Encontros presenciais e transmissões ao vivo mobilizam 15,5 mil


A CASSI realizou 75 encontros presenciais com associados em 30 cidades, para apresentação de resultados econômico-financeiros da Instituição. Os eventos contaram com a participação de mais de 5,2 mil pessoas e foram conduzidos pela Diretoria Executiva nas cidades com maior concentração de associados e pelos gestores das unidades CASSI em outras, em abril, para apresentação do Relatório Anual 2018, e nos meses de agosto e setembro, quando foi divulgado o resultado do primeiro semestre de 2019. Além de explicar o desempenho da Caixa de Assistência, os eventos serviram para esclarecer dúvidas dos associados e conferir mais transparência à gestão.

Outra novidade foi a transmissão ao vivo, pelo Facebook, das apresentações presenciais, aumentando o alcance das informações sobre a CASSI, com 3,2 mil participantes e alcance de aproximadamente 10 mil pessoas. Estas duas formas de comunicação com os associados, presenciais e por vídeo, usadas para apresentação dos resultados econômico-financeiros foram usadas também para informar sobre as propostas de reforma estatutária, com 213 encontros e mobilização de 7,1 mil associados.

ASSOCIADOS APROVAM MUDANÇA DE CUSTEIO


Em novembro de 2019, os associados aprovaram a reforma estatutária da CASSI que estabeleceu nova forma de custeio, com contribuição por dependente, e medidas para a recuperação da Instituição. O novo Estatuto Social entrou em vigor no dia 10 de dezembro, com o registro em cartório, e seguindo as regras abaixo:


CONTRIBUIÇÃO DOS ASSOCIADOS
Titulares: 4%
Contribuição mínima: R$ 119,11
Limite de contribuição (titular + dependentes): 7,5%
Dependentes
ATIVOS APOSENTADOS
1,00% 2,00%
0,50% 0,50%
0,25% 0,25%
0,25% Demais 0,25%
Dependentes com deficiência: contribuição de 0,25%
Teto de contribuição por dependente: R$ 300,00
CONTRIBUIÇÃO DO PATROCINADOR BANCO DO BRASIL
Titulares: 4,5%
Contribuição mínima: R$ 134,00
Dependentes
Contribuição BB por dependente: 3% para cada dependente dos titulares da ativa limitado a 3 dependentes
Taxa de administração
10% sobre a soma das contribuições patronais e pessoais referentes aos funcionários da ativa até 2021

A nova forma de custeio busca corrigir o desequilíbrio entre receitas e despesas. A consulta realizada em novembro foi a segunda do ano. Em maio outra proposta havia sido submetida ao corpo social, porém os votos favoráveis, mesmo sendo maioria, foram insuficientes para atingir os dois terços necessários à alteração.

ANS INSTAURA DIREÇÃO FISCAL


Em julho, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) instaurou o regime de direção fiscal na CASSI, em função da desconformidade em indicadores econômico-financeiros acompanhados pelo órgão regulador, entre eles patrimônio social negativo e margem de solvência insuficiente.

A primeira etapa desse processo durou três meses e compreendeu a análise de balancetes. Ao final, a diretora fiscal gerou relatório ratificando que a CASSI cumpriu os preceitos exigidos pelos normativos de controle contábil e indicando dois ajustes pontuais (expurgo de apenas R$ 161 mil do saldo de contraprestações líquidas a receber e reclassificação do saldo de provisões para ações cíveis e trabalhistas, do Passivo Circulante para o Passivo Não Circulante). Tais ajustes foram feitos pela Caixa de Assistência.

No mesmo relatório, a ANS determinou a apresentação de um programa de saneamento com ações e metas para reverter os indicadores em desconformidade. O documento foi entregue pela CASSI no dia 17 de dezembro e demonstra como a Instituição alcançará o equilíbrio econômico-financeiro.

CASSI INTEGRA PROGRAMA DE INTERVENÇÃO FISCALIZATÓRIA


A CASSI foi selecionada, em outubro, para participar do oitavo ciclo do Programa de Intervenção Fiscalizatória da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que tem por objetivo identificar as falhas operacionais que possam gerar reclamações dos beneficiários à ANS.

Em novembro, os fiscais ficaram por cinco dias na Caixa de Assistência, verificando processos relacionados à prestação de serviços e aos canais de atendimento. O relatório da ANS, com recomendações de melhorias, foi entregue à CASSI em janeiro de 2020 e os ajustes serão feitos ao longo do ano.

