Ações de gestão
A Caixa de Assistência passou a enviar notificação aos participantes após autorizar consultas, exames e terapias seriadas. As mensagens são enviadas pelo aplicativo CASSI assim que o procedimento é liberado. Além disso, o participante pode contestar o atendimento caso não o reconheça. Em 2020 foram mais de 1,6 milhões atendimentos contestados no aplicativo com efetividade superior a 80%.
“Sem dúvida, principalmente no meu caso, que possuo dependentes morando em outra cidade, as notificações são importantes para o acompanhamento e prevenção de fraudes”, avalia o associado Luiz Josetti. Ele conta que baixou o app logo no lançamento e usa todas as ferramentas possíveis. “É uma oportunidade para acompanhar algo tão importante no orçamento familiar”.
As notificações são uma forma de manter os participantes informados sobre o uso dos serviços, contribuindo para a maior transparência. Também permite que ele ajude a CASSI na fiscalização dos serviços prestados e na identificação de possíveis cobranças indevidas, por procedimentos não realizados.
“Tenho dependentes que moram em outra cidade e as notificações me ajudam a acompanhar o processo de autorização. Evito possíveis cobranças indevidas.”
Luiz Josetti
O órgão regulador atestou a normalização dos indicadores econômico-financeiros e o cumprimento de todas as projeções que compõem o Programa de Saneamento.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou o encerramento do regime especial de direção fiscal na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.
O fim do regime foi reflexo direto da reforma estatutária, proposta após várias reuniões com as entidades representativas de funcionários da ativa e aposentados do BB, e aprovada pelo corpo social em 2019, aliada às medidas adotadas internamente em busca de eficiência operacional e da redução de despesas.
Os dependentes dos associados ganharam acesso individual aos serviços oferecidos no app e no site da Caixa de Assistência. No site basta escolher o botão Associados, na página principal, depois clicar na opção Dependente para abrir área de login, cadastrar senha e obter o serviço. No aplicativo, use a ferramenta de configuração do app (canto superior direito) para solicitar o acesso.
Veja o que é possível acessar*:
Dependentes maiores de 18
Cartão do plano
Telemedicina CASSI
Autorizações de procedimentos do dependente
Saúde na Linha (para participantes do DF, CE, PE e do RJ)
Dependentes menores de 18
Cartão do plano
* As orientações para criar senha estão nas páginas de acesso aos serviços.
Nosso atendimento
A Central realizou mais de 2,7 milhões de atendimentos em 2020, sendo eles:
Participantes
Contato por telefone: 900 mil
Prestadores
Contato por telefone: 700 mil
Contato via autorizador externo: 1 milhão
Média de 12 demandas por minuto = Isso significa uma demanda recebida a cada 5 segundos durante a maior parte do dia.
Os principais assuntos tratados foram: solicitações e esclarecimentos sobre eventos de saúde; informações sobre assuntos financeiros, como, por exemplo, pedido de boletos para pagamento das mensalidades; indicação de prestador; remoção de pacientes; reembolso; atualização cadastral e explicações sobre planos e cobertura.
Durante a pandemia, a Central CASSI continuou ativa 24 horas por dia e 7 dias por semana. Colaboradores entraram em esquema de home office, o que permitiu o atendimento para os participantes mesmo com as medidas de isolamento social.
Além disso, a Instituição iniciou a reestruturação da Central, adotando postura ativa para renegociação de dívidas, atualizando o cadastro e realizando a retenção de clientes. As mudanças seguem os padrões de funcionamento das demais centrais de atendimento disponíveis no mercado.
Com isso, a CASSI pretende promover uma cultura centrada no relacionamento com o cliente, identificando as necessidades, prospectando novas oportunidades e realizando a integração dos canais de atendimento.
Autorização de procedimentos
da Central:
1 milhão
de solicitações autorizadas
95%
respondidas em 3 dias úteis
Melhorias no processo:
Inibição de pedidos em duplicidade;
Solicitação, por parte do prestador, e em uma mesma senha e com a quantidade de sessões recomendadas de acordo com o plano terapêutico;
Ajustes nos parâmetros regulatórios;
Automação;
Melhoria no controle e acompanhamento de demandas.
Números da Ouvidoria CASSI
4.669 demandas de Ouvidoria em 2020.
Uma redução de 8,43% em comparação ao ano anterior, que foi de 5.099
Percentual médio de processos analisados no prazo: 98,85%.
Um aumento de 9,92% em relação à 2019
Principais assuntos: autorização e senha prévia, reembolso/livre-escolha e Programa de Assistência Farmacêutica (PAF).
Com o objetivo de melhorar o relacionamento com o participante, a Ouvidoria CASSI instituiu um novo fluxo para resoluções de conflitos judiciais.
Em 2020, cerca de 140 negociações aconteceram, estreitando o contato com os associados.
A CASSI promoveu uma campanha para regularizar os mais de 200 mil cadastros com campos em branco.
A revisão constante dos dados é essencial para estabelecer uma comunicação assertiva e traçar ações efetivas de educação em saúde. O telefone correto garante o rápido contato da CASSI quando necessário para autorizar algum procedimento para os participantes, por exemplo.
