
 
                 
                    O Relatório 2024 está em votação, de 15 a 26 de maio. Participam funcionários
                        da
                        ativa e aposentados do BB associados à CASSI em situação regular no plano em 31 de
                        dezembro.
                        Veja, logo abaixo, como votar ou acesse o passo a passo aqui.
                        Use o menu para acessar o documento, os vídeos das apresentações do Relatório pela Diretoria e
                        as notícias sobre os eventos em diferentes capitais.
                    

 
        
                         
                    
Votação
                        De 15 a 26 de maio de 2025, o Relatório 2024 será submetido a apreciação dos funcionários da
                        ativa e aposentados do Banco do Brasil associados à CASSI em pleno gozo de seus direitos junto
                        ao Plano de Associados em 31/12/2024.
                        As orientações para participar serão divulgadas próximo ao período de votação.
                    
Como votar
Painel de votação
Apresentação

Mensagem da Diretoria Executiva
Prezados Associados da CASSI,
                                    A saúde suplementar vive um momento de incertezas quanto à sua sustentabilidade. Nos
                                    últimos 10 anos, os custos médios de assistência à saúde subiram cerca de 130%,
                                    enquanto o IPCA acumulado no mesmo período não chegou a 65%.
                                    Esse aumento de despesas assistenciais é decorrente de uma combinação entre a
                                    inflação da saúde...
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Apresentação

Mensagem do Conselho Deliberativo
Prezados Associados,
                                    A CASSI completou 80 anos em 2024. Desde a sua fundação, a realidade da Atenção à
                                    Saúde no Brasil alterou se significativamente, evoluindo nos requisitos, protocolos
                                    e técnicas de prevenção, reabilitação e cura. Essa
                                    evolução proporcionou melhor qualidade de vida aos nossos associados e familiares e
                                    o aumento substancial...
                                
Ler mensagem na íntegra
Apresentação

Expediente
Conselho Deliberativo:
                                    Graça Machado
                                    Presidente
                                    Gilmar José dos Santos
                                    Vice-presidente
                                    Mariana Pires Dias
                                    Titular
                                
