A CASSI e você
Aqui você vai conhecer um pouco como a Caixa de Assistência atuou em 2020 para acolher seus participantes num ano impensável em que todos fomos surpreendidos pela pandemia e os efeitos dela decorrentes.
São ações de protagonismo no setor da saúde, como a implantação emergencial da Telemedicina CASSI, um serviço que leva atendimento até onde o paciente esteja, por meio de videochamada com equipes de saúde altamente qualificadas, permitindo maior resolutividade nos casos de suspeita de contaminação pela Covid-19. Tudo isso sem a necessidade de deslocamento, evitando assim a exposição a riscos desnecessários próprios de ambientes hospitalares.
Apresentamos ainda, o detalhamento dos novos projetos da CASSI para ampliação da Atenção Primária à Saúde (APS). São ações em fase piloto que contemplam seis estados do país e mais de 30 mil participantes: o Bem CASSI e a Telemedicina APS.
Por meio destes serviços, agora é possível expandir a APS e levar a mais participantes o mesmo cuidado individualizado oferecido nas nossas CliniCASSI. Para isso, foi criada uma rede parceira de prestadores, que segue os protocolos definidos pela CASSI e tem o foco na promoção da saúde.
São inúmeras ações em saúde e outras tantas iniciativas para aprimoramento de processos, para que o participante tenha a assistência adequada e, ao mesmo tempo, a garantia de uma CASSI mais sustentável.
Confira a seguir!
26 de fevereiro de 2020: O Brasil noticia a primeira pessoa contaminada pelo novo coronavírus. Naquele instante, vários estados decretaram ações e medidas para conter o avanço daquela que seria a maior pandemia dos últimos tempos.
Nas CliniCASSI as equipes se preparavam desde janeiro de 2020 para atender aos participantes nesse cenário de pandemia e as áreas administrativas foram realocadas em home office no dia 19 de março. Aliados a essas medidas, também foram produzidos materiais explicativos e estipulados protocolos para atendimentos presenciais e remotos.
No caso específico do Distrito Federal, o governo local decretou o fechamento dos estabelecimentos no auge da pandemia. Para que pudessem funcionar, as CliniCASSI do DF foram vistoriadas pela Anvisa e tiveram que atender a condição imposta para continuarem abertas, criando um protocolo de atendimento. O órgão fiscalizador autorizou o funcionamento de nossas clínicas em caráter excepcional e destacou a consistência desse protocolo. O documento garantiu também a abertura das outras 63 CliniCASSI do país, mesmo naqueles munícipios e estados que decretaram o fechamento, garantindo, assim, a assistência aos participantes.
“Eu estava com febre há quatro dias e resolvi ligar. A médica me passou as orientações e o pedido do exame. Posteriormente, recebi o resulto positivo para Covid. A equipe continuou me monitorando a cada dois dias. Somente depois de não apresentar mais sintomas é que me deram alta. O suporte foi excelente, rápido e prático”, conta a aposentada Maria Sadaki Pellegrini.
A telemedicina acontece por videoconferência, sem a necessidade de deslocamento e também evita a exposição a riscos desnecessários, como aponta a associada Rita de Cássia Ramos. “Nunca tinha visto algo assim aqui no Brasil, um atendimento sem eu precisar sair de casa. Recomendo para todos”, finaliza.
Foram
206.300 atendimentos
ano passado, com uma resolutividade de
92,7%.
Índice de satisfação
superior à 90%
De abril a dezembro de 2020, foram realizados
53.040 acompanhamentos
pós-atendimento pela telemedicina
"O monitoramento dos sintomas acontecia a cada 48 horas. A equipe estava sempre preparada e qualificada para prestar todos os esclarecimentos."
Rita de Cássia Ramos
Cerca de 15 mil beneficiários podem usar o novo serviço de Telemedicina CASSI – Seu médico sem sair de casa, que oferece atenção primária à saúde (APS) por telemedicina. O objetivo é construir um plano de cuidado individualizado, levando em conta as condições clínicas do participante.
São 145 municípios do interior de cinco estados (BA, MG, RS, SC e SP) que participam do projeto-piloto. Assim, como no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19, a ligação, com atendimento por videochamada, está disponível pelo app e pelo site da CASSI.
Quantidade de atendimentos em demanda espontânea, por UF
A CASSI realizou monitoramento regulatório diário sobre a Covid-19, devido às constantes atualizações sobre o tema e seu manejo no Brasil e no mundo, com vistas a garantir a oferta de cuidado mais adequada ao participante CASSI, em consonância com as melhores evidências científicas disponíveis, protocolos e recomendações da Organização Mundial da Saúde.
Foram estabelecidos protocolos clínicos e assistenciais voltados ao atendimento e cuidado dos participantes suspeitos ou confirmados de infecção pela Covid-19, com reorganização do fluxo de atendimento, do gerenciamento de resíduos, da rotina de limpeza e desinfecção dos ambientes.
A CASSI capacitou os profissionais para atendimento dos participantes suspeitos ou confirmados de infecção pela Covid-19, com destaque para as rotinas de paramentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelo profissional e pelo participante. Monitorou constantemente tais equipamentos para garantir disponibilidade nos serviços. Em alguns locais as CliniCASSI foram o único ponto de contato disponível pelo participante para o atendimento presencial de saúde e, em algumas delas, houve ampliação do horário de atendimentos dos serviços.
As equipes de saúde atuaram ainda junto às famílias que tiveram perdas para a Covid-19, monitorando o quadro clínico dos familiares e ofertando assistência psicológica. Elas também intensificaram as ações de atendimento remoto.
