Página inicial > Serviços de Saúde

Serviços de Saúde

🕒 Tempo estimado de leitura: 07 min

CASSI amplia acesso à Atenção Primária à Saúde

Duas grandes ações permitiram a ampliação do acesso à Atenção Primária à Saúde (APS), que chegou ao final de 2024 disponível para 480,6 mil participantes: a implementação da Telessaúde APS, que passou a oferecer equipes de saúde para 132 mil beneficiários via chamada de vídeo e o aumento da capacidade de atendimento nas quatro CliniCASSI ampliadas e relocalizadas em 2024. Juntas, as CliniCASSI Jabaquara (SP), Copacabana (RJ), Belém (PA) e São Luís (MA) ganharam capacidade para acolher outras 28,6 mil pessoas e estão no novo padrão dos serviços próprios adotado também pelas CliniCASSI Brasília (DF) e Fortaleza (CE). Somados, os serviços próprios da CASSI encerraram 2024 com capacidade instalada para gerenciar o cuidado de 348,6 mil beneficiários dos seus territórios de abrangência.

Atenção Primária à Saúde em 2024
CliniCASSI Telessaúed APS
Participantes na área de abrangência 348.641 132.008
Abrangência do serviço 2.179 4.850
Consultas 657.375 39.078
Atendimentos totais 1.436.367 54.606
Participantes acompanhados pela APS 168.094 16.865

Telessaúde APS evita 90% de ida a hospitais

Mais de 54,6 mil atendimentos foram realizados por profissionais da APS remota em 2024. A efetividade do serviço se confirma com um indicador relevante: 90% dos participantes que procuraram a Telessaúde APS para pronto atendimento deixaram de usar serviços hospitalares nas 72 horas seguintes. Com isso, a CASSI estima que a assistência prestada pelas equipes da APS remota conseguiu reverter o uso de hospitais.

Os dados levaram em conta consultas para necessidades pontuais, não agendadas com antecedência, que configuram pronto atendimento e que costumam gerar busca por serviços hospitalares. O gasto evitado estimado, considerando o custo dos serviços hospitalares nas regiões dessa população, seria de R$ 2,7 milhões.

A Telessaúde APS visa beneficiar principalmente aqueles participantes que residem em locais mais afastados dos grandes centros urbanos, em municípios com menos de mil participantes e que, em sua maioria, não contavam com a oferta de atenção primária em seus territórios. Essa população é acompanhada por equipes de saúde que atendem por chamada de vídeo, para ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, e que também estão disponíveis como referência e, portanto, primeira opção de atendimento, para queixas de saúde imprevistas.

Satisfação é de 95%

E não é somente o número de participantes atendidos pela Telessaúde APS que deixaram de procurar serviços hospitalares que impressiona. Na avaliação pós atendimento, a satisfação com a Telessaúde APS em dezembro de 2024 foi de 95,18%, o que demonstra um alto nível de aceitação do serviço pelos participantes da CASSI.

Novas clínicas próprias ampliam oferta de serviços

As quatro CliniCASSI ampliadas e relocalizadas em 2024 (Jabaquara-SP, Copacabana-RJ, Belém -PA e São Luís-MA) aumentaram não apenas a capacidade de atendimento, mas também a oferta de serviços e procedimentos realizados sem cobrança de coparticipação. Entre eles, pequenas cirurgias, curativos, suturas e retirada de pontos, troca de sonda urinária e bolsa de colostomia, exames ginecológicos, injeções e administração de medicamentos, eletrocardiograma, a exemplo do oferecido também em Brasília-DF e Fortaleza-CE.

Os novos espaços contam com fraldários, brinquedoteca, consultórios acessíveis e macas especiais para cadeirantes e obesos, consultórios adaptados para atender participantes com Transtorno do Espectro Autista, com painéis sensoriais e iluminação regulável, recursos disponibilizados para maior conforto aos participantes e suas famílias.

As novas CliniCASSI também estão ganhando posto de coleta para exames laboratoriais, por meio de prestadores parceiros, o que possibilita a realização dos exames após as consultas, nas próprias CliniCASSI. Quando prescritos pelos profissionais das CliniCASSI, os exames são isentos de coparticipação, como forma de incentivo ao uso preferencial das clínicas próprias.

Confira os novos endereços das CliniCASSI relocalizadas em 2024

Iniciadas reformas em Salvador e Vitória

Em 2024, a CASSI também iniciou reformas em outras duas CliniCASSI: Vitória (ES), que deve ser concluída no primeiro semestre de 2025, e Salvador (BA), com estimativa para entrega no segundo semestre deste ano. As obras estão sendo feitas com a manutenção dos atendimentos, pela opção de continuar no mesmo endereço.