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MENSAGEM DA DIRETORIA EXECUTIVA
Prezados Associados da CASSI,
                        A saúde suplementar vive um momento de incertezas quanto à sua sustentabilidade. Nos últimos 10
                        anos, os
                        custos com assistência à saúde subiram 130%, enquanto o IPCA acumulado no mesmo período não
                        chegou a 65%.
                        Esse aumento de despesas assistenciais resulta da combinação de diversos fatores, entre os quais
                        destacamos:
                        Nesse cenário, os planos de saúde têm sustentado suas operações com os ganhos provenientes de
                        aplicações
                        financeiras e com o reajuste das mensalidades, aplicado anualmente com base em cálculos
                        atuariais.
                        No caso do Plano de Associados da CASSI, o reajuste anual corresponde ao percentual de
                        atualização salarial, em
                        patamares bem inferiores aos da inflação do setor de saúde. Por essa razão, o Plano de
                        Associados é estruturado
                        de forma diversa dos planos de saúde comercializados pelas operadoras de mercado. Os planos de
                        mercado
                        atualizam suas receitas com base na inflação da saúde e em projeções atuariais de suas despesas
                        assistenciais, de
                        modo a obterem superávits anuais sucessivos. O Plano de Associados, por sua vez, trabalha em
                        regime plurianual,
                        acumulando reservas nos anos subsequentes à mudança do percentual de contribuição (modelo de
                        custeio), para
                        consumo gradativo dessas reservas nos anos posteriores.
                        Devido a essa característica de seu regime financeiro, o Plano de Associados da CASSI, assim
                        como acontece em
                        todas as operadoras de saúde que atualizam suas receitas com base no percentual de aumento
                        salarial, deve
                        ter seu desempenho financeiro analisado ao longo de todo o período iniciado a partir da última
                        reforma no seu
                        modelo de custeio. Ou seja, o horizonte temporal para efeito da análise de desempenho financeiro
                        da CASSI
                        começa em 2019, quando ocorreu nossa última reforma de estatutos.
                        Nesse período (2019-2024), a despeito das dificuldades enfrentadas pelo segmento de saúde
                        suplementar, as
                        estratégias e ações adotadas pela CASSI permitiram-lhe acumular um superávit de quase R$ 1,7
                        bilhão. A eficácia
                        de nossa atuação fica ainda mais evidenciada quando consideramos que, para o mesmo intervalo de
                        tempo (2019-
                        2024), estava projetado um déficit de R$ 765 milhões.
                        Tal resultado somente foi possível por termos atuado com a convicção de assegurar a todos os
                        nossos associados
                        e seus familiares a adequada assistência às suas necessidades de saúde, com responsabilidade e
                        diligência,
                        indispensáveis à sustentabilidade econômico-financeira da instituição. Na gestão de serviços de
                        saúde, a melhor
                        equação é dispensar o cuidado necessário, na medida exata das necessidades de cada indivíduo.
                        Por isso é tão
                        importante fazer com que o processo de autorizações de procedimentos observe criteriosamente a
                        medida exata
                        da necessidade de cada indivíduo.
                        A CASSI é guiada pelo firme propósito de promover a saúde do associado e de seus familiares em
                        todas as fases
                        da sua vida. Para tanto, é necessário incentivar a promoção da saúde e prevenção de doenças, com
                        acesso rápido
                        ao cuidado, diagnóstico precoce e com tratamento adequado.
                        Esse é o nosso compromisso. E é com essa convicção que apresentamos o Relatório CASSI de 2024. O
                        documento reúne
                        informações importantes que demonstram o comprometimento da direção da CASSI com a excelência no
                        atendimento,
                        a eficiência na gestão de recursos e a inovação. Assim, destacamos os principais avanços da
                        gestão em 2024:
                        Expandimos a Atenção Primária à Saúde (APS)
                        Orientados pela visão de futuro de ser o parceiro preferencial na promoção e no cuidado da saúde
                        do associado e
                        de seus familiares, as nossas CliniCASSI registraram 657.375 consultas, um crescimento de 32,5%
                        em comparação
                        ao ano anterior. Além disso, houve 210.919 consultas por chamada de vídeo, via Telessaúde. O
                        esforço contínuo
                        para fortalecer e alavancar o nosso modelo de Atenção Primária à Saúde está refletido na redução
                        das consultas
                        em hospitais após a utilização do serviço de Telessaúde.
                        Aprimoramos a qualidade do atendimento próprio (CliniCASSI)
                        Como parte das ações para aumentar a efetividade dos serviços próprios, quatro novas CliniCASSI
                        foram entregues
                        em 2024: Copacabana, São Paulo Jabaquara, São Luís e Belém. Elas juntam-se às CliniCASSI
                        Brasília e Fortaleza
                        para integrar a nossa rede de Atendimento integrado, com atendimento mais amplo e mais moderno.
                        Nelas,
                        além das equipes de atenção primária à saúde, estão disponíveis salas de medicação, pequenos
                        procedimentos
                        cirúrgicos, exames laboratoriais e atendimento para determinadas especialidades médicas, como
                        cardiologia,
                        endocrinologia, ginecologia, psiquiatria e pediatria.
                        Brasília e São Paulo Jabaquara já oferecem atendimentos aos sábados, ação que será
                        gradativamente expandida
                        para outras localidades. Para 2025, estão previstas reformulações de mais sete CliniCASSI:
                        Salvador, Vitória, São
                        Paulo Avenida Paulista, Niterói, Porto Alegre, João Pessoa e Maceió.
                        Avançamos na estruturação de novos serviços nas CliniCASSI
                        Iniciativas como a aplicação de imunobiológicos nas CliniCASSI e a compra direta dessas
                        medicações junto à indústria
                        farmacêutica geraram avanços significativos no gerenciamento do cuidado dos pacientes
                        imunodeprimidos, com uma
                        redução de 51,3% nas despesas com o tratamento dos participantes que receberam essas medicações
                        nos serviços da
                        CASSI. Manter um portifólio de serviços diversificado e de alta qualidade é essencial para a
                        sustentabilidade da CASSI.
                        Nesta agenda, iniciamos projetos de parcerias com outras operadoras de autogestão, também para
                        aplicação
                        de medicamentos imunobiológicos, nesse caso alcançando uma redução de 32% nos custos do serviço.
                        Está
                        projetada também a realização de terapias especializadas para pessoas com Transtorno do Espectro
                        Autista (TEA)
                        em parceria com outras operadoras de autogestão.
                        Estudamos nossa população e oferecemos cuidado adequado
                        As ações de ampliação da oferta de serviços, traduzidas em melhorias das CliniCASSI, estão
                        embasadas no conhecimento
                        das necessidades de saúde de nossa população. Estudos científicos aprofundados, com base no
                        histórico de nossos
                        associados e familiares, permitiram a identificação dos participantes com hipertensão,
                        dislipidemia e diabetes, bem
                        como aqueles que poderão vir a desenvolver essas doenças diretamente associadas ao risco
                        cardiovascular, que é
                        a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo. A partir dessas informações, nossas
                        CliniCASSI planejaram
                        iniciativas de cuidado dessas pessoas, que já estão sendo contatadas para acompanhamento e
                        prevenção. Isso permitirá
                        evitar agravo de condições crônicas, resultando, simultaneamente, em melhor qualidade de vida e
                        em gastos mais
                        equilibrados com procedimentos ambulatoriais, diagnósticos e internações.
                        Também em 2024 desenvolvemos ações para prevenção e controle do câncer de mama, a partir da
                        identificação
                        de indivíduos com diagnóstico da doença, bem como pela estimativa de quem tem probabilidade de
                        desenvolver
                        câncer no futuro. A aplicação de inteligência analítica e tratamento de dados por uma equipe
                        qualificada resulta
                        num método capaz de identificar participantes com maiores chances de utilização futura dos
                        serviços de saúde,
                        podendo prevenir o adoecimento e controlar a variação das despesas assistenciais.
                        Em 2024, a CASSI passou a ser procurada por outras operadoras de autogestão interessadas em
                        aprender sobre a
                        gestão do risco populacional. No mesmo período, ganhou destaque em dois congressos
                        internacionais e em quatro
                        nacionais, para apresentação dos principais resultados de base populacional. Dispor de dados
                        mais específicos é
                        fundamental para a tomada de decisão com o objetivo de melhorar a gestão dos recursos. A partir
                        dos estudos
                        8
                        populacionais e epidemiológicos a CASSI poderá aprimorar seu modelo de atuação, estimulando a
                        promoção da
                        saúde e a prevenção de doenças, com base nas propensões e nas reais necessidades dos
                        participantes, em vez de
                        atuar exclusivamente na cura, quando a doença se manifestar.
                        Acreditamos em tecnologia para impulsionar a inovação
                        O rápido avanço da inteligência artificial (IA) permitiu o desenvolvimento de ações inovadoras
                        que aceleraram
                        a análise de procedimentos e contribuíram para a prevenção de fraudes. Em 2024, mais de 232 mil
                        autorizações
                        foram feitas por meio de IA, o que acelerou vigorosamente o tempo de resposta.
                        A Inteligência Artificial está sendo utilizada também no controle da utilização dos serviços da
                        CASSI, identificando
                        situações que exijam avaliação individualizada e acompanhamento pormenorizado. O objetivo é
                        combater o mau
                        uso do plano e o cometimento de irregularidades, tanto por parte dos participantes dos nossos
                        planos de saúde,
                        quando por parte dos prestadores de serviços – hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais
                        de saúde.
                        Rede Credenciada
                        A Diretoria da CASSI considera que nossa rede credenciada é um importante ativo da CASSI. A
                        capilaridade e a
                        magnitude de nossa rede não são igualadas por nenhuma operadora, razão pela qual devemos
                        gerenciar esse
                        ativo de forma estruturada e eficaz, trabalhando pela sua modernização e qualificação.
                        Em 2024 nossa rede alcançou 29.016 prestadores. Ainda temos carência de atendimento em algumas
                        regiões,
                        situação que requer atenção especial desta Diretoria. Em razão disso, em 2024 fizemos amplo
                        mapeamento
                        das necessidades de credenciamento e iniciamos a prospecção e contato com novos prestadores de
                        serviços nas
                        regiões com carência de atendimento.
                        Além disso, implantamos aplicativo de avaliação da qualidade dos prestadores de serviço, o que
                        nos permitirá
                        indicar os melhores profissionais, clínicas e hospitais a partir da opinião dos próprios
                        participantes.
                        Assessoria ao associado e familiares
                        Implementamos na nossa Central de Atendimento o serviço de Assessoria ao Participante, o qual
                        visa acompanhar
                        e orientar o associado e seus familiares durante o processo de autorização de procedimentos, em
                        especial, de
                        cirurgias e internações. Sempre que houver divergência técnica entre o médico assistente e a
                        CASSI, entraremos
                        em contato com o médico assistente, para intermediação, e com o participante, para
                        esclarecimento e orientação.
                        Pessoas: um dos nossos principais ativos
                        Nossas ações em 2024 só foram possíveis porque priorizamos o desenvolvimento de um dos nossos
                        ativos mais
                        importantes: as pessoas. Desenvolvemos um Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão,
                        fundamental para
                        reafirmar a CASSI como instituição que respeita e valoriza a diversidade. Investimos também em
                        treinamento
                        das equipes de saúde, visando o aprimoramento técnico dos profissionais dedicados ao cuidado.
                        Além disso, a
                        capacitação teve como um dos grandes focos o treinamento de profissionais das CliniCASSI,
                        Unidades, Central
                        0800 e colaboradores da Sede para promover um acolhimento adequado aos diferentes públicos
                        atendidos pela
                        CASSI, além das sessões especializadas para a qualificação técnica do manejo clínico.
                        Esse investimento em capacitação não apenas elevou a qualidade do atendimento, como também
                        trouxe
                        reconhecimento ao trabalho realizado. A Central 0800 conquistou o Prêmio Cliente S.A 2024, com o
                        Troféu Prata
                        na categoria Líder em Projeto de Treinamento e Desenvolvimento, e o Prêmio Smart Customer 2024,
                        com o Troféu
                        Bronze na categoria Treinamento e Capacitação. Além disso, a CASSI, pelo quinto ano consecutivo,
                        foi reconhecida
                        como um lugar incrível para se trabalhar, prêmio concedido pela FIA/USP.
                        Revisamos a nossa estratégia para os próximos cinco anos
                        Iniciamos no segundo semestre de 2024 a reformulação da estratégia corporativa da CASSI, por
                        meio de um
                        processo participativo, apoiado por consultoria especializada, que resultou na revisitação dos
                        nossos principais
                        direcionadores estratégicos e na formatação e definição de agendas prioritárias que nortearão os
                        nossos esforços
                        9
                        e decisões nos próximos cinco anos. A revisão da estratégia consolida a relevância de estar
                        atualizado e alinhado
                        às tendências de mercado e às expectativas dos nossos participantes, nossos orientadores
                        estratégicos, além de
                        fortalecer nossos objetivos e valores.
                        Aumentamos nossa eficiência
                        Assim como realizado em 2023, otimizamos as nossas despesas administrativas, sempre priorizando
                        a qualidade
                        e a eficiência, o que resultou em uma redução de R$ 73,4 milhões em relação ao valor orçado para
                        2024. O Índice
                        de Eficiência da CASSI, que mede quanto das receitas é consumido por despesas administrativas,
                        atingiu 6,9% em
                        2024, se mantendo bem inferior à média das demais operadoras de autogestões e do setor de saúde
                        suplementar.
                        Quanto menor esse percentual, mais eficiente é a operadora.
                        Fortalecemos o nosso compromisso com a sustentabilidade econômico-financeira
                        O consumo das reservas brutas da CASSI foi de 5,5% em 2024. Ao final do ano, as reservas
                        atingiram R$
                        3,172 bilhões, montante que supera em R$ 995,3 milhões as exigências de ativos garantidores da
                        ANS. Graças
                        às ações de otimização e aumento de receitas nos últimos anos, as reservas do Plano de
                        Associados foram
                        prolongadas, alcançando ao final de 2024 o total de R$ 1,52 bilhão, superando a projeção de R$
                        801 milhões
                        negativos acumulados para o mesmo período, calculada atuarialmente em 2019, quando o atual
                        modelo de
                        custeio foi aprovado.
                        Com esses esforços de gestão, a CASSI encerrou o exercício em conformidade com os principais
                        indicadores
                        econômico-financeiros acompanhados pela ANS, com destaque para os seguintes resultados:
                        Patrimônio
                        Social positivo de R$ 1.594,6 milhões; suficiência de R$ 656,4 milhões para cumprimento do
                        capital
                        regulatório exigido pela ANS; Capital Circulante Líquido (CCL) positivo de R$ 1.366,9 milhões;
                        suficiência de
                        ativos garantidores de R$ 995,3 milhões.
                        Avançamos nas cobranças das contribuições Patronais e Pessoais sobre Reclamatórias
                            Trabalhistas
                        Seguindo os preceitos estabelecidos no Estatuto Social e no Regulamento do Plano Associados
                        (RPA), a
                        CASSI efetuou a cobrança de contribuições patronais e pessoais devidas sobre verbas
                        remuneratórias pagas a
                        associados em decorrência de reclamatórias trabalhistas e acordos judiciais e extrajudiciais.
                        Como resultado,
                        o Banco do Brasil reconheceu contribuições patronais devidas à CASSI de R$ 339,2 milhões, em
                        dezembro
                        de 2023, corrigidas pela taxa Selic, além de outros R$ 20,3 milhões em contribuições
                        remanescentes,
                        reconhecidas em dezembro de 2024.
                        Ao efetuar o pagamento das referidas contribuições patronais, o Banco do Brasil deu ciência à
                        CASSI sobre
                        os associados que receberam as verbas remuneratórias, as bases de cálculo das contribuições
                        devidas e as
                        documentações comprobatórias, o que possibilitou a cobrança das respectivas contribuições
                        pessoais, de
                        cerca de 38 mil participantes do Plano Associados, totalizando R$ 174,2 milhões em 2024. Foram
                        oferecidas
                        opções de quitação à vista ou parcelada, em observância às regras estatutárias e regulamentares.
                        Essas
                        contribuições, além de devidas e previstas estatutariamente, são fundamentais para a
                        sustentabilidade
                        econômico-financeira do Plano.
                        A Diretoria Executiva reafirma seu compromisso com a geração substancial de valor aos seus
                        associados
                        e familiares e a sustentabilidade econômico-financeira do Plano Associados, acreditando no
                        potencial da
                        CASSI como maior operadora de autogestão em saúde do Brasil. É para isso que seguiremos
                        trabalhando
                        fortemente em 2025, governança e áreas técnicas alinhadas nesse mesmo propósito, que se
                        traduzirá em
                        melhor experiência nas nossas CliniCASSI, mais bem equipadas e resolutivas, e na rede
                        credenciada, que
                        seguirá sendo ampliada especialmente no interior.
                    
