Em 2021, a pandemia da Covid afetou a saúde de muitos brasileiros, mudou a forma
de nos relacionarmos, as nossas rotinas e a nossa vida de forma geral. A CASSI,
como operadora de autogestão em saúde, trabalhou forte, nesse cenário, para que
nenhum associado deixasse de ser assistido, ofertando serviços cada vez mais
eficientes, práticos e resolutivos em cumprimento do nosso propósito que é “Cuidar
da saúde do participante em todas as fases da sua vida”.
Realizamos, de forma tempestiva, remoções dos casos mais graves, ampliamos
os serviços de telemedicina, proporcionando maior conforto e segurança aos
participantes, aprimoramos os serviços prestados pelas nossas CliniCASSI, com
a implantação de linhas de cuidado e expansão da oferta da Atenção Primária à
Saúde, dentre outros.
Trabalhamos em 2021 sempre com foco na melhoria do atendimento, desenvolvendo
e implantando ações de gestão voltadas para o aprimoramento contínuo da
experiência dos participantes, pois acreditamos que um atendimento memorável faz
toda a diferença.
Além disso, olhamos para o futuro da nossa operadora com uma visão inovadora e
transformadora, alinhando nossos processos e soluções tecnológicas às melhores
práticas do mercado.
A transformação digital e a inovação estão, cada vez mais, presentes no nosso dia
a dia, trazendo mais facilidade e integrando pessoas e sistemas, de forma rápida e
prática. Em 2021, desenvolvemos iniciativas importantes nesse segmento como, a
reestruturação tecnológica, que abordou a integração dos canais de atendimento,
avaliação para modernização do nosso software de saúde, implantação de um
modelo de analytics e a revisão organizacional da área de Tecnologia da Informação.
Além disso, buscamos conhecer soluções desenvolvidas por startups do mercado
de saúde e a sua aderência às necessidades da CASSI e de seus participantes,
como forma de acelerar as nossas transformações.
Revisamos a nossa estratégia corporativa para 2022/2026, tendo como
direcionadores os quatro pilares estratégicos que abordam os principais temas da
Instituição (acolhimento memorável, transformação digital, aumento de receitas e
otimização de recursos). Redefinimos os objetivos que pretendemos alcançar, de
forma a proporcionar um atendimento memorável, apoiado por uma comunicação
mais próxima, aliada à nossa estratégia de saúde e à sustentabilidade da CASSI.
Para dar suporte à nossa estratégia, estamos implantando um novo modelo
organizacional na CASSI, com melhorias voltadas para a experiência do participante,
inovação em saúde, negociação com os principais prestadores de saúde e adequação
das nossas Unidades às necessidades dos nossos participantes.
Investimos no aprimoramento dos nossos serviços de assistência à saúde, com
revisão da Lista de Medicamentos e Materiais Abonáveis da CASSI (Limaca), a
migração do Programa de Assistência Farmacêutica (PAF) para a modalidade de
reembolso, sempre olhando para o bem-estar, a qualidade e a melhoria da saúde
dos nossos associados.
Tudo que fizemos em 2021 só foi possível devido à estabilidade financeira da nossa
Caixa de Assistência com a aprovação do novo Estatuto em 2019, que trouxe
condições favoráveis à implementação de ações importantes e necessárias para o
aperfeiçoamento dos nossos serviços.
Em 2021, o nosso Resultado Líquido apresentou superávit na ordem de R$ 353,4
milhões, mesmo influenciado pela combinação de elevados índices de internação e
de procedimentos relacionados à Covid e pelo aumento do volume de atendimentos,
exames e procedimentos eletivos. Isso se deu não só pelo retorno do uso do plano em
níveis pré-pandêmicos, mas também pela retomada de cirurgias eletivas represadas
na pandemia.
As Reservas Financeiras Brutas cresceram 15,7%, saindo de R$ 3,29 bilhões em 2020
para R$ 3,81 bilhões em 2021. Esse crescimento foi influenciado, sobretudo, pelo
superávit obtido pela Operadora no ano e pelo melhor resultado dos investimentos,
que devem continuar se beneficiando com a elevação da taxa Selic, contribuindo
positivamente para os resultados nos próximos períodos. Desse montante, cerca
de R$ 2,45 bilhões referem-se ao Plano de Associados, R$ 1,30 bilhão ao CASSI
Família e R$ 6,0 milhões ao novo Plano lançado pela Operadora em 2021, o CASSI
Essencial.
Assim, percebemos 2021 como um ano produtivo e de início de reconstrução face
à estabilidade financeira. Projetamos 2022 como desafiador para a CASSI, tendo
em vista seu novo olhar para a excelência no atendimento ao associado e para a
transformação digital, de forma a garantir sustentabilidade e perenidade à Instituição
por longo prazo.
Diretoria Executiva