Esta foi a primeira participação da CASSI no programa de intervenção fiscalizatória da ANS, relacionado ao atendimento. Não há relação alguma com a direção fiscal, instaurada em julho de 2019, voltada a questões econômico-financeiras.

PERCENTUAL DE COPARTICIPAÇÃO É ALTERADO


Em janeiro de 2019, a CASSI alterou os percentuais de coparticipação para 40% para consultas (em pronto-socorro ou com hora marcada), em sessões de psicoterapia, acupuntura e visitas domiciliares, e 20% para exames de laboratório, de diagnose, e fisioterapia, RPG, fonoaudiologia e terapia ocupacional, que não envolvam internação hospitalar. O pagamento mensal permanece limitado a 1/24 da base de cálculo da contribuição devida à CASSI.

Houve aumento de R$ 61 milhões em coparticipação em 2019, um incremento de 39% comparado ao ano anterior. Na prática, isso representou uma redução da despesa assistencial para a CASSI no mesmo montante.

NEGOCIAÇÃO COM PRESTADORES REDUZ DESPESA ASSISTENCIAL


A intensificação da negociação com prestadores de serviço foi a principal responsável pela redução de quase R$ 86,3 milhões nas despesas assistenciais em 2019 em relação ao ano anterior.

Houve renegociação com os principais prestadores de todos os estados para reduzir os valores pagos por exames laboratoriais e de imagem e serviços hospitalares, sem impactar no acesso aos participantes.

Paralelamente, a CASSI iniciou as tratativas para mudança do modelo de remuneração com principais hospitais credenciados no país. A proposta é substituir os contratos atuais que representam uma “conta aberta”, no modelo de pagamento por serviço, por outros que incluem, por exemplo, diárias globais, procedimentos gerenciados e tabelas próprias de insumos. Diferentemente da conta aberta, o pagamento por diárias globais permite maior previsibilidade dos gastos com atendimento hospitalar, item que impacta diretamente no custo.

Estes novos modelos também geram compartilhamento de riscos com o prestador, permitindo maior eficiência e otimização dos recursos, melhorando a performance assistencial e garantindo ainda mais qualidade e segurança no atendimento aos participantes. Os sistemas da CASSI estão sendo preparados para a implantação da nova forma de remuneração.

PAF atende mais de 47 mil participantes


O Programa de Assistência Farmacêutica da CASSI (PAF) beneficiou 47.859 participantes a um custo total de R$ 96,5 milhões no ano de 2019. O PAF tem como objetivo contribuir para o controle dos agravos dos participantes, por meio do acesso facilitado aos medicamentos e materiais necessários ao cuidado das condições crônicas mais prevalentes na população assistida pela CASSI.

Além disso, os gastos com materiais e medicamentos, inclusive oncológicos, junto às clínicas, hospitais e laboratórios alcançaram R$ 1,5 bilhão em 2019, o que representa aproximadamente 29% das despesas assistenciais. Em relação a 2018 essas despesas reduziram em torno de 3,7%, fruto da renegociação de contratos e redimensionamento da rede credenciada, entre outros.

GIH atua em 72 prestadores para reduzir despesas


Em 2019, a Gestão das Internações Hospitalares – GIH atuou em 72 prestadores hospitalares no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão. Dessa maneira, contribuiu para a redução das despesas assistenciais, conforme demonstração nos Eventos Indenizáveis Líquidos. Para atuar no processo da GIH, a CASSI contou com auditores do quadro próprio e com empresas especializadas, que exigiu um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões.

O GIH é uma ferramenta que permite a qualificação do processo regulatório, através de uma auditoria com foco no uso racional das tecnologias baseadas em evidências, com consequente aumento da segurança do cuidado prestado e agilidade nas autorizações in loco. Também tem atuação na melhoria da qualidade assistencial através do monitoramento dos desfechos clínicos.

Piloto busca cobrança de contribuições em ações trabalhistas


A CASSI iniciou, no final de 2019, um projeto piloto no Distrito Federal requerendo, em um grupo pré-definido de ações trabalhistas coletivas dos funcionários do Banco do Brasil, o direito de receber percentual referente às contribuições patronal (4,5%) e pessoal (4%) dos reclamantes, na hipótese de haver condenação em verbas incluídas no conceito de proventos gerais. Trata-se de uma iniciativa importante para a Caixa de Assistência que, caso seja acatada pelo judiciário, trará efeitos econômicos para a CASSI quando do encerramento do processo.