MENSAGEM DO CONSELHO DELIBERATIVO
 Prezados Associados,
                        A CASSI completou 80 anos em 2024. Desde a sua fundação, a realidade da Atenção à Saúde no
                        Brasil alterou
                        se significativamente, evoluindo nos requisitos, protocolos e técnicas de prevenção,
                        reabilitação e cura. Essa
                        evolução proporcionou melhor qualidade de vida aos nossos associados e familiares e o aumento
                        substancial
                        da expectativa de vida.
                        Em contrapartida, os modelos de financiamento da Saúde Suplementar no Brasil não acompanharam a
                        evolução dos modelos de Atenção à Saúde, o que resulta em momentos de desequilíbrio econômico
                        financeiro, a depender do modelo de financiamento, seu ciclo e seu mecanismo de recomposição da
                        receita.
                        Em 2024, o aumento das despesas com assistência à saúde e a baixa taxa de renovação da carteira
                        de usuários
                        dos planos foram determinantes para os resultados das operadoras de saúde. A CASSI também sofreu
                        os
                        efeitos dessa conjuntura, razão pela qual alguns esclarecimentos são fundamentais. Em primeiro
                        lugar
                        é preciso entender que o percentual de reajuste das receitas do Plano de Associados é muito
                        inferior ao
                        aumento das despesas assistenciais e à inflação da saúde, o que traz desafios adicionais para a
                        manutenção
                        do equilíbrio econômico-financeiro em comparação com os planos de mercado.
                        Apesar das dificuldades, seguimos atuando como sempre, guiados pelo compromisso com a qualidade
                        de
                        vida dos nossos associados e a sustentabilidade econômico-financeira da CASSI. Em 2024 as
                        decisões do
                        Conselho Deliberativo foram pautadas por premissas fundamentadas no amplo debate, na
                        transparência, na
                        responsabilidade corporativa e na busca por soluções que visaram ampliar e aprimorar a
                        assistência à saúde
                        de todos os associados e capazes de superar os desafios que se apresentaram.
                        Nesse contexto a CASSI demonstrou compromisso com seu propósito realizando os investimentos
                        necessários
                        na ampliação dos serviços próprios e implementando medidas adequadas para a perenidade da
                        operadora.
                        Avançamos na estratégia de expansão da Atenção Primária à Saúde, que se fortalece à medida que
                        tomamos
                        decisões cada vez mais baseadas em dados. É esse um dos principais objetivos da intensificação
                        dos estudos
                        populacionais, que contam com corpo técnico qualificado e uso de inteligência artificial para
                        projeção de
                        cenários de adoecimento futuros que podem ser revertidos ou evitados.
                        Destacamos como marco histórico do sistema de saúde nacional a construção coletiva, com a
                        participação do
                        público-alvo de todo o país, da Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência, a
                        qual assegura aos
                        nossos Associados e seus familiares a assistência integral, levando em conta todas as suas
                        necessidades em saúde.
                        Aprovamos a revisão do Planejamento Estratégico que norteará a CASSI entre 2025 e 2029. Os
                        direcionadores
                        apresentados permitirão à Caixa de Assistência promover a saúde do participante em todas as
                        fases da sua
                        vida e ser a parceira preferencial na promoção e no cuidado da saúde.
                        Diante de todo o exposto, o Conselho Deliberativo recomenda a aprovação do Relatório Anual 2024
                    
Expediente
Conselho Deliberativo
Conselho Fiscal
Diretoria Executiva
Edição, redação e arte
Coordenação de conteúdo
Resultados
Aqui você encontra balanço conforme as regras contábeis brasileiras e os fatos que impactaram o resultado da CASSI em 2024.
Análise Econômica-financeira
Demonstrações Contábeis
                         
                    
Pareceres
 
                    
Conselho
                            Deliberativo 
                    
 
                    
Conselho
                            Fiscal 
                    
 
                    
Relatório do
                            Auditor Independente 
                    
Notícias

26 DE MAIO
Em votação histórica, associados aprovam o Relatório 2024
Na votação com maior participação de votantes dos últimos cinco anos, o Relatório 2024 foi aprovado...
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15 DE MAIO
Apresentação em SP abre espaço para balanço da assistência no Estado
A apresentação dos resultados de 2024 realizada na capital paulista...
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15 DE MAIO
Fortaleza (CE) fecha o ciclo de apresentações do Relatório 2024 aos associados
Cerca de 200 participantes acompanharam a última apresentação do Relatório 2024...
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9 DE MAIO
Associados do Rio de Janeiro tiram dúvidas sobre Relatório Anual 2024
O Edifício Sedan, no Centro do Rio de Janeiro, foi o local escolhido para reunir os...
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9 DE MAIO
Associados de MG conhecem avanços nos estudos de risco populacional da CASSI
Saber que a CASSI estuda sua população e que fará ações concretas com base nesse conhecimento é...
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8 DE MAIO
Associados aposentados de Porto Alegre (RS) repercutem informações do relatório 2024
Os participantes aposentados do Rio Grande do Sul mostraram o interesse em conhecer os resultados da...
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8 DE MAIO
CASSI apresenta Relatório Anual 2024 em Belém e reforça compromisso com transparência e qualidade no atendimento
A capital paraense foi a sexta cidade a receber a diretoria da CASSI para a apresentação das ações...
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29 DE ABRIL
Associados de Goiânia acompanham apresentação do Relatório Anual 2024
A segunda semana de apresentações do Relatório Anual da CASSI teve início...
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29 DE ABRIL
Em nova rodada de apresentação, CASSI reúne mais de 300 associados em Curitiba (PR)
A CASSI foi ao local de trabalho dos associados curitibanos, nesta segunda-feira (28/4)...
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23 DE ABRIL
Em Salvador, associados destacam “tranquilidade” pelo resultado positivo do período
Funcionários da ativa e funcionários do BB lotaram o auditório do prédio da Gepes de Salvador na manhã desta quarta-feira...
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23 DE ABRIL
Associados lotam auditório do BB em Recife para conhecer o Relatório 2024
Na quarta-feira (23/4), foi a vez dos associados pernambucanos conhecerem os resultados econômico-financeiros de 2024.
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10 DE ABRIL
Diretoria apresenta resultados para associados de Brasília
A Diretoria da CASSI iniciou nesta quarta-feira, 9 de abril, a série de apresentações que fará aos associados...
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02 DE ABRIL
Conheça o Relatório 2024
Este documento reúne as principais ações da gestão, para a melhoria da assistência oferecida aos associados à CASSI e seus familiares no último ano.
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Em votação histórica, associados aprovam o Relatório 2024
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02 DE ABRIL
Conheça o Relatório 2024
Este documento reúne as principais ações da gestão, para a melhoria da assistência oferecida aos associados à CASSI e seus familiares no último ano.
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26/5/2025
Em votação histórica, associados aprovam o Relatório 2024
Na votação com maior participação de votantes dos últimos cinco anos, o Relatório 2024
                                foi aprovado nesta segunda-feira, 26 de maio, com 80,5% dos votos válidos favoráveis.
                                Dos 70.030 votantes, dos quais 49.395 válidos (excluídos brancos e nulos) 39.773
                                responderam “SIM”, afirmando que o documento traduz a realidade da caixa de Assistência
                                no último ano, no que diz respeito à atuação financeira e às ações de gestão.
                                Veja na tabela a seguir mais detalhes sobre a votação, iniciada dia 15 de maio.
                            