A assistência rápida do Saúde na Linha foi um alento para a participante Heloísa Bernadete Lima, quando seu esposo precisou de suporte urgente em 2020. O associado Saturnino Campos de Melo caiu dentro de casa e bateu fortemente a cabeça. “Na hora eu me desesperei”.
A participante conta que imediatamente ligou para o 0800 do Saúde na Linha e recebeu as orientações iniciais. “Enquanto a equipe chegava para prestar os primeiros socorros, os profissionais me tranquilizavam pelo telefone. Ao chegarem aqui, fizeram o atendimento inicial e, na sequência, nos levaram para o hospital. Lá, o Saturnino fez alguns exames e a sutura do corte, que foi profundo e grande”.
Therezinha Mendes também conheceu o Saúde na Linha em 2020. Sua filha precisava de algumas orientações de saúde e, por meio de um protocolo de perguntas e respostas, reconhecido internacionalmente, os profissionais conseguiram identificar as necessidades dela e indicar o tratamento adequado.
Em novembro de 2020, o Saúde na Linha ampliou o seu escopo de assistência no Distrito Federal e em Pernambuco, incluindo o serviço de telemedicina (plataforma de videoconsultas) para todas as condições de saúde, e contabilizou um total de 11.548 atendimentos aos participantes das duas regiões.
O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana no DF, PE, CE e RJ*.
*No CE e RJ serviço disponível de teleorientação.
As dúvidas dos usuários são atendidas por uma central clínica e respondidas por uma equipe especializada de enfermeiros e médicos.
Cuidado integral e atendimento personalizado são alguns dos benefícios do novo serviço da Caixa de Assistência: o Bem CASSI. Todos os participantes de Curitiba (PR) e região metropolitana agora contam com a CliniCASSI e outras duas clínicas parceiras para realizar a expansão da Atenção Primária à Saúde (APS).
Benefícios já percebidos pelo participante Sandro Nunes Henrique. Ele explica que desde novembro, quando o Bem CASSI foi lançado, começou a participar do grupo TABAS*. Com a ajuda da equipe de saúde, o associado conseguiu mudar alguns hábitos de vida, reduzindo o número de medicamentos diários ingeridos. “Agora tomo 11 comprimidos, antes eram 16. E desejo diminuir ainda mais”, conta.
O casal Alfredo Kotovicz Júnior e Kátia Elisi Soares reconhece que a expansão para outras regiões da cidade favorece na qualidade da atividade prestada. Além disso, eles afirmam que se sentem seguros, pois os mesmos protocolos adotados na CliniCASSI são percebidos nas clínicas parceiras.
O Bem CASSI também está disponível de forma remota (áudio e vídeo), no horário comercial (seja CliniCASSI, Tempo ou Bem Viver), ou com equipes de plantão no serviço 24 horas por dia, sete dias por semana.
*Ação de estratégia que algumas CliniCASSI têm para ajudar os participantes cadastrados a parar de fumar ou a amenizar o vício do tabaco.
O casal Alfredo Kotovicz Junior e Katia Elisi soares foi atendido na clínica parceira Bem Viver.
“Uma atitude sensata” é a avaliação da associada Marta Régia Ribeiro ao falar da nova modalidade de acesso ao Programa de Assistência Farmacêutica (PAF).
A partir de agora, os associados que participam do PAF poderão optar pela drogaria onde comprar seus medicamentos e solicitar, posteriormente, reembolso à CASSI.
Com isso, a Caixa de Assistência garante a liberdade de escolha do associado. “Assim seguimos sendo bem atendidos, recebendo a medicação disponível e tendo a certeza de que, caso necessitemos, a CASSI estará presente em nossas vidas, seja pelo PAF ou pelos diversos programas de saúde”, finaliza Marta.
“A Cassi faz parte da minha vida e da minha família há exatos 33 anos, e é gratificante receber uma ligação da médica de família preocupada conosco.”
Marta Régia Ribeiro
Mais de 45 mil pacientes receberam o acompanhamento da Caixa de Assistência durante a sua internação hospitalar. Estes beneficiários participaram da gestão das Internações Hospitalares e a Segurança do Paciente (GIH&SP). A iniciativa tem o objetivo de oferecer qualidade na assistência, por meio de auditorias clínicas, monitorando e participando ativamente do cuidado ofertado aos participantes e nos desfechos clínicos. Isso aumenta a segurança do paciente durante a internação. A GIH&SP tem importante papel moderador das despesas assistenciais relativas a internações.
Em 2020 a iniciativa foi aprimorada com maior foco na desospitalização segura e transferência de cuidados, seguindo a trajetória terapêutica do participante, orientada pelos modelos assistencial e regulatório da Caixa de Assistência. Essa ação torna o período de tratamento hospitalar adequado à condição de saúde apresentada e a continuidade do cuidado, quando necessária, é direcionada para ambiente com menor risco de contaminações. E o resultado não poderia ser diferente: 417 participantes foram identificados para continuidade do cuidado em domicílio (PAD) e 600 eventos adversos constatados e notificados à área de segurança do paciente dos hospitais, após 62 mil auditorias de cuidado realizadas. O processo visa o uso racional das tecnologias baseadas em evidências e agilização da concessão de autorizações durante as internações.
A GIH&SP atuou em 75 prestadores hospitalares nos estados da Bahia, Distrito Federal, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
A Caixa de Assistência acompanhou mais de
45 mil pacientes
durante a internação hospitalar
417 pacientes
identificados para continuidade do
cuidado em domicílio (PAD)
Aproximadamente,
62 mil auditorias
de cuidado foram realizadas
600 eventos adversos identificados e notificados à área
de segurança do paciente dos hospitais