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Cuidados em Saúde

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Assistência farmacêutica beneficia 16% mais participantes

O cuidado com os associados vai além da Atenção Primária à Saúde. Em 2024, a CASSI forneceu medicamentos e materiais para 30.987 associados, um aumento de cerca de 16% no número de participantes beneficiados em relação a 2023. Ao longo do ano, a CASSI estudou detalhadamente o Programa de Assistência Farmacêutica (PAF), avaliando o perfil das pessoas atendidas e identificou que 70% dos que recebem auxílio para compra de medicamentos possuem doenças cardiovasculares, como diabetes, hipertensão e dislipidemia (alteração dos níveis de colesterol).

Ao analisar as condições de saúde dessa população, compreendeu-se que não basta fornecer medicamentos para garantir o controle dessas doenças e obter melhores resultados de saúde. É preciso também acompanhamento mais próximo, como o realizado pelas equipes de saúde das CliniCASSI. A partir disso, a CASSI desenvolveu estratégia para cuidar melhor dessa população, que deve ser implementada em 2025.

Serviços próprios ganham suporte de farmacêutico

A CASSI passsa a contar com um time de farmacêuticos que dará todo suporte para a administração desses medicamentos. Esses profissionais também atuarão no gerenciamento de farmácia clínica, prestando orientações aos participantes sobre dúvidas recorrentes, como administração correta dos medicamentos e horários mais adequados para ingestão. A contratação desses profissionais foi autorizada em 2024, e efetivada em dezembro. Assim, os farmacêuticos começam a atuar em 2025, inicialmente nas CliniCASSI São Luís, Aflitos, Copacabana e Tijuca (Rio de Janeiro), Jabaquara (São Paulo), Brasília, Curitiba e Fortaleza, onde há aplicação de medicamentos imunobiológicos.

CliniCASSI adotam consulta de enfermagem

Para ampliar a atuação da equipe de enfermagem, a CASSI novamente assumiu um papel protagonista no processo de trabalho das equipes de APS, ao definir os protocolos clínicos e assistências, que permitem a solicitação de exames por essa categoria profissional. Isso gera eficiência na gestão do cuidado dos participantes.

CASSI adota novos prontuários eletrônicos

Toda essa estratégia de atendimento está suportada por um novo sistema de registro sobre os pacientes atendidos nas CliniCASSI. O novo prontuário eletrônico, implementado em 2024, está mais atualizado em relação às nomenclaturas e práticas recentes do Conselho de Medicina e com melhores recursos tecnológicos. Isso tornará mais rápidos os registros durante o atendimento em consultório.

Criado Núcleo para apoiar público LGBTQIA+

Participantes da CASSI passaram a contar, a partir de junho de 2024, com suporte do Núcleo de Atenção à Saúde da População LGBTQIA+, que funciona como porta de acesso aos serviços de saúde.

O Núcleo é formado por um grupo de profissionais da Caixa de Assistência responsáveis pelo acolhimento e direcionamento das demandas de saúde das pessoas que desejam atendimento mais direcionado às suas necessidades. A população LGBTQIA+ conta com indicação de credenciados mais bem preparados para atuar com as características específicas desse público. O serviço atende à população LGBTQIA+ e seus familiares, além dos profissionais da saúde da CASSI que tenham dúvidas ou necessidades de orientação.

Como acionar

O acionamento pode ser feito pelo e-mail (nucleodesaudelgbtqiamais@cassi. com.br), com descrição da necessidade de saúde e dados necessários para que os profissionais da CASSI possam entrar em contato e prestarem as primeiras orientações, além de tirar dúvidas e acolher sugestões.

Protocolo para atender idosos é atualizado

A CASSI revisou o protocolo de atendimento de participantes com mais de 60 anos de idade, que têm grande relevância para a Instituição, por representarem 31,2% da população assistida (179.523 pessoas). O protocolo define o tipo de cuidado que deve ser oferecido e foi atualizado em 2024 levando em conta novas evidências científicas nacionais e internacionais para melhoria da qualidade de vida desse público.

A atualização de protocolos é uma forma que a CASSI adota para apoiar os seus profissionais de saúde no aprimoramento do cuidado de acordo com novas evidências validadas pela ciência. Essa revisão é permanente e garante que os participantes da CASSI sejam atendidos de acordo com as melhores práticas, incluindo os idosos. Atualmente, 45% dos participantes acima de 60 anos nas regiões com serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) já estão sendo acompanhados pelas equipes de APS. Considerando as regiões de abrangência das CliniCASSI, 60% do total de idosos já estão vinculados a uma equipe de saúde para acompanhamento.