| OPÇÕES DE VOTO | Nº VOTOS | 
|---|---|
| SIM | 39.773 | 
| NÃO | 9.622 | 
| BRANCOS | 9.527 | 
| NULOS | 11.108 | 
| TOTAL | 70.030 | 
15/5/2025
Apresentação em SP abre espaço para balanço da assistência no Estado
A apresentação dos resultados de 2024 realizada na capital paulista na quarta-feira, 14
                                de maio, lotou o auditório do Banco do Brasil na Avenida Paulista e abriu espaço também
                                para um balanço sobre a prestação de serviços da CASSI no Estado.
                                "A relação das CliniCASSI conosco tem sido muito próxima, os líderes sempre muito
                                empenhados em antecipar as ações de saúde para os funcionários da ativa. Tenho um médico
                                de família, que me acompanha e isso gera segurança. Quando vou fazer o checkup (exame
                                periódico oferecidos pelo BB aos funcionários), já estou com tudo encaminhado. Isso nos
                                permite falar de saúde na juventude para ter um envelhecimento saudável", destacou a
                                representante da Superintendência Estadual de Varejo do BB, Débora Fernandes Ramos,
                                ressaltando o papel das CliniCASSI no cuidado dos funcionários da ativa.
                                A nova CliniCASSI Jabaquara, que além de estrutura mais ampla e confortável, oferece
                                especialistas e terá ampliação de equipes para aumentar atendimentos, laboratório e
                                clínica de infusão de medicamentos estão entre as melhorias pra associados de São Paulo
                                registradas no Relatório 2024, lembrou o gerente da CASSI em São Paulo, Marcelo Callai.
                                "Precisamos agora lotar a CliniCASSI e em breve teremos outra remodelada", anunciou ele,
                                se referindo à nova estrutura para receber os serviços da zona Oeste da capital.
                                A apresentação foi feita pelo presidente da CASSI, Claudio Said, e pelo diretor de
                                Planos e Relacionamento com Clientes, Alberto Alves Júnior. O evento teve transmissão ao
                                vido para todo o país e permitiu a participação de associados também de outros estados,
                                como Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro e Bahia. Entre os mais de 150 presentes no
                                auditório estavam gestores do Banco do Brasil, lideranças de entidades representativas
                                dos funcionários, conselheiros de usuários e conselheiros deliberativos da
                                CASSI.
                                VOTAÇÃO
                                O encontro antecedeu o início da votação no Relatório (aberta de 15 a 26 de maio), e
                                serviu para os associados defenderem a participação de todo Corpo Social. "Votar no
                                Relatório é exercer nosso direito e cuidar dessa casa tão importante para cada um de
                                nós", disse a representante da Super Varejo SP.
                                "Esse relatório mostra muito bem a realidade da nossa CASSI, tudo que foi feito no
                                último ano. Ter a casa cheia demonstra a importância da CASSI nas nossas vidas. Todos
                                somos proprietários dessa caixa de assistência, fazemos uso dela e queremos que se
                                permaneça saudável por muitos anos para nos atender. Ver o interesse dos associados, ao
                                virem aqui, nos dá força no papel de apoiar a governança", disse a conselheira Beatriz
                                Garbelini, que representou o Conselho Deliberativo no evento.
                                "O resultado foi satisfatório, sabemos que o custo da saúde é alto. Vejo que a
                                Instituição tem um projeto muito grande e precisa do nosso apoio, porque é necessária
                                para todos nós. Cada associado deve analisar o documento e se manifestar", recomendou o
                                presidente da Associação de Funcionários Aposentados do Banco do Brasil (AFBB),
                                Francisco dos Santos Filho.
                                "Foi importante termos aqui a presença do presidente, Said, e do diretor Júnior, para
                                detalhar o resultado. Entendo que muitos estão preocupados com a discussão do custeio,
                                que já começou, mas é importante separar os dois processos e o que iremos votar agora é
                                se o que está sendo apresentado é fidedigno ao que foi feito. O resultado deu negativo
                                por uma situação estrutural e se o Relatório é fidedigno, aprovamos", falou o
                                coordenador do Conselho de Usuários da CASSI em SP, Thiago Eloi Onofre. 
                                Votação
                                A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto
                                pelos seguintes canais:
                                • App CASSI
                                • Site da CASSI
                                • Terminais de Autoatendimento do BB
                                • SISBB, para associados da ativa
                                Dúvidas sobre o Relatório podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.
                            
