Assistência farmacêutica beneficia 16% mais participantes
O cuidado com os associados vai além da Atenção Primária à Saúde. Em 2024, a
CASSI forneceu
medicamentos e materiais para 30.987 associados, um aumento de cerca de 16% no número de
participantes beneficiados em relação a 2023. Ao longo do ano, a CASSI estudou detalhadamente
o Programa de Assistência Farmacêutica (PAF), avaliando o perfil das pessoas atendidas e
identificou que 70% dos que recebem auxílio para compra de medicamentos possuem doenças
cardiovasculares, como diabetes, hipertensão e dislipidemia (alteração dos níveis de
colesterol).
Ao analisar as condições de saúde dessa população, compreendeu-se que não basta fornecer
medicamentos para garantir o controle dessas doenças e obter melhores resultados de saúde. É
preciso também acompanhamento mais próximo, como o realizado pelas equipes de saúde das
CliniCASSI. A partir disso, a CASSI desenvolveu estratégia para cuidar melhor dessa população,
que deve ser implementada em 2025.
Serviços próprios ganham suporte de farmacêutico
A CASSI passsa a contar com um time de farmacêuticos que dará todo suporte para a administração desses medicamentos. Esses profissionais também atuarão no gerenciamento de farmácia clínica, prestando orientações aos participantes sobre dúvidas recorrentes, como administração correta dos medicamentos e horários mais adequados para ingestão. A contratação desses profissionais foi autorizada em 2024, e efetivada em dezembro. Assim, os farmacêuticos começam a atuar em 2025, inicialmente nas CliniCASSI São Luís, Aflitos, Copacabana e Tijuca (Rio de Janeiro), Jabaquara (São Paulo), Brasília, Curitiba e Fortaleza, onde há aplicação de medicamentos imunobiológicos.
CliniCASSI adotam consulta de enfermagem
Para ampliar a atuação da equipe de enfermagem, a CASSI novamente assumiu um papel protagonista no processo de trabalho das equipes de APS, ao definir os protocolos clínicos e assistências, que permitem a solicitação de exames por essa categoria profissional. Isso gera eficiência na gestão do cuidado dos participantes.
CASSI adota novos prontuários eletrônicos
Toda essa estratégia de atendimento está suportada por um novo sistema de registro sobre os pacientes atendidos nas CliniCASSI. O novo prontuário eletrônico, implementado em 2024, está mais atualizado em relação às nomenclaturas e práticas recentes do Conselho de Medicina e com melhores recursos tecnológicos. Isso tornará mais rápidos os registros durante o atendimento em consultório.
Criado Núcleo para apoiar público LGBTQIA+
Participantes da CASSI passaram a contar, a partir de junho de 2024, com suporte
do
Núcleo de Atenção à Saúde da População LGBTQIA+, que funciona como porta de acesso
aos serviços de saúde.
O Núcleo é formado por um grupo de profissionais da Caixa de Assistência responsáveis pelo
acolhimento e direcionamento das demandas de saúde das pessoas que desejam atendimento
mais direcionado às suas necessidades. A população LGBTQIA+ conta com indicação de
credenciados mais bem preparados para atuar com as características específicas desse público.
O serviço atende à população LGBTQIA+ e seus familiares, além dos profissionais da saúde da
CASSI que tenham dúvidas ou necessidades de orientação.
Como acionar
O acionamento pode ser feito pelo e-mail (nucleodesaudelgbtqiamais@cassi. com.br), com descrição da necessidade de saúde e dados necessários para que os profissionais da CASSI possam entrar em contato e prestarem as primeiras orientações, além de tirar dúvidas e acolher sugestões.
Protocolo para atender idosos é atualizado
A CASSI revisou o protocolo de
atendimento de participantes
com mais de 60 anos de idade,
que têm grande relevância para
a Instituição, por representarem
31,2% da população assistida
(179.523 pessoas). O protocolo
define o tipo de cuidado que
deve ser oferecido e foi atualizado
em 2024 levando em conta novas
evidências
científicas
nacionais
e internacionais para melhoria da
qualidade de vida desse público.
A atualização de protocolos é uma forma que a CASSI adota para apoiar os seus profissionais de
saúde no aprimoramento do cuidado de acordo com novas evidências validadas pela ciência.
Essa revisão é permanente e garante que os participantes da CASSI sejam atendidos de acordo
com as melhores práticas, incluindo os idosos. Atualmente, 45% dos participantes acima
de 60 anos nas regiões com serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) já estão sendo
acompanhados pelas equipes de APS. Considerando as regiões de abrangência das CliniCASSI,
60% do total de idosos já estão vinculados a uma equipe de saúde para acompanhamento.