Outras CliniCASSI estão no planejamento de melhorias, com projetos aprovados e, na maioria, contratos assinados em 2024. Estão sendo reformadas as CliniCASSI Maceió (AL) e João Pessoa (PB), e ampliadas e relocalizadas as São Paulo Oeste (futura CliniCASSI Avenida Paulista), Niterói (RJ) e Porto Alegre (RS).

Clínicas parceiras

Em 2024, foram realizadas as etapas de avaliação dos documentos comprobatórios e propostas comerciais, avaliação técnica e prova de conceito, para prospecção dos prestadores de APS em estrutura física. No começo de 2025, a CASSI iniciou a contratualização dos prestadores e a definição dos territórios para início da implantação dos serviços de atenção primária em clínicas parceiras.

CliniCASSI estendem horário para ampliar acesso

A ampliação do horário de atendimento nas CliniCASSI buscou facilitar o acesso dos participantes, favorecendo principalmente aqueles que têm dificuldade em usar os serviços em horário comercial, como os funcionários da ativa do Banco do Brasil.

Além do horário estendido durante a semana, a CliniCASSI Jabaquara e a CliniCASSI Brasília também começaram a funcionar aos sábados, exceto nos feriados, inclusive com oferta de pediatria.

Serviços com horários estendidos:

CliniCASSI Belo Horizonte
2ª a 6ª feira,
das 7h às 18h

CliniCASSI Brasília
2ª a 6ª feira, das 7h às 19h.
Sábado, das 8h às 14h

CliniCASSI Campo Grande
2ª a 6ª feira,
das 7h às 18h

CliniCASSI Copacabana
2ª a 6ª feira,
das 8h às 19h

CliniCASSI Curitiba
2ª a 6ª feira,
das 7h30 às 19h

CliniCASSI Fortaleza
2ª a 6ª feira,
das 7h às 18h

CliniCASSI Jabaquara
2ª a 6ª feira, das 7h às 19h, e
aos sábados, das 7h às 12h

CliniCASSI João Pessoa
2ª a 6ª feira,
das 8h às 19h

CliniCASSI Salvador
2ª a 6ª feira,
das 7h às 18h

CliniCASSI São Luís
2ª a 6ª feira,
das 7h às 19h

CliniCASSI Teresina
2ª a 6ª feira,
das 7h30 às 18h

CliniCASSI Uberlândia
2ª a 6ª feira,
das 7h às 18h

CliniCASSI ganham wi-fi e melhoria na telefonia e internet

Todas as CliniCASSI passaram a oferecer wi-fi gratuito aos participantes, que podem usar a internet enquanto permanecem no espaço. Além da comodidade da conexão, facilita acesso online a resultados de exames e ao cartão digital do plano, por exemplo.

Em 2024, o sistema de telefonia das Unidades e CliniCASSI passou a ser substituído por sistema VOIP (Voice over Internet Protocol), tecnologia que permite a realização de chamadas de voz e vídeo pela internet, que melhora a qualidade do áudio e mantém a ligação estável. A mudança já foi implementada na grande maioria das estruturas, sendo que as restantes têm previsão de conclusão em abril de 2025.

Serviços próprios passam a aplicar imunobiológicos

Em 2024, a CASSI passou a oferecer a aplicação de medicamentos imunobiológicos em serviços próprios, após adequações dos espaços para a realização do procedimento. As CliniCASSI Tijuca e Copacabana, no Rio de Janeiro, e a CliniCASSI Brasília, no Distrito Federal, começaram a realizar o procedimento ao longo do ano e o resultado impulsionou a expansão para outras cinco CliniCASSI, que se prepararam para começar a oferecer o serviço em 2025: Aflitos (PE), Curitiba (PR), Jabaquara (SP), São Luís (MA) e Fortaleza (CE).

A opção por realizar o tratamento em serviços próprios se deve às condições clínicas relevantes desses pacientes, imunodeprimidos, para os quais as equipes de atenção primária das CliniCASSI conseguem melhor coordenação do cuidado e, assim, promover melhoria na qualidade de vida.