15/5/2025
Fortaleza (CE) fecha o ciclo de apresentações do Relatório 2024 aos associados
Cerca de 200 participantes acompanharam a última apresentação do Relatório 2024 realizada
                                no Ceará, nesta quarta-feira (14/5). O diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de
                                Atendimento, Fernando Amaral e o gerente Executivo de Finanças Flavio de Andrade Ribeiro
                                foram os responsáveis por pontuar cada resultado da gestão do último ano. Além deles,
                                também estiveram presentes para reforçar a importância de conhecer as ações da CASSI e
                                votar no Relatório, a superintendente do Banco do Brasil no Ceará, Priscila Requejo, a
                                gerente da CASSI Ceará, Izabel da Silveira e o coordenador do Conselho de Usuários do
                                Ceará, Roberval Araújo de Holanda.
                                A apresentação conseguiu esclarecer os associados sobre o resultado econômico-financeiro
                                de 2024, que foi deficitário em R$ 470 milhões, mas que chegou a um patamar menor ao que
                                já era projetado. “Não podemos olhar esse resultado sem entender todo contexto. É
                                fundamental analisar todo o período desde a reforma estatutária. O atual modelo prevê um
                                tempo de acúmulo de reservas, seguido de uma fase de consumo dessas reservas. Estamos
                                exatamente nesse segundo momento, e com resultados ainda melhores do que o inicialmente
                                projetado”, afirmou. Flavio ressaltou ainda que, desde a reforma estatutária de 2019, o
                                resultado acumulado da CASSI é positivo, com superávit próximo de R$ 1,7 bilhão, graças
                                às ações de gestão que têm garantido a sustentabilidade do modelo vigente.
                                Ações positivas
                                Na plateia, estava a aposentada Irenilde Dantas Guedes, que tem uma história de quase 50
                                anos com a CASSI. A participante considera o plano de Associados uma mãe que esteve com
                                ela em boa parte da sua vida e da sua família, que também está na CASSI. Ela ficou feliz
                                em saber que a CliniCASSI, um espaço que conhece bem, teve aumento expressivo de
                                procura, pois isso mostra como os serviços oferecidos são fundamentais. “Eu tenho
                                consciência que usar a CliniCASSI para nós associados é o melhor. E na CliniCASSI
                                Fortaleza sou muito bem atendida e tenho todo apoio necessário”, relatou.
                                Dentre os pontos positivos do Relatório 2024, esteve o avanço na procura pelas
                                CliniCASSI. O diretor Fernando Amaral apresentou as principais ações de saúde que
                                permitiram à Instituição aprofundar o conhecimento sobre sua população e, com isso,
                                garantir um cuidado mais qualificado e personalizado nas CliniCASSI. O reflexo direto
                                desse trabalho foi o aumento expressivo de quase 32% na procura pelos serviços das
                                clínicas próprias. “Esse crescimento também está relacionado às melhorias estruturais e
                                operacionais implementadas nos últimos. E não apenas isso, em 2024, o índice de
                                satisfação com o atendimento presencial nas CliniCASSI alcançou 92%, superando com folga
                                a média de mercado, que gira em torno de 85%. Outras empresas de saúde têm buscado
                                conhecer nosso modelo de clínicas próprias. Isso é motivo de muito orgulho para nós”,
                                destacou Fernando Amaral.
                                Votação
                                A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto
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9/5/2025
Associados do Rio de Janeiro tiram dúvidas sobre Relatório Anual 2024
O Edifício Sedan, no Centro do Rio de Janeiro, foi o local escolhido para reunir os
                                associados cariocas que foram conhecer os resultados da CASSI no último ano. Foram cerca
                                de 90 participantes que puderam esclarecer dúvidas e acompanhar as ações de gestão que
                                foram fundamentais para permitir que a Caixa de Assistência siga cumprindo seu papel de
                                cuidar dos participantes em todas as fases da vida.
                                O diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede Atendimento, Fernando Amaral, foi o
                                responsável por apresentar as principais ações de saúde que permitiram a CASSI avançar
                                no conhecimento de sua população, e assim garantir um cuidado mais especializado nas
                                CliniCASSI, que tiveram um aumento de quase 32%.
                                O aumento de busca pela CliniCASSI segue os efeitos das diversas melhorias
                                implementadas, como nas novas estruturas e realocações de clínicas próprias, à exemplo
                                da CliniCASSI Copacabana. Além disso, em 2024%, o índice de satisfação com o atendimento
                                presencial nas CliniCASSI chegou a 92% . “Outras empresas de saúde querem conhecer como
                                funcionam as nossas clínicas próprias. Isso é motivo de muito orgulho pra nós, porque
                                nosso índice de satisfação está acima do mercado, que na média é 85%”, acrescentou o
                                diretor.
                                Atenta à todas as informações, a coordenadora do Conselho de Usuários do Rio de Janeiro,
                                Vania Romeo, reforçou que o atendimento nas CliniCASSI é modelo que todos devem conhecer
                                e destacou que os participantes precisam acompanhar os debates que visem avanços, já que
                                a CASSI é um plano de saúde diferenciado, que não visa lucro. “É importante que a gente
                                se envolva, participe e compre de verdade a ideia de se usar as CliniCASSI, para ter a
                                coordenação de nosso cuidado feita através da Atenção Primária à Saúde. Isso é um dos
                                pilares que visam manter nossa sustentabilidade”, pontuou.
                                Conhecer os números financeiros do ano, foi o que levou o gerente de Segmento da PSO-Rio
                                Sul Ronaldo Ribeiro, a acompanhar o evento até o final. Ele tem 25 anos de atuação no
                                Banco do Brasil, mesmo período que é cuidado pela CASSI. “Foi muito importante ter
                                acesso ao detalhamento dos dados econômicos-financeiros. Não apenas desses números, mas
                                de todas as ações que compõe esses resultados e o que tem sido planejado”, disse ao
                                contar que sua mãe também é CASSI, com o plano Família e que também foi interessante
                                conhecer os resultados dos planos familiares - Família e Essencial.
                                Durante a apresentação, o gerente Executivo de Finanças, Flavio de Andrade Ribeiro,
                                destacou que os planos familiares foram superavitários e que os índices de
                                sinistralidade, principal indicador da Agência Nacional Saúde (ANS) para calcular a
                                média de gastos com despesas assistenciais e o acúmulo de receitas, estão dentro das
                                estimativas, abaixo do percentual referência de 90%, enquanto o do Associados chegou a
                                113% em 2024. “Isso significa que a CASSI gastou 1,3% a mais do que arrecadou neste
                                período. Vale destacar que as linhas de planos familiares tem um reajuste diferente do
                                nosso e o plano de Associados não tem reajustes que acompanham o aumento de despesas
                                assistenciais”, contou. Ele lembrou, que desde a reformulação estatutária de 2019, a
                                CASSI vem acompanhando esse aumento de despesas, e já estava previsto uma fase de
                                acúmulo de receitas e depois déficit pelo plano de Associados não permitir novas
                                reservas. “No entanto, conseguimos resultados bem mais otimistas do que os projetados”,
                                disse.
                                Votação
                                A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto
                                pelos seguintes canais:
                                • App CASSI
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9/5/2025
Associados de MG conhecem avanços nos estudos de risco populacional da CASSI
“Saber que a CASSI estuda sua população e que fará ações concretas com base nesse
                                conhecimento é o recado mais importante de hoje”, resumiu o presidente, Claúdio Said,
                                finalizando a apresentação do Relatório 2024 para associados de Minas Gerais. Os avanços
                                na avaliação do risco populacional, que ganharam um capítulo do documento pela
                                relevância na atuação da CASSI, foi um dos destaques do encontro que lotou o auditório
                                do BB no Centro de Belo Horizonte na quinta-feira, 8 de maio.
                                Os estudos permitiram a identificação de 199,8 mil participantes com doenças crônicas
                                (34% da população CASSI), apontaram tendências de adoecimento dos associados e seus
                                familiares e resultaram na proposição de ações preventivas mais bem direcionadas e
                                eficientes, explicou o gerente executivo Frank Ney Sousa, que representou a Diretoria de
                                Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento no evento.
                                As doenças associadas ao risco cardiovasculares, (diabetes, hipertensão e dislipidemia)
                                e os cânceres (mama, próstata, cólon) são as que prevalecem e que estão sendo
                                priorizadas nas ações de prevenção e que visam evitar agravos. "Com essas informações e
                                com o apoio das tecnologias, a CASSI identifica associados e familiares com grande
                                probabilidade de desenvolver ou agravar doenças crônicas e passa a buscar esse público
                                para um acompanhamento pelos profissionais de saúde das CliniCASSI", explicou
                                Frank.
                                Além de permitir melhores resultados de saúde para os associados e familiares com
                                doenças crônicas cuidados nas clínicas próprias da CASSI, essa estratégia de cuidado
                                reduz o custo assistencial em relação à rede credenciada. “Ações em saúde com uma
                                população que conhecemos as necessidades trazem um benefício econômico na ordem de 25% a
                                30% em relação aos participantes que também fazem uso da rede da CASSI, mas não tem o
                                seu cuidado coordenado dentro da sua CliniCASSI”, exemplificou o gerente.
                                Eliana Angélica de Sousa, de 73 anos, que assistiu à apresentação, é uma das associadas
                                que confirmam o benefício de ser acompanhado pela CliniCASSI e percebe a diferença no
                                cuidado. Associada desde 1970, quando entrou no Banco, ela frequentava a assistência
                                médica oferecida dentro da agência, à época, e percebe o "avanço" que a criação das
                                CliniCASSI representou. “Sou super bem atendida, com o maior conforto, tenho o meu
                                médico de família e já sei que quando ele não tem agenda, também posso ser atendida por
                                outro profissional que terá o mesmo cuidado. Com a CliniCASSI aprendi que precisamos ter
                                consciência que precisamos ir ao médico para não ficar doente.”.
                                Transparência
                                O presidente da CASSI também explicou o porquê do resultado de 2024 ser deficitário em
                                R$ 470 milhões, mas o saldo dos cinco anos desde a última reforma estatutária ser
                                positivo em quase R$ 1,7 bilhão. "As ações de gestão permitiram prolongar a suficiência
                                do atual modelo de custeio aprovado em 2019”, pontuou.
                                Francisco Solano, funcionário do Centro de Operações de Crédito do BB (Cenop) saiu da
                                apresentação satisfeito em compreender o cenário atual da CASSI e considerou muito
                                positivo ver tantos colegas presentes. “É importante a gente saber como está o andamento
                                financeiro da CASSI. Fico feliz que a CASSI siga prosperando com seu modelo de cuidado.
                                Nesse sentido é muito importante o uso da CliniCASSI e o acompanhamento pela atenção
                                primária para seguirmos mantendo nossa Caixa de Assistência.”
                                Votação
                                A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto
                                pelos seguintes canais:
                                • App CASSI
                                • Site da CASSI
                                • Terminais de Autoatendimento do BB
                                • SISBB, para associados da ativa
                                Dúvidas sobre o Relatório podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.
                            
8/5/2025
Associados aposentados de Porto Alegre (RS) repercutem informações do relatório 2024
Os participantes aposentados do Rio Grande do Sul mostraram o interesse em conhecer os
                                resultados da CASSI no ano de 2024. Nesta quarta-feira (7/5), eles lotaram o auditório
                                da Associação dos Aposentados do Banco do Brasil do Rio Grande do Sul (AFFABB-RS), no
                                centro de Porto Alegre. A apresentação foi realizada pelos diretores de Risco
                                Populacional, Saúde e Rede de Atendimento, Fernando Amaral, e o de Administração e
                                Finanças, Hugo Pena Brandão.
                                Para quem acompanhou as informações, foi esclarecedor entender como a CASSI investe na
                                melhoria das estruturas das clinicas próprias, no reconhecimento da sua população por
                                meio de estudos e estratégias de cuidado, e no uso das tecnologias para o avanço nos
                                serviços de saúde, que geram mais agilidade e segurança aos participantes.
                                Ana Cristina Guimarães Dornelas é aposentada e participa do conselho de usuários de
                                Porto Alegre. Para ela, acompanhar os resultados do relatório é uma forma de fortalecer
                                a CASSI. Um dos temas que ela destaca, e reconhece bem no dia a dia como participante, é
                                o uso das CliniCASSI. “Vejo muitas vantagens em ser atendida pela CliniCASSI antes de
                                procurar um consultório da rede credenciada, porque o atendimento é focado na prevenção
                                e não gera custos a mais pra nós associados e também reduz despesas assistenciais da
                                CASSI”, conta ao informar que ela é o marido usam a CliniCASSI Porto Alegre Centro
                                Norte.
                                A grande participação do público de aposentados do RS foi destacada pelo coordenador do
                                Conselho de Usuários do RS, Celson Matte, que reforçou a importância deles estarem
                                presentes no evento para esclarecer dúvidas e entenderem a importância da votação do
                                relatório. “Nós precisamos entender para votar. A CASSI implementou várias ações para
                                aumentar receitas e reduzir custos. São ações muito boas, principalmente as que são
                                voltadas às eficiência operacional, com ajuda da Inteligência Artificial, o que
                                possibilitou maior controle à CASSI. Essas ações estruturantes nos levam a acreditar no
                                fortalecimento da sustentabilidade”, disse ao reforçar que os associados devem estar
                                atentos às informações corretas e compartilhar a verdade entre colegas para estimular o
                                máximo de participação na votação.
                                Os associados da ativa foram representados pelo superintendente do BB, Ricardo Luís
                                Sehn. Ele pontuou que todos os associados devem acompanhar o que seu plano de saúde vem
                                implementando. “Nos associados precisamos estar juntos, entendendo como os investimentos
                                estão sendo feitos. É fundamental ter acesso a essas informações e acompanhar as
                                reuniões com nossos diretores para que possamos seguir preservando e fortalecendo a
                                CASSI.”
                                Votação
                                A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto
                                pelos seguintes canais:
                                • App CASSI
                                • Site da CASSI
                                • Terminais de Autoatendimento do BB
                                • SISBB, para associados da ativa
                                Dúvidas sobre o Relatório podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.
                            