Caso você ainda não tenha feito o ajuste no seu cadastro, basta acessar o site ou app CASSI.
Saiba mais
Em 2020, 80,51% de cadastros foram regularizados!
Número de cadastros com registros em branco em junho/2020: 208.000
Número de regularizações dos cadastros com registro em branco no período de junho a dezembro/2020: 167.466
Implementação da pesquisa de satisfação e otimização do fluxo das demandas foram algumas das ações que a Caixa de Assistência realizou no Fale com a CASSI. O serviço, disponível em www.cassi.com.br menu Canais de Atendimento, é a maneira mais indicada de conversar com a Instituição.
Além disso, foi criado o menu “Acesso Rápido”. Uma forma do participante ser direcionado para os serviços exclusivos da área logada, trazendo maior agilidade no atendimento da sua demanda.
Veja como as melhorias impactaram nos resultados:
Número de atendimentos realizados: 117.678 registros
Resultado obtido: 91,84% respondidos dentro do prazo regulamentar, que é de 5 dias
|
A Caixa de Assistência iniciou estudos para que a coparticipação atue de forma mais efetiva, como orientador na promoção da saúde dos associados. A estratégia é adotar percentuais diferenciados para uso de serviços referenciados pela CASSI, de forma gradual e podendo chegar à isenção da cobrança.
Atualmente, não há cobrança de coparticipação em consultas na Telemedicina Covid, Telemedicina APS (específica para regiões selecionadas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia), Bem CASSI (disponível para participantes de Curitiba e região metropolitana) e nas CliniCASSI.
Os percentuais de coparticipação estipulados fora destes serviços acima são: 40% nas consultas médicas, sessões de psicoterapia, acupuntura e visitas domiciliares. Para os exames de laboratórios, diagnose e terapia (tais como fisioterapia, RPG, fonoaudiologia, terapia ocupacional), desde que não envolvam internação hospitalar, a cobrança é de 20%.
Importante destacar que o valor desse repasse à Caixa de Assistência está limitado ao maximo de 1/24 da renda bruta mensal do associado.
O processo para solicitar reembolso ganhou novo layout. Além disso, passou a aceitar arquivos com o dobro do tamanho (até 2MB, podendo anexar até cinco arquivos por solicitação), e introduziu o preenchimento automático dos dados dos participantes e dos procedimentos que tiveram autorização prévia da CASSI. A opção está disponível na área logada do site da Caixa de Assistência.
A ferramenta é totalmente digital, sem necessidade de envio e documentos físicos. Isso reduz o tempo e elimina o gasto dos participantes com postagem.
Tais melhorias fazem parte do conjunto de ações que a CASSI implementou para ajudar o associado na usabilidade do sistema, de forma a torná-lo totalmente amigável ao usuário, simplificando o processo de solicitação de reembolso.
A Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes ganhou novo gestor, Carlos Emílio Flesch. Ele tomou posse junto com os conselheiros deliberativos Jair Antônio Pergorim Miller, Maryalba de N. Monteiro de Oliveira, Rejane Aparecida R. Zanello, Alexandre Bocchetti Nunes, Sérgio Ricardo Menezes da Rocha, Alexandre Carneiro Cerqueira, Thiago Affonso Borsari e Leandro de Carvalho Vieira e conselheiros fiscais Hamilton Omar Biscalquini, Fernanda Bispo de Souza, Antônio Roberto Andretta, Maria da Conceição Spohr, Eliande de Jesus Santos Lindoso Filho e Marvio Sarmento Botelho para o mandato 2020-2024.
A cerimônia foi realizada virtualmente e reuniu gestores da CASSI, entidades representativas dos associados e lideranças do Banco do Brasil. O presidente Dênis Corrêa foi reconduzido ao cargo para o mesmo período.
O Conselho Deliberativo é integrado ainda pelos conselheiros Sérgio Faraco, Rosineia Diana Balbino, Gustavo de Souza Fosse, Eduardo César Pasa, Silvia Regina de Moraes Rossetto, Lucio Bertoni, e Marcelo Lopes Lourenço, e o Conselho Fiscal, por Thompson Soares Pereira Cesar, Santuza Bretas de Almeida, Maria Lizete da Silveira, Tarciso Madeira, José Ricardo Fagonde Forni e Neudson Peres de Freitas, que possuem mandato de 2018 até o final de maio de 2022.
A Diretoria Executiva da CASSI retomou ao longo do ano o diálogo com as entidades representativas dos funcionários e aposentados do Banco do Brasil. Trata-se de um canal aberto entre a Instituição e as entidades, para debater, de forma transparente, assuntos relevantes em prol dos associados.
Nesses encontros, que aconteceram de maneira online, a CASSI apresentou resultados financeiros, iniciativas de combate à Covid-19 e ações para expansão da Atenção Primária à Saúde.
Outros temas de interesse dos associados, como coparticipação, melhoria da assistência à saúde, novos programas de saúde, inadimplência nos planos e o cumprimento das ações do Programa de Saneamento entregue à ANS também foram debatidos.
