População

951.170

assistidos

658.651

participantes CASSI

292.519

participantes de convênios
de reciprocidade

Faixa etária

População com

+59
anos


é maioria

Quantidade de participantes com +70 anos cresceu 3,2% enquanto o total de participantes diminuiu 3,6%.

Distribuição por região

Sudeste e Nordeste concentram maioria dos participantes.

Sudeste 36,8%
Nordeste 29,2%
Centro-Oeste 16,3%

Sul 14,1%
Norte 3,6%

Uso dos serviços

Em 2019, houve queda no número de cirurgias, internações, exames e consultas ambulatoriais. O mesmo ocorreu com a quantidade média de exames e com a internação por beneficiários. A média de exames por consulta e de tempo de internação hospitalar também tiveram variação negativa. Apenas a quantidade média de consultas por beneficiários registrou aumento de 0,34%.

Na comparação por tipo de plano é possível ver queda nos indicadores de uso dos serviços no Plano de Associados e aumento em alguns indicadores entre beneficiários do CASSI Família, conforme a seguir:

Indicadores de Utilização Plano Resultados - Indicadores
2017 2018 Var.% 2019 Var.%
Consultas por beneficiário Plano de Associados 6,47 6,91 6,77% 6,80 -1,57%
Plano CASSI Família 6,16 6,62 7,45% 6,84 3,29%
CASSI 6,35 6,79 7,04% 6,82 0,34%
Exames por beneficiário Plano de Associados 28,99 31,48 8,58% 29,63 -5,88%
Plano CASSI Família 35,52 38,95 9,66% 39,04 0,22%
CASSI 31,64 34,50 9,04% 33,32 -3,43%
Exames por consulta Plano de Associados 4,48 4,56 1,70% 4,36 -4,38%
Plano CASSI Família 5,76 5,88 2,06% 5,71 -2,97%
CASSI 4,99 5,08 1,87% 4,89 -3,75%
Internação por beneficiário Plano de Associados 0,118 0,122 3,28% 0,103 -15,43%
Plano CASSI Família 0,127 0,128 1,36% 0,118 -8,30%
CASSI 0,122 0,125 2,46% 0,109 -12,60%
Tempo médio de permanência hospitalar (em dias) Plano de Associados 5,32 4,80 -9,67% 4,66 -3,08%
Plano CASSI Família 5,44 4,72 13,23% 4,84 2,39%
CASSI 5,37 4,77 -11,17% 4,73 -0,80%

Nota: Os números acima referentes às internações hospitalares de 2018 são diferentes dos publicados no Relatório Anual 2018 por conta do acréscimo das internações que ocorreram efetivamente ao final daquele ano, mas que só foram comunicadas à CASSI em 2019 – possibilidade mencionada no documento de 2018. Da mesma forma, os indicadores de internações do ano de 2019 registrados acima podem ter variação no próximo Relatório Anual porque há contas relativas a internações, realizadas no final do ano, ainda não encaminhadas pelos prestadores.

O cálculo desconsiderou internações psiquiátricas e domiciliares, uma vez que possuem lógicas de tratamento e tempo de resposta terapêutica diferentes. Na contagem do número de internações considera-se no indicador todas as finalizadas na competência de análise – aquelas em que o paciente teve alta no referido ano, independentemente de sua internação ter iniciado nesse ano ou não.

O processo de contagem das consultas em serviços próprios foi aprimorado e os indicadores de consultas relativos aos anos de 2017 e 2018 foram atualizados, agrupando-se as consultas das CliniCASSI por plano, excluindo-se as consultas realizadas pelos funcionários da CASSI.

Rede de atendimento

30,7 mil prestadores de serviços
credenciados

66 serviços próprios - CliniCASSI

362 Médicos

222 Enfermeiros e técnicos de enfermagem

20 Nutricionistas

28 Assistentes sociais

46 Psicólogos

1.158.777
atendimentos realizados
nas CliniCASSI*

1.000.865 atendimentos realizados pelas equipes da estratégia Saúde da Família (ESF)**

182.245
cadastros na ESF

190.425 atendimentos médicos na demanda espontânea***

* Inclui atendimentos de saúde e administrativos

** Inclui atendimentos por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos nos serviços próprios e em domicílio

*** Atendimentos sem hora marcada, feitos por médicos de demanda espontânea ou da ESF

Programas de saúde

Outros Serviços

1,9 milhão
de pedidos médicos analisados

429 milórteses, próteses e materiais especiais (OPME) analisados

2.389.449
ligações recebidas pela Central CASSI

47% de redução do tempo de espera para atendimento na Central CASSI.

3.043
remoções realizadas (27 aéreas e o restante, terrestre)

1.700
juntas médicas realizadas

124.613
atendimentos por mensagens
via Fale com a CASSI

226.392
pedidos de reembolso analisados

170.278
pedidos de reembolso pagos (75,21%)

56.114
pedidos de reembolso devolvidos (24,79%)*

* Motivos de devolução: plano não possui cobertura para o tipo de reembolso solicitado, autorização incorreta/inválida, data de solicitação expirada.

Dúvidas sobre o Relatório 2019 podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.