8/5/2025
CASSI apresenta Relatório Anual 2024 em Belém e reforça compromisso com transparência e qualidade no atendimento
A capital paraense foi a sexta cidade a receber a diretoria da CASSI para a apresentação
                                das ações e dos números do Relatório Anual – 2024. O encontro contou com a presença de
                                representantes do Banco do Brasil, do Conselho de Usuários, de entidades e de
                                associados, que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre as informações
                                do relatório e fazer sugestões — entre elas, a ampliação do horário de funcionamento da
                                CliniCASSI Pará, que, segundo explicou o presidente da CASSI, Claudio Said, já está em
                                fase final para implantação.
                                A superintende regional do Banco do Brasil, que abrange o Estado do Pará e do Amapá,
                                Natália Parente Araujo, lembrou da importância da diretoria da CASSI estar presente
                                apresentando e explicando o relatório anual. “É uma alegria estar recebendo para falar
                                sobre o relatório da CASSI que é um ativo importante para os funcionários do banco. A
                                CASSI é importante não só para os funcionários, mas para toda família. Aqui no Pará, só
                                temos elogios quanto aos serviços da CASSI e da CliniCASSI”, ressaltou.
                                Durante a apresentação, o presidente da CASSI, Claudio Said, destacou a importância da
                                transparência na divulgação dos dados financeiros e falou sobre os desafios enfrentados
                                pela Caixa de Assistência. “Apesar dos avanços significativos, ainda enfrentamos um
                                déficit operacional que exige atenção e responsabilidade. Em 2024, trabalhamos para
                                reduzir esse impacto com medidas de eficiência e controle de custos, sem comprometer a
                                qualidade do atendimento aos nossos associados”, afirmou Said. Ele reforçou que a
                                sustentabilidade da CASSI passa pelo compromisso coletivo de gestão e uso consciente dos
                                serviços oferecidos.
                                Já o diretor de Rede de Atendimento, Júnior, enfatizou os investimentos na ampliação e
                                qualificação da rede credenciada em todo o país, inclusive na região Norte. “Temos
                                buscado constantemente ampliar a rede, prezando pela qualidade e pela proximidade do
                                atendimento aos nossos participantes. Nosso objetivo é claro: fazer da CASSI a melhor
                                autogestão em saúde do Brasil. E isso passa por ouvir os associados, como estamos
                                fazendo aqui em Belém”, afirmou. Ele lembrou ainda que o reconhecimento dos
                                participantes e os altos índices de satisfação reforçam que a CASSI está no caminho
                                certo.
                                A votação do Relatório Anual terá início em 15 de maio e poderá ser feita, pelos
                                associados, até 26 de maio, pelo APP CASSI, site da CASSI, Terminais de Autoatendimento
                                do BB, ou pelo SISBB, apenas para funcionários da ativa.
                                Votação
                                A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto
                                pelos seguintes canais:
                                • App CASSI
                                • Site da CASSI
                                • Terminais de Autoatendimento do BB
                                • SISBB, para associados da ativa
                                Dúvidas sobre o Relatório podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.
                            
29/4/2025
Associados de Goiânia acompanham apresentação do Relatório Anual 2024
A segunda semana de apresentações do Relatório Anual da CASSI teve início com a
                                participação dos associados de Goiânia, na segunda-feira (28), em evento realizado no
                                auditório da Superintendência do Banco do Brasil. O encontro contou com a presença de
                                funcionários do BB, representantes de entidades e conselhos, além de associados da Caixa
                                de Assistência.
                                O diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento, Fernando Amaral, conduziu
                                a apresentação destacando que o propósito da CASSI é cuidar da saúde do participante em
                                todas as fases da vida. Ele ressaltou a importância das ações realizadas em 2024 e os
                                principais números da Instituição.
                                Amaral enfatizou o papel estratégico da Atenção Primária à Saúde (APS) na promoção e
                                prevenção de doenças. “Nossas CliniCASSI realizaram 657.375 consultas presenciais, um
                                crescimento de 32,5% em relação ao ano anterior. Além disso, foram registradas 210.919
                                consultas por chamada de vídeo, por meio da Telessaúde”, informou. Os resultados
                                evidenciam o compromisso da CASSI com a consolidação de um modelo de cuidado focado no
                                participante.
                                Durante a apresentação, o diretor também respondeu a perguntas dos associados, como
                                sobre a ampliação dos horários de atendimento das CliniCASSI. Amaral explicou que
                                unidades como Brasília e São Paulo (Jabaquara) já oferecem atendimento aos sábados e que
                                a expansão para outras localidades está prevista de forma gradual.
                                A associada Regina Borges, participante da CASSI há 47 anos, esteve presente para obter
                                mais informações sobre a rede credenciada e a saúde financeira da Instituição. Ela
                                compartilhou sua experiência com o cuidado oferecido pela CASSI. “Sempre fui bem
                                atendida, especialmente quando enfrentei um câncer de mama em 2020. Recebi todo o
                                suporte necessário. Só tenho elogios. É um plano de saúde que cuida da gente com
                                carinho”, afirmou.
                                A situação financeira da CASSI foi apresentada pelo gerente executivo Flávio Ribeiro,
                                que representou a área de Finanças. Ele abordou as ações de otimização e incremento de
                                receitas adotadas nos últimos anos, a composição das reservas do Plano de Associados, o
                                modelo de custeio e a aplicação das contribuições Patronais e Pessoais sobre
                                Reclamatórias Trabalhistas, conforme estabelecido no Estatuto Social e no Regulamento do
                                Plano de Associados (RPA).
                                Outro associado presente, Divino Rodrigues de Freitas, participou para entender como os
                                resultados da CASSI impactam a sustentabilidade do plano. “Tenho boas expectativas em
                                relação ao trabalho da gestão. Acredito nas ações e vejo um esforço para garantir a
                                sustentabilidade financeira. Faço uso dos serviços próprios, como a CliniCASSI, e estou
                                satisfeito”, destacou.
                            
29/4/2025
Em nova rodada de apresentação, CASSI reúne mais de 300 associados em Curitiba (PR)
A CASSI foi ao local de trabalho dos associados curitibanos, nesta segunda-feira (28/4).
                                Dessa vez, o evento foi realizado dentro da Agência do Banco do Brasil, no Shopping
                                Estação, local que reúne o maior número de associados na capital paranaense. A escolha
                                do local buscou facilitar o acesso dos associados à prestação de contas da Caixa de
                                Assistência. O relatório foi apresentado pelo presidente da CASSI, Cláudio Said e pelo
                                diretor de Planos de Saíde e Relacionamento com os Participantes, Alberto
                                Júnior.
                                Levar à apresentação para dentro da Agência, foi aprovada por quem conseguiu acompanhar,
                                como foi o caso do gerente de Grupo do BB, Alexandre Pulcides. Segundo ele, a iniciativa
                                foi fundamental para que ele e seus colegas conhecessem mais as ações desenvolvidas pela
                                CASSI. “Muitas vezes a gente não tem tempo de acompanhar durante a semana essas
                                apresentações. Eu achei fundamental a presença dos diretores no nosso local de trabalho
                                pra gente poder realmente disponibilizar esse tempo exclusivamente para a CASSI”,
                                destacou.
                                Quem também aprovou o modelo de apresentação foi o gerente Geral do Cenop Serviços
                                Judiciais Curitiba. “Enquanto funcionários e beneficiários do plano da CASSI, para nós
                                foi de extrema importância conhecer as estratégias e números de 2024. Foi muito bacana,
                                reunimos muitos participantes e espero que eles tenham conseguido tirar suas dúvidas,
                                para compreender toda a visão do nosso plano, como associados. Sabemos que dos
                                resultados há muito da nossa participação, da nossa gestão como usuários, e esse
                                encontro foi uma oportunidade de tomarmos mais consciência disso”, relatou.
                                Gestão de Risco Populacional
                                Entre os diversos pontos destacados do relatório, o presidente Said fez questão de
                                reforçar o trabalho que a CASSI iniciou no ano passado e tem demonstrado resultado
                                positivo nos números apresentados: o fortalecimento da Gestão de Risco Populacional. “Ao
                                identificar como está nossa população, quais principais doenças crônicas que têm afetado
                                nosso público, estamos trabalhando com a prevenção, e consequentemente evitando maiores
                                custos assistenciais futuros”, disse ao explicar que, com o apoio das tecnologias, a
                                CASSI identifica dados que mostram a probabilidade de um indivíduo apresentar doenças, e
                                que isso é uma nova forma de trabalhar com a gestão da saúde para evitar mais gastos.
                                “Assim a gente sai do modelo baseado na oferta para um baseado na necessidade, que é
                                mais eficaz e com menos custo para a CASSI”, acrescentou.
                                Ampliação de rede credenciada
                                O diretor Júnior apresentou as diversas ações iniciadas no ano passado para solucionar
                                um problema que impacta o acesso dos associados, especialmente os do interior, à rede
                                credenciada. Mesmo tento uma das maiores redes entre as autogestões, com quase 29 mil
                                parceiros em todo o país, esse ainda tem sido um tema delicado à CASSI. “Colocamos
                                Executivos de Negócios para o interior para fazer um grande esforço de credenciamento.
                                Esse trabalho também visa incluir novos prestadores e cadastro de reserva. Estamos
                                trabalhando com importantes frente: mudanças necessárias em processos e em normativos,
                                inclusão de novas tecnologia nas rotinas de trabalho e pessoas à campo para viabilizar
                                novos parceiros”, afirmou. Além disso, o diretor também destacou a importância do
                                participante ser um aliado ao responder as pesquisas de satisfação após o uso de uma
                                rede credenciada.
                                Clique aqui e acesse o relatório
                                    completo.
                                Votação
                                A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto
                                pelos seguintes canais:
                                • App CASSI
                                • Site da CASSI
                                • Terminais de Autoatendimento do BB
                                • SISBB, para associados da ativa
                                Dúvidas sobre o Relatório podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.
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                                Associados do Paraná acompanham apresentação dos resultados
                            