Para viabilizar essa iniciativa, a CASSI iniciou a compra direta de medicamentos junto aos fornecedores. Estima-se que a negociação direta com fornecedores deva reduzir significativamente o custo com o tratamento em relação ao realizado na rede credenciada. A redução média das despesas com os participantes que receberam o tratamento nas CliniCASSI foi de 51,3% em comparação ao atendimento prestado na rede credenciada. A implantação nas demais CliniCASSI ocorrerá à medida que a estrutura for adaptada, pois os medicamentos necessitam de ambiente, refrigeração e estrutura adequados.

O que são esses medicamentos

Os imunobiológicos aplicados pelas CliniCASSI são usados para tratamento de doenças autoimunes, reumáticas, neoplasias e inflamatórias, como artrite reumatoide, psoríase, doença de Crohn, espondilite anquilosante, entre outras – com diretrizes de utilização definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com cobertura obrigatória, e que a Anvisa autoriza aplicação em serviços ambulatoriais, conforme descrito na bula. Os imunobiológicos de uso restrito em ambiente hospitalar não estão disponíveis nas CliniCASSI. Vacinas, por exemplo, não estão incluídas.

Onde o serviço será oferecido inicialmente

CliniCASSI Brasília - DF | CliniCASSI Aflitos – PE | CliniCASSI Curitiba – PR | CliniCASSI Jabaquara – SP | CliniCASSI São Luís - MA | CliniCASSI Fortaleza – CE | CliniCASSI Tijuca – RJ | CliniCASSI Copacabana - RJ

Ampliado atendimento de saúde em ambientes BB e coligadas

A CASSI intensificou, em 2024, ações para aproximação com os funcionários da ativa do Banco do Brasil com a instalação de salas de atendimento nos locais de trabalho desse público. Em julho de 2024, inaugurou posto avançado de atendimento no prédio da Previ, no Rio de Janeiro. O local conta com dois consultórios e equipe composta por médico, enfermeiro, nutricionista e psicólogo, que atuam como uma extensão da CliniCASSI Copacabana. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos cinco primeiros meses realizou 2.555 atendimentos.

A presença em espaços ligados ao funcionalismo BB também é uma das estratégias para vincular o participante a uma equipe de atenção primária, permitindo o acompanhamento contínuo da saúde. Nesse sentido, a CASSI iniciou a preparação para implantar mais dois serviços em estruturas do Banco do Brasil em Brasília, nos edifícios Sede III e na Sede IV. O Edifício Sede BB, por sua vez, já conta com uma CliniCASSI desde 2018, que deverá ser ampliada em 2025.

2.555
atendimentos
média de 511 por mês,
no ambulatório da Previ

Postos de atendimento previstos para inauguração em 2025: Edifícios Sede III e Sede IV, em Brasília

APS se aproxima da saúde ocupacional do BB

A CASSI avançou em 2024 na integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e as ações desenvolvidas por meio do convênio específico com o Banco do Brasil para cuidar da saúde do trabalhador no BB. O objetivo é oferecer cuidado integral aos funcionários do Banco do Brasil e das coligadas, e promover saúde e bem-estar dos funcionários no modelo de atuação da APS desenvolvido nas CliniCASSI. Com isso, médico do trabalho e equipe da APS podem atuar de forma conjunta para aprofundar o conhecimento sobre a pessoa e, consequentemente, o cuidado. Esse modelo já foi aprovado pelo BB e será implantado no Exame Periódico de Saúde (EPS) 2025.

A estratégia de atuação no EPS foi aprimorada, permitindo que as condições de saúde identificadas sejam monitoradas pelas equipes de saúde, incluindo o acompanhamento de funcionários com resultados alterados em saúde mental e aqueles que sinalizam o uso de substâncias e aceitam acompanhamento especializado. Além disso, os exames complementares passaram por ajustes para abranger um público maior de funcionários, possibilitando a detecção precoce de condições de saúde e um acompanhamento mais eficaz.

Em parceria com o BB, a CASSI também aprimorou o processo de enquadramento de pessoas com deficiência. Agora, os profissionais da Saúde Ocupacional passarão a usar um formulário semelhante ao Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM), permitindo que se familiarizem com o instrumento até sua implementação. Essa abordagem busca enquadramento mais abrangente e humanizado, considerando não apenas o diagnóstico clínico, mas também o impacto biopsicossocial na vida do funcionário.

Atendimentos de saúde ocupacional a funcionários BB

95 mil
exames ocupacionais realizados

83 mil
exames de EPS/CHECKUP

1,3 mil
exames admissionais para os candidatos aprovados no último concurso do Banco do Brasil

51 mil
vacinados contra gripe com a dose quadrivalente

46 mil
membros na plataforma de bem estar e atividade física

15 mil
engajados na plataforma de psicoterapia online