Equipes de saúde reforçam capacitação
Além de ampliar a estrutura e a oferta de serviços nas suas clínicas próprias, a
CASSI investiu
em treinamento das equipes de saúde, para aprimoramento técnico dos profissionais
dedicados ao cuidado em saúde. O principal foco foi acolhimento e atuação clínica no
cuidado de pacientes do transtorno do espectro autista (TEA), com deficiências físicas e
diabetes, pela maior prevalência ou aumento das demandas relacionadas a esses públicos.
A capacitação teve como um de seus grandes focos o letramento de profissionais das CliniCASSI,
Unidades e Central 0800, além de colaboradores da Sede, para promover um acolhimento
adequado aos diferentes públicos atendidos pela CASSI, além das sessões especializadas para
a qualificação técnica do manejo clínico.
Atenção domiciliar beneficia 4,2 mil
A CASSI ofereceu assistência ou internação domiciliar a mais de 4,2 mil participantes ao longo do ano de 2024, por meio do Programa de Atenção Domiciliar (PAD) - uma ação que vai além do que está previsto no ROL da ANS. O programa inclui um conjunto de serviços realizados no domicílio, executados por parceiros responsáveis pelo gerenciamento e prestação da assistência e internação domiciliar. O objetivo é proporcionar o cuidado seguro e adequado no ambiente domiciliar, favorecendo a desospitalização e contribuindo para a recuperação da saúde de forma eficiente e com melhor uso dos recursos.
4,2 mil
participantes
com assistência ou
internação domiciliar
Aprovada Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência
Construído sob o lema “Nada sobre nós sem nós”, a CASSI lançou, em setembro de
2024, a
Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência. O documento, que contou com ampla
participação popular, servirá para nortear a prestação de serviços, ações e processos da
Instituição.
Com o lançamento da Política, a CASSI passou a revisar processos de trabalho e iniciativas
levando em conta as barreiras das pessoas com deficiência para estudar, trabalhar e se relacionar.
A construção do documento permitiu entender quais são as dificuldades no relacionamento
com esse público e iniciar o planejamento para superá-las.
As estruturas físicas das Unidades e CliniCASSI estão sendo reformuladas com esse olhar. O
site institucional e o aplicativo CASSI também passaram por avaliação para mapear melhorias
de acessibilidade, nos serviços e informações oferecidas nesses canais. A CASSI está contando
com a parceria do BB para isso, e realizará pilotos em 2025 com grupos de usuários para testar
e aplicar as mudanças.
CASSI define protocolos para pessoas com TEA e aumenta atendimentos
Em 2024, a CASSI implementou protocolos para aprimorar o atendimento aos
participantes
com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esses documentos foram desenvolvidos como
orientações para o credenciamento
de profissionais e serviços,
garantindo a qualidade
necessária no cuidado
direcionado a esse
público. Ao definir
diretrizes
em
baseadas
evidências
científicas, a CASSI
passou
a
buscar
prestadores capacitados
para oferecer intervenções
especializadas e alinhadas às
melhores práticas.
Esse movimento considerou a tendência de crescimento das demandas decorrentes do aumento
dos diagnósticos de TEA e outras neurodivergências, impulsionado pelo desenvolvimento de
instrumentos de avaliação mais precisos. Paralelamente, a CASSI promoveu curso de capacitação
intitulado “TEA: do Diagnóstico à Intervenção”, abrangendo cerca de 500 profissionais da
Instituição, com o objetivo de aprimorar os cuidados destinados a esse público.
Ações de rastreamento do câncer de mama
A CASSI implementou diversas ações focadas no rastreamento e diagnóstico precoce
do câncer
de mama, para melhorar o controle da doença e ampliar a conscientização sobre a importância
do diagnóstico precoce.
Entre as ações realizadas com esse foco estão:
I. Publicação do Protocolo de Rastreamento de Câncer de Mama: define as diretrizes
para rastreamento e diagnóstico precoce da doença, destacando sua importância para o
sucesso do controle do câncer de mama na CASSI.
II. Rastreamento organizado: com a publicação do protocolo, a CASSI iniciou um levantamento
detalhado dos dados de participantes dentro da faixa etária recomendada para o
rastreamento de câncer de mama. Esse processo permitiu segmentar o público- alvo com
maior precisão, facilitando a busca ativa e garantindo que todas as pessoas elegíveis fossem
adequadamente atendidas. As CliniCASSI puderam agir de forma mais eficiente, ampliando
o acesso aos cuidados de saúde e otimizando as ações de rastreamento.
III. Estratégias de comunicação e educação em saúde: uma campanha nas redes sociais da
CASSI, como Instagram, Facebook e WhatsApp, ampliou o alcance das ações de rastreamento
do câncer de mama, além de envio de e-mail e produção de materiais
educativos.
Em 2025, a CASSI avançará ainda mais no combate ao câncer de mama, ampliando as ações
de cuidado e rastreamento, essenciais para aprimorar o diagnóstico precoce e os resultados
dos tratamentos. Essa iniciativa é resultado da intensificação da gestão do risco populacional,
que permite conhecer melhor a população assistida e a implementar ações de prevenção mais
assertivas.