Equipes de saúde reforçam capacitação

Além de ampliar a estrutura e a oferta de serviços nas suas clínicas próprias, a CASSI investiu em treinamento das equipes de saúde, para aprimoramento técnico dos profissionais dedicados ao cuidado em saúde. O principal foco foi acolhimento e atuação clínica no cuidado de pacientes do transtorno do espectro autista (TEA), com deficiências físicas e diabetes, pela maior prevalência ou aumento das demandas relacionadas a esses públicos.

A capacitação teve como um de seus grandes focos o letramento de profissionais das CliniCASSI, Unidades e Central 0800, além de colaboradores da Sede, para promover um acolhimento adequado aos diferentes públicos atendidos pela CASSI, além das sessões especializadas para a qualificação técnica do manejo clínico.

Atenção domiciliar beneficia 4,2 mil

A CASSI ofereceu assistência ou internação domiciliar a mais de 4,2 mil participantes ao longo do ano de 2024, por meio do Programa de Atenção Domiciliar (PAD) - uma ação que vai além do que está previsto no ROL da ANS. O programa inclui um conjunto de serviços realizados no domicílio, executados por parceiros responsáveis pelo gerenciamento e prestação da assistência e internação domiciliar. O objetivo é proporcionar o cuidado seguro e adequado no ambiente domiciliar, favorecendo a desospitalização e contribuindo para a recuperação da saúde de forma eficiente e com melhor uso dos recursos.

4,2 mil
participantes
com assistência ou
internação domiciliar

Aprovada Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência

Construído sob o lema “Nada sobre nós sem nós”, a CASSI lançou, em setembro de 2024, a Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência. O documento, que contou com ampla participação popular, servirá para nortear a prestação de serviços, ações e processos da Instituição.

Com o lançamento da Política, a CASSI passou a revisar processos de trabalho e iniciativas levando em conta as barreiras das pessoas com deficiência para estudar, trabalhar e se relacionar. A construção do documento permitiu entender quais são as dificuldades no relacionamento com esse público e iniciar o planejamento para superá-las.

As estruturas físicas das Unidades e CliniCASSI estão sendo reformuladas com esse olhar. O site institucional e o aplicativo CASSI também passaram por avaliação para mapear melhorias de acessibilidade, nos serviços e informações oferecidas nesses canais. A CASSI está contando com a parceria do BB para isso, e realizará pilotos em 2025 com grupos de usuários para testar e aplicar as mudanças.

CASSI define protocolos para pessoas com TEA e aumenta atendimentos

Em 2024, a CASSI implementou protocolos para aprimorar o atendimento aos participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esses documentos foram desenvolvidos como orientações para o credenciamento de profissionais e serviços, garantindo a qualidade necessária no cuidado direcionado a esse público. Ao definir diretrizes em baseadas evidências científicas, a CASSI passou a buscar prestadores capacitados para oferecer intervenções especializadas e alinhadas às melhores práticas.

Esse movimento considerou a tendência de crescimento das demandas decorrentes do aumento dos diagnósticos de TEA e outras neurodivergências, impulsionado pelo desenvolvimento de instrumentos de avaliação mais precisos. Paralelamente, a CASSI promoveu curso de capacitação intitulado “TEA: do Diagnóstico à Intervenção”, abrangendo cerca de 500 profissionais da Instituição, com o objetivo de aprimorar os cuidados destinados a esse público.

Ações de rastreamento do câncer de mama

A CASSI implementou diversas ações focadas no rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, para melhorar o controle da doença e ampliar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.

Entre as ações realizadas com esse foco estão:

I. Publicação do Protocolo de Rastreamento de Câncer de Mama: define as diretrizes para rastreamento e diagnóstico precoce da doença, destacando sua importância para o sucesso do controle do câncer de mama na CASSI.

II. Rastreamento organizado: com a publicação do protocolo, a CASSI iniciou um levantamento detalhado dos dados de participantes dentro da faixa etária recomendada para o rastreamento de câncer de mama. Esse processo permitiu segmentar o público- alvo com maior precisão, facilitando a busca ativa e garantindo que todas as pessoas elegíveis fossem adequadamente atendidas. As CliniCASSI puderam agir de forma mais eficiente, ampliando o acesso aos cuidados de saúde e otimizando as ações de rastreamento.

III. Estratégias de comunicação e educação em saúde: uma campanha nas redes sociais da CASSI, como Instagram, Facebook e WhatsApp, ampliou o alcance das ações de rastreamento do câncer de mama, além de envio de e-mail e produção de materiais educativos.

Em 2025, a CASSI avançará ainda mais no combate ao câncer de mama, ampliando as ações de cuidado e rastreamento, essenciais para aprimorar o diagnóstico precoce e os resultados dos tratamentos. Essa iniciativa é resultado da intensificação da gestão do risco populacional, que permite conhecer melhor a população assistida e a implementar ações de prevenção mais assertivas.