratória.
O Banco e a CASSI firmaram Convênio de Colaboração Mútua em 28 de julho de 2010, para
cobrança, retenção e repasse, pelo Banco, dos valores referentes à contribuição pessoal
e patronal devida à CASSI, inclusive verbas remuneratórias decorrentes de reclamatórias
trabalhistas. Em 2021, a CASSI promoveu Ação de Protesto Interruptivo de Prescrição,
para resguardar eventuais direitos creditórios, relativo ao referido Convênio.
Foi formada uma Comissão de Alto Nível, com representantes do BB e Cassi (Indicados e
Eleitos), objetivando a convergência de entendimentos acerca das obrigações decorrentes
de reclamatórias trabalhistas, que tenham incidência de contribuições patronal e
pessoal, e o seu recolhimento e repasse em benefício da CASSI.
As soluções apresentadas, para encaminhamento do assunto, serão levadas às instâncias de
Governança das Instituições para deliberação.
População
Participantes | 2019 | 2020 | 2021 | |
Plano de Associados | 396.750 | 388.673 | 378.545 | |
Funcionários do BB e dependentes | 220.761 | 216.580 | 203.539 | |
Aponsentados e dependentes | 154.171 | 150.164 | 152.581 | |
Pensionistas | 19.720 | 20.008 | 20.685 | |
Dependentes indiretos | 2.098 | 1.921 | 1.740 | |
Plano Cassi Família | 261.029 | 246.242 | 226.898 | |
CASSI Família I e II | 255.992 | 241.106 | 221.811 | |
Funcionários CASSI | 5.037 | 5.136 | 5.087 | |
Plano FunciCASSI | 872 | 770 | 672 | |
Essencial | - | - | 2.847 | |
Total de participantes CASSI | 658.651 | 635.685 | 608.962 | |
Convênios de reciprocidade | 292.519 | 198.917 | 193.910 | |
Total de assistidos | 951.170 | 834.602 | 802.872 | |
Nota: Números em dezembro de 2021. Com o fechamento do Plano FunciCASSI para novas adesões em 01/09/2012, os novos trabalhadores da CASSI passaram a integrar o Plano CASSI Família (Funcionários CASSI). O Plano Cassi Essencial teve seu lançamento para novas adesões a partir de 23/06/2021. |
Por faixa etária
Faixa Etária | 2020 | 2021 | ||
qtd | % | qtd | % | |
59 anos ou mais | 176.315 | 27,7% | 177.376 | 29,1% |
49 a 58 anos | 79.356 | 12,5% | 75.969 | 12,5% |
39 a 48 anos | 102.776 | 16,2% | 102.727 | 16,9% |
29 a 38 anos | 100.643 | 15,8% | 87.992 | 14,4% |
19 a 28 anos | 57.331 | 9,0% | 52.241 | 8,6% |
02 a 18 anos | 108.888 | 17,1% | 103.982 | 17,1% |
0 a 1 ano | 10.376 | 1,6% | 8.675 | 1,4% |
Total | 635.685 | 100,0% | 608.962 | 100,0% |
Nota:Não inclui convênio de reciprocidade. Números em dezembro de 2021. |
Faixa Etária | 2020 | 2021 | ||
Feminino | Masculino | Feminino | Masculino | |
mais de 100 anos | 116 | 22 | 126 | 19 |
de 91 a 100 anos | 3.710 | 1.238 | 3.888 | 1.325 |
de 81 a 90 anos | 13.009 | 8.098 | 12.907 | 8.295 |
de 71 a 80 anos | 24.032 | 19.011 | 25.506 | 19.970 |
Total | 40.867 | 28.369 | 42.427 | 29.609 |
Nota: Não inclui convênio de reciprocidade. Números em dezembro de 2020 e de 2021. |
Rede assistencial
Serviços próprios
Credenciados
Uso dos serviços
Indicadores de utilização | Plano | Resultados - Indicadores | ||||
2019 | 2020 | Var.% | 2021 | Var.% | ||
Consultas por beneficiário | Plano de Associados | 6,80 | 5,25 | -22,78% | 6,77 | 29,03% |
Plano CASSI Família | 6,84 | 5,21 | -23,90% | 6,62 | 27,07% | |
Plano CASSI Essencial | - | - | - | 1,26 | - | |
CASSI | 6,82 | 5,23 | -23,22% | 6,69 | 27,83% | |
Exames por beneficiário | Plano de Associados | 29,63 | 25,92 | -12,49% | 34,06 | 31,40% |
Plano CASSI Família | 39,04 | 34,48 | -11,69% | 47,10 | 36,63% | |
Plano CASSI Essencial | - | - | - | 6,55 | - | |
CASSI | 33,32 | 29,20 | -12,37% | 38,73 | 32,64% | |
Exames por consulta | Plano de Associados | 4,36 | 4,94 | 13,32% | 5,03 | 1,83% |
Plano CASSI Família | 5,71 | 6,62 | 16,05% | 7,12 | 7,52% | |
Plano CASSI Essencial | - | - | - | 5,22 | - | |
CASSI | 4,89 | 5,58 | 14,13% | 5,79 | 3,76% | |
Internação por beneficiário | Plano de Associados | 0,131 | 0,100 | -23,96% | 0,09 | -8,13% |
Plano CASSI Família | 0,149 | 0,112 | -24,75% | 0,11 | -5,58% | |
Plano CASSI Essencial | - | - | - | 0,02 | - | |
CASSI | 0,138 | 0,104 | -24,38% | 0,10 | -7,60% | |
Tempo médio de permanência hospitalar (em dias) | Plano de Associados | 4,50 | 5,37 | 19,31% | 5,78 | 7,60% |
Plano CASSI Família | 4,69 | 5,21 | 11,13% | 5,70 | 9,41% | |
Plano CASSI Essencial | - | - | - | 6,93 | - | |
CASSI | 4,58 | 5,30 | 15,81% | 5,75 | 8,37% | |
Notas: •Todos os indicadores acima consideraram somente dados dos Planos Associados, Cassi Família e Essencial. •A redução do número de consultas e de internações pode refletir ainda as orientações ocorridas em 2020 em decorrência da Covid-19, bem como da adoção da Telemedicina CASSI. •Os números acima, referentes às internações hospitalares de 2020, são diferentes dos publicados no Relatório Anual 2020 por conta do acréscimo das internações que ocorreram efetivamente ao final daquele ano, mas que só foram comunicadas à CASSI em 2021 – possibilidade mencionada no documento de 2020. Da mesma forma, os indicadores de internações do ano de 2021 registrados acima podem ter variação no próximo Relatório Anual porque há contas relativas à internações, realizadas no final do ano, que ainda não foram encaminhadas pelos prestadores. •O cálculo desconsiderou internações psiquiátricas e domiciliares, uma vez que possuem lógicas de tratamento e tempo de resposta terapêutica diferentes. Na contagem do número de internações considera-se no indicador todas as finalizadas na competência de análise aquelas em que o paciente teve alta no referido ano, independentemente de sua internação ter iniciado nesse ano ou não. |
Telemedicina
Contestação de autorizações
Assistência aos participantes
Programas de saúde
Canais de atendimento