Cabe ressaltar que, como a CASSI não é parte nessas ações judiciais, se não houver pedido do reclamante ou determinação expressa da Justiça para que seja deduzido o percentual da contribuição pessoal da CASSI sobre o valor da condenação, não há uniformização de decisões sobre tal cobrança, nem tampouco com relação a legitimidade de o Banco pleitear no processo direito de terceiro, no caso a CASSI.

O projeto agora será ampliado, incluindo também São Paulo. Assim, a partir dos resultados obtidos nesses dois estados, a CASSI avaliará a eficácia de expandir a iniciativa.

REDE ASSISTENCIAL É REDIMENSIONADA


A CASSI revisou a rede de prestadores, com o objetivo de elevar a qualificação da oferta de credenciados, considerando as necessidades dos participantes em relação aos serviços de saúde. A busca de parceiros alinhados ao modelo de atenção integral à saúde preconizado pela Caixa de Assistência e à sustentabilidade do plano resultou na inclusão de 1,1 mil novos prestadores e no descredenciamento de outros 3,8 mil.

O ano encerrou com 30,7 mil credenciados, garantindo a manutenção da qualidade na prestação de serviços assistenciais e o atendimento das exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em relação à suficiência de prestadores.

CENTRAL CASSI REDUZ TEMPO DE ESPERA E CRIA CANAL EXCLUSIVO PARA PRESTADOR


A oferta de um número específico para atender prestadores de serviço e a ampliação da quantidade de canais de telefonia, que aumentou a capacidade de chamadas simultâneas, estão entre as ações que permitiram a redução do tempo de atendimento na Central CASSI em 2019. A queda foi de 47% entre o primeiro e o último trimestre do ano. Se comparar os meses com maior e com menor tempo médio de espera, o número é três vezes menor: 366 segundos em média em fevereiro e 120 segundos em dezembro.

Um canal específico foi criado para contato de credenciados e pedidos de autorização de procedimentos. Trata-se do 0800 729 0090, que deixou o 0800 729 0080 somente para atendimento a participantes. E para liberar mais rapidamente o telefone e priorizar o atendimento das necessidades de saúde, a CASSI também passou a direcionar demandas administrativas para o Fale com a CASSI, um canal disponível pela web.

O tempo para atendimento aos prestadores caiu 65% e a quantidade de pedidos médicos aguardando análise da Central também caiu 58% entre o primeiro e o quarto trimestre, diminuindo o tempo de resposta dessas solicitações.

Veja o que fazer pelo site ou pelo aplicativo CASSI e
quando ligar para a Central CASSI

Pelo site www.cassi.com.br
você consegue:
Pelo aplicativo CASSI para
celular você consegue:
Central CASSI
0800 729 0080 permite:
encontrar credenciado consultar andamento dos pedidos de autorização identificar prestador mais próximo, especialmente em caso de emergência
consultar o número do cartão de identificação do participante consultar o número do cartão de identificação do participante se houver dificuldade em localizar prestador na rede credenciada na localidade, solicitar contato ou ajuda para conseguir credenciado e obter garantia de atendimento
verificar cobertura de procedimento pelo plano consultar procedimentos verificar cobertura do plano ou regularizar pendências financeiras
consultar o andamento dos pedidos de autorização encontrar credenciados * informar status de pedidos de autorização para procedimentos médicos, remoções inter-hospitalares, dentre outros serviços

esclarecer dúvidas sobre valores de mensalidade e reajustes

informar o número do cartão do participante

emitir 2ª via e boleto bancário e de demonstrativo para imposto de renda

atualizar cadastro de participantes

orientar sobre adesão, suspensão, cancelamento e cobertura dos planos, sobre garantia de atendimento e reembolso

registrar elogios, sugestões ou reclamações de atendimentos prestados pela rede credenciada ou pela CASSI
fazer atualização cadastral ver extratos de uso do plano
emitir segunda via de boleto bancário verificar pendências financeiras/mensalidades
ver extratos e demonstrativo
solicitar reembolso e acompanhar status do pedido
acessar o Fale com a CASSI - registro de elogios, sugestões, reclamações e solicitações (exceto autorização de procedimentos)
aderir ao CASSI Família

*a CASSI orienta buscar estes serviços preferencialmente pelo site e app, liberando a Central para atendimentos de saúde

Dúvidas sobre o Relatório 2019 podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.