23/4/2025
Em Salvador, associados destacam “tranquilidade” pelo resultado positivo do período
Funcionários da ativa e funcionários do BB lotaram o auditório do prédio da Gepes de
                                Salvador na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, para assistir à apresentação dos
                                resultados da CASSI no último ano. As principais ações de 2024 e as iniciativas em
                                andamento para melhoria da assistência e da experiência dos associados e familiares
                                foram detalhadas pelo presidente da CASSI, Claudio Said, e pelo diretor de Planos de
                                Saúde e Relacionamento com Clientes, Alberto Alves Junior. Os diretores também
                                explicaram a origem do déficit do último ano, gerado pelo plano CASSI Associados, devido
                                ao aumento das despesas assistenciais em valores superiores aos das receitas.
                                Foi justamente para entender a origem e as consequências desse déficit que a funcionária
                                do BB na capital baiana, Rita Rocha, foi à apresentação. A pedido dos colegas e do
                                gerente da agência, fez anotações sobre serviços disponíveis para associados e
                                familiares, sobre a análise do perfil de adoecimento da população e a relação entre os
                                diferentes perfis e as despesas assistenciais.
                                Após ouvir o presidente da CASSI, a bancária ficou tranquila por entender que o
                                descasamento entre receitas e despesas do plano foi coberto por parte das reservas do
                                CASSI Associados, acumuladas nos últimos seis anos, não sendo necessário rateio dessa
                                diferença, por exemplo, como ela e alguns colegas temiam. Said mostrou que, desde a
                                adoção do atual modelo de custeio, o resultado acumulado é superavitário em quase R$ 1,7
                                bilhão e as reservas obrigatórias acompanhadas pelo órgão regulador superam a exigência
                                legal, o que permite à CASSI manter a assistência com mesmo nível de qualidade enquanto
                                se discute um novo modelo de custeio que possibilite equilíbrio entre receitas e
                                despesas a mais longo prazo. “Não é só a saúde ou a sustentabilidade da CASSI que está
                                em jogo, é a nossa saúde: nos mantermos vivos, ativos, e também nosso plano.”
                                “Deu uma tranquilidade ver que, no conjunto, nosso plano teve superávit, embora
                                certamente a gente precise rever o modelo de custeio, porque esse superávit em pouco
                                tempo será eliminado, e rever a própria relação entre o associado e o plano, para que
                                haja a perenidade da nossa CASSI,” disse o aposentado Pedro Paulo Portela Paim, também
                                de Salvador, que acompanhou a apresentação para tirar dúvidas sobre a situação do plano.
                                Quis entender de que forma os planos para familiares contribuíram para o resultado e
                                ouviu a explicação que, por serem superavitários, permitiram a redução do déficit de
                                2024.
                                Outro associado aposentado também chamou a atenção no evento: Gervasio Andrade Moura, 92
                                anos. Ele é associado à CASSI há 71 anos e foi levado pelas filhas que queriam entender
                                a situação da CASSI, além de permitir o encontro do pai com ex-colegas, também
                                aposentados, que participaram do evento, e entender como agilizar o reembolso de
                                atendimentos fora da rede.
                                Ampliação dos serviços
                                A oferta de duas novas clínicas de atenção primária à saúde na região, por meio de
                                parceiros que seguirão o modelo das CliniCASSI, também foi anunciada durante a
                                apresentação. Uma delas para atender associados do centro Histórico de Salvador e outra,
                                para a região do Aeroporto, Itapoã e Lauro de Freitas. O gerente da CASSI Bahia, Fausto
                                da Costa Pereira Neto, reforçou o desejo de que os associados busquem os serviços da
                                CliniCASSI Salvador que está sendo reformada para ampliar a capacidade de atendimento e
                                a oferta de serviços. O espaço conta com equipes de médico, enfermeiro e técnico de
                                enfermagem, para atendimento com e sem hora marcada, e cinco especialistas.
                                O diretor Alberto Júnior falou das várias ações em andamento para a melhoria da rede
                                credenciada, como parceria com grandes operadoras presentes em cidades do interior e uma
                                nova ferramenta para consultas com especialistas em formato online, para associados e
                                familiares que vivem em cidades sem especialidades médicas. Isso facilitará a primeira
                                avaliação, sem precisar se deslocar para outras cidades. Esse serviço está sendo
                                desenvolvido e reforçará as ações de credenciamento que iniciaram em janeiro.
                                Participaram também do evento lideranças das entidades representativas dos associados e
                                gerentes de agências e de áreas do Banco na Bahia, entre elas o superintendente Regional
                                do BB em Barreiras, Márcio Carioca, representando o Superintendente Estadual do Banco do
                                Brasil, Zaki Chagouri Ocke, da AAFBB, o coordenador do Conselho de Usuários da CASSI na
                                Bahia, Gildeon Rocha dos Santos.
                            
23/4/2025
Associados lotam auditório do BB em Recife para conhecer o Relatório 2024
Na quarta-feira (23/4), foi a vez dos associados pernambucanos conhecerem os resultados
                                econômico-financeiros de 2024. O evento lotou o auditório da Agência Banco do Brasil no
                                centro de Recife com funcionários da ativa e aposentados do Banco, além de lideranças
                                das entidades representativas do funcionalismo.
                                A apresentação do Relatório 2024 foi feita pelo diretor executivo de Administração e
                                Finanças, Hugo Pena Brandão e pelo gerente executivo de Rede de Atendimento, Ricardo
                                Tavares Fernandes. Entre os destaques, falaram do avanço no cuidado com a saúde dos mais
                                de 575 mil participantes dos planos CASSI, com o apoio da tecnologia e evidências
                                científicas, além das reformas e ampliações nas CliniCASSI pelo país e no estado. “Já
                                estamos em fase de contratação para implantação de clínicas parceiras em Caruaru e
                                Petrolina e no segundo semestre devemos ter um cronograma de implantação. Com isso,
                                aumentaremos a estrutura de atenção primária da CASSI em Pernambuco, que já conta com as
                                CliniCASSI Recife Aflitos e de Boa Viagem, na Capital”, disse Tavares.
                                Quem já conhece o atendimento da CliniCASSI no Estado sabe como é valioso contar com
                                novas estruturas. É o caso da associada Gabriela Diniz, que atua na Agência BB do
                                Shopping Tacaruna, e experimentou o diferencial de ter acompanhamento oferecido pelas
                                CliniCASSI, com foco em serviços de Atenção Primária à Saúde. “Há dois anos, descobri um
                                problema de saúde que mexeu muito comigo. Imediatamente ao saber, procurei a enfermeira
                                da minha equipe de saúde da CliniCASSI Aflitos. O apoio que recebi foi fundamental para
                                a minha cura. Recomendo que todos possam conhecer esse trabalho dos médicos e de toda
                                equipe de saúde da família, pois faz total diferença pra gente e nossos familiares”,
                                contou.
                                Em 2024, a quantidade de consultas em CliniCASSI aumentou 32,5% em relação ao ano
                                anterior, mostrando uma maior procura e interesse pelos serviços próprios. Além do
                                acompanhamento e cuidado com a saúde, as clínicas da CASSI contribuem para a
                                sustentabilidade do plano, pois reduz o custo assistencial em relação à rede
                                credenciada, favorecendo o controle das despesas. Além disso, também beneficia
                                diretamente o participante, já que nas CliniCASSI não há cobrança de
                                coparticipação.
                                Resultados econômicos e ações de melhorias
                                O diretor Hugo Pena Brandão explicou que o déficit de R$ 470 milhões se deve ao
                                crescimento das despesas do Plano de Associados em percentual acima do aumento das
                                receitas. "O modelo de custeio aprovado na reforma estatuária de 2019, ainda em vigor,
                                mantém as contribuições atreladas ao salário, enquanto que as despesas assistenciais
                                crescem além. Em 2024 as receitas do CASSI Associados foram de R$ 3,97 bilhões e as
                                despesas, R$ 4,5 bilhões.”
                                Porém, no período pós-reforma estatuária até 2024, a CASSI conseguiu um resultado
                                positivo em quase R$ 1,7 bilhão. Algumas ações de gestão permitiram prolongar a
                                suficiência do atual modelo de custeio aprovado em 2019. Entre elas o investimento para
                                evitar fraudes e desvios usando como apoio a inteligência artificial, citou o
                                diretor.
                                Além dos investimentos em tecnologias, conscientizar os participantes sobre o assunto
                                também foi importante. A associada aposentada Carminha Moura, de 62 anos, está na CASSI
                                desde que nasceu, pois seu pai também era do BB em Pernambuco. Ela sabe que fraude pode
                                causar prejuízos financeiros significativos para a CASSI e destacou como atua para ser
                                uma aliada do plano que cuida da sua saúde e da sua família. “Eu não aceito assinar guia
                                médico em branco, sempre questiono. A gente tem que ter esse posicionamento, pois a
                                CASSI é nossa e temos que zelar por ela”, reforçou.
                                Outra importante ação foram as a ampliação de convênios de reciprocidade e cessão de
                                rede. Atualmente a CASSI a atende mais de 332 mil vidas por meio dessas assinaturas, que
                                gerou mais de R$ 60 milhões em receitas para o plano.
                                Votação
                                A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto
                                pelos seguintes canais:
                                • App CASSI
                                • Site da CASSI
                                • Terminais de Autoatendimento do BB
                                • SISBB, para associados da ativa
                                Dúvidas sobre o Relatório podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.
                            