A pandemia impôs nova forma de negociação com prestadores de serviço, para garantir atendimento adequado aos participantes.
As negociações com a rede credenciada garantiram atendimento aos cerca de 630 mil participantes, presencial ou remotamente. Vários prestadores aderiram à plataforma de atendimento a distância disponibilizada pela CASSI. Isso garantiu a continuidade do tratamento dos participantes, principalmente na área de saúde mental e oncologia.
A CASSI manteve os mesmos 1.394 hospitais gerais que possuía em 2019. E as negociações de insumos de alto custo economizaram mais de R$ 2,2 milhões. Para se ter uma ideia, a economia de um único medicamento pode garantir o atendimento a cinco participantes.
A implementação do Painel dos Prestadores foi outra novidade. Com isso, o gestor da Unidade pode acompanhar a relação de dados consolidados dos serviços de saúde, facilitando o aprimoramento da execução dos processos, a tomada de decisões gerenciais e consequentemente a redução de gastos.
Aproximadamente 185 mil consultas médicas e 179 mil exames foram realizados na rede credenciada CASSI, pelos participantes dos convenentes em 2020.
Cerca de 199 mil vidas puderam utilizar a rede credenciada da CASSI por meio de convênios de reciprocidade. A parceria firmada com 19 autogestões não é baseada em cobertura, mas sim em uso dos serviços médico-hospitalares em determinadas regiões.
Aos participantes do convênio é assegurado o direito de usufruir da rede correspondentes ao seu plano. E toda a utilização, por meio das parceiras, é ressarcida integralmente à CASSI.
A celebração dos convênios fortalece o segmento da autogestão no mercado de saúde suplementar, além de propiciar melhores condições negociais com os prestadores de serviços, considerando o aumento no número de usuários.
CASSI Essencial
Parentes consanguíneos até 4º grau e os parentes afins até 2º grau de funcionários, ex-funcionários, aposentados e pensionistas do BB e colaboradores e ex-colaboradores da CASSI.
Autopatrocinados
Ex-empregados do Banco do Brasil, desligados sem justa causa ou a pedido, conforme definido na Lei n° 9.656/98, artigos 30 e 31.
A CASSI trabalhou em 2020 para a criação de diferentes planos de saúde para familiares dos funcionários do Banco do Brasil. O primeiro deles, já autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é o plano CASSI Essencial, que poderá ter preços 20% menores aos praticados hoje no CASSI Família, dispondo de uma rede customizada e abrangência nacional.
Também está registrado na ANS o novo plano de autopatrocinados, que vai atender ex-funcionários do Banco do Brasil, desligados sem justa causa ou a pedido.
A previsão é que estes planos passem a ser oferecidos para adesão ao longo de 2021. Assim, a CASSI amplia sua carteira com opções mais acessíveis aos diversos tipos de públicos, buscando promover uma vida melhor com excelência na assistência. Além disso, o ingresso de novos participantes fortalece a Instituição, ao mesmo tempo em que gera a ampliação das receitas, auxiliando no equilíbrio das finanças.
“Saber que o meu empenho junto aos participantes, desde a adesão até as resoluções de suas necessidades, é tão importante para a CASSI me motiva ainda mais a prestar um atendimento de qualidade”, relata a assistente administrativo da Unidade DF, Rosana Andrea Fernandes. A colaboradora é uma das 2.764 mil pessoas que trabalham diariamente para levar ao participante um serviço de excelência.
Esforço reconhecido pelo prêmio: 100 Lugares Incríveis para Trabalhar 2020, concedido pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), em parceria com o UOL. “Mesmo diante de todos os desafios que passamos, conseguimos construir juntos um ambiente de trabalho de qualidade, que proporciona espaço para que as pessoas se sintam realizadas com o que estão fazendo”, avalia a gerente da Divisão de Capital Humano, Karina Moretti.
Entre os requisitos que foram levados em conta estão: o índice do clima organizacional (medido em pesquisa com os colaboradores da Instituição), práticas de gestão de pessoas adotadas e validadas a partir de processos conduzidos por especialistas nesta área e estilo de gestão.
Capacitação
+ de 91 mil
horas de treinamento
Esse foi o investimento
da CASSI para desenvolver
novas habilidades e o
crescimento profissional
dos colaboradores
Depoimentos
Perfil CASSI
FAIXA ETÁRIA DOS PROFISSIONAIS CASSI
Com a #SOUCASSI, o Encontro de Líderes, realizado no início do ano passado, marcou o lançamento do planejamento estratégico 2020/2024. No encontro, a Caixa de Assistência apresentou aos gestores os objetivos estratégicos para os próximos cinco anos e detalhou o processo que redefiniu a missão, o propósito, os valores e a visão de futuro da CASSI. Um trabalho diário e contínuo que tem como foco principal aprimorar a assistência, por meio de uma melhor experiência do paciente, cumprindo assim o propósito de cuidar da saúde do participante em todas as fases da sua vida.