10/4/2025
Diretoria apresenta resultados para associados de Brasília
A Diretoria da CASSI iniciou nesta quarta-feira, 9 de abril, a série de apresentações que
                                fará aos associados para mostrar os resultados econômico-financeiros da Instituição no
                                último ano e as principais ações da governança na gestão da Caixa de Assistência. O
                                aumento de 32,5% nas consultas nas CliniCASSI no período foi destacado como uma
                                confirmação da efetividade das melhorias nos serviços próprios. A ampliação,
                                reformulação e relocalização de seis CliniCASSI, oferta de especialidades médicas e
                                maior quantidade de procedimentos que passaram a ser realizados nestes espaços contribui
                                para esse desempenho, segundo os diretores, que anunciaram outras oito obras que serão
                                entregues em 2025.
                                Resultado financeiro
                                Ao explicar o resultado financeiro do último ano, deficitário em R$ 470 milhões, o
                                presidente da Instituição, Cláudio Said, explicou que se deve ao déficit do CASSI
                                Associados, uma vez que as receitas são reajustadas conforme o aumento salarial dos
                                funcionários do Banco do Brasil, e as despesas assistenciais sobem em percentuais mais
                                elevados. Nos demais planos, para familiares, a elevação do custo assistencial é
                                compensada pelo reajuste das mensalidades, permitindo equilíbrio nas contas. Said
                                destacou, porém, que o resultado do período desde a última reforma estatutária é
                                positivo em quase R$ 1,7 bilhão e que as ações de gestão permitiram prolongar a
                                suficiência do atual modelo de custeio aprovado em 2019. “É importante olhar o período
                                inteiro, com inteligência, pois nesse modelo temos um tempo de acúmulo de reservas e
                                outro, de consumo.” O presidente também falou da “alta capacidade” adquirida pela CASSI
                                de combater fraudes e desvios, contando com inteligência artificial. Com isso, evita
                                pagamentos indevidos.
                                Conduziram a apresentação também os diretores de Administração e Finanças, Hugo Brandão,
                                de Risco Populacional e Rede de Atendimento, Fernando Amaral, e de Planos e
                                Relacionamento com Clientes, Alberto Júnior. O evento contou ainda com a presença do
                                vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial no Banco do Brasil,
                                José Ricardo Sasseron, do representante da Diretoria de Pessoas do Banco, Fabrizio
                                Calixto, do representante do Conselho Deliberativo da CASSI, César Augusto Jacinto, a
                                Presidente da Fundação Banco do Brasil, Luciana Bagno, do subcoordenador do Conselho de
                                Usuários da CASSI no DF, Osmar Fumegali, do diretor da Fetec Centro-Norte, Jacy Afonso,
                                do presidente da Federação das AABB, Gustavo Boeira, do presidente da Contec, Gilberto
                                Vieira, , e do presidente da APABB, Francisco Djalma de Oliveira.
                                O avanço da avaliação do risco populacional também foi destacado pela Diretoria entre os
                                avanços de 2024, pois passou a verificar as tendências de adoecimento, que permitem
                                ações preventivas mais bem direcionadas e eficientes. Contando com tecnologia e
                                evidências científicas, a CASSI passou a identificar associados e familiares com grande
                                probabilidade de desenvolver doenças crônicas ou de agravar as condições existentes, e
                                iniciou ações de captação desse público para acompanhamento próximo pelos profissionais
                                de saúde das CliniCASSI. Ao evitar o desenvolvimento ou agravo de problemas crônicos,
                                essas pessoas terão melhor qualidade de vida e a CASSI, maior controle de despesas ao
                                evitar internações e necessidade de tratamentos com maior complexidade e custo elevado.
                                O foco foi para diabetes, colesterol alto e hipertensão, associadas a doenças
                                cardiovasculares, e câncer.
                                Próximas apresentações
                                Os diretores farão ainda apresentações em Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza,
                                Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A data, o local e
                                horário serão amplamente divulgados em breve.
                                Esses eventos servem para a prestação de contas ao Corpo Social (funcionários da ativa e
                                aposentados do BB associados à CASSI) e favorecem a maior transparência sobre a gestão,
                                permite que as iniciativas sejam melhor explicadas e que os associados esclareçam
                                eventuais dúvidas sobre o conteúdo disponível no relatório anual. A divulgação desse
                                documento está prevista no Estatuto da CASSI, assim como a aprovação, pelo Corpo Social.
                                Após conhecer o Relatório 2024, os associados serão convocados a votar, manifestando se
                                os dados correspondem á realidade do último ano. A consulta será entre os dias 15 e 26
                                de maio.
                                A palavra dos associados
                                “Meu marido precisou muito do plano no ano passado e me dei conta de que precisamos
                                cuidar da sustentabilidade da CASSI para que a gente continue a ter essa assistência.
                                Quando nos casamos, há 11 anos, escolhemos ficar com a CASSI, pela qualidade, e abrir
                                mão do plano que ele tinha como funcionário federal. Entendi que há um déficit no nosso
                                plano, mas que as ações que precisam estão sendo feitas.”
                                Carolina Machado Flesch
                                Funcionária da Diretoria de Finanças do BB
                                “Uma coisa é o resultado acumulado, positivo, e outra, o déficit do ano. Temos que ter
                                em mente que num período acumulamos reservas e em outro, gastamos. Por isso, a Contec
                                recomenda e defende a aprovação das contas. O relacionamento entre a CASSI e os
                                associado melhorou bastante. Toda vez que procuramos a CASSI temos recebido resposta
                                relativamente rápida, especialmente em situações como descredenciamento que impactam
                                grande número de pessoas.”
                                Gilberto Vieira
                                Presidente da Contec
                                “A CASSI é muito importante para os associados e para o banco, uma vez que traz
                                segurança e tranquilidade para nosso funcionário trabalhar. Vim trazer o compromisso do
                                Banco com a permanência e o custeio da CASSI.
                                Seria importante que cada vez mais o associado passasse a ser atendido nas CliniCASSI, ,
                                que é atendimento de muito boa qualidade. Reduz custo ao mesmo tempo que as pessoas têm
                                a oportunidade de ser acompanhado permanentemente por um médico que está lá pra receber
                                cada associado.”
                                José Ricardo Sasseron
                                Vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial no Banco do Brasil
                            
2/4/2025
Conheça o Relatório 2024
A CASSI divulgou nesta segunda-feira, 31 de março de 2025, o Relatório 2024. Este
                                documento reúne as principais ações da gestão, para a melhoria da assistência oferecida
                                aos associados à CASSI e seus familiares no último ano. Também contém análise que
                                explica o resultado econômico-financeiro e os esforços para redução de despesas e
                                otimização dos recursos, além do balanço contábil.
                                A divulgação é uma forma de prestação de contas aos associados da Caixa de Assistência,
                                como prevê o Estatuto Social da CASSI.
                            

A Diretoria Executiva fará ainda apresentações para detalhar as iniciativas e resultados do período, ampliando a transparência da gestão no último ano. Com isso, a governança favorece participação do Corpo Social na votação do Relatório 2024, que acontecerá de 15 a 26 de maio de 2025.
Lives e depoimentos
Live Relatório 2024
Assista à apresentação da Diretoria da CASSI a associados de Brasília, para detalhar resultados e principais ações do último ano

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