CASSI supera desafios e fortalece assistência na pandemia
O ano de 2020 foi ímpar. Um período desafiador, intenso, cheio de incertezas. Tivemos que ficar afastados fisicamente, entramos em home office de repente, vimos pessoas queridas partirem por conta da Covid-19. A pandemia se impôs.
E essa mesma realidade, que trouxe apreensão e insegurança, também impulsionou avanços impensáveis em um curto espaço de tempo. As mudanças foram drásticas e velozes, especialmente na área da saúde. E para nós, na CASSI, não foi diferente.
Ao tempo em que era preciso nos distanciarmos fisicamente enquanto indivíduos, como operadora de saúde o caminho a trilhar era exatamente o oposto. A Caixa de Assistência tinha que estar cada vez mais próxima dos participantes, orientando, acolhendo e cuidando. E foi o que fizemos. Nos reinventamos.
Tudo para garantir a melhor assistência à saúde, com toda a segurança possível e condizente com o momento de pandemia. Para isso, revisitamos processos, aprimoramos procedimentos, muitos, inclusive, não perceptíveis de forma imediata pelos participantes, mas que fortaleceram a prestação da assistência, trazendo mais eficiência ao longo do processo.
Criamos novos serviços em saúde. A telemedicina, com certeza, o principal deles, ao proporcionar uma nova experiência de cuidado para nossos associados e suas famílias. Com a ferramenta de chamada de vídeo, conseguimos colocar os médicos mais próximos dos pacientes, onde quer que estivessem. Atendimento, pedido de exames, prescrição de medicamentos e acompanhamento estão sendo feitos sem que a pessoa precise sair de casa, evitando, assim, a exposição a riscos desnecessários num momento de pandemia.
Essa abordagem, inicialmente restrita aos casos de suspeita de contágio pela Covid-19, foi referendada pelos participantes e levou a CASSI a ampliar a atuação do serviço, com a inclusão da telemedicina como instrumento de Atenção Primária à Saúde (APS), priorizando localidades com dificuldade de rede credenciada.
Não paramos por aí. Era preciso avançar ainda mais. Então, em dezembro de 2020, lançamos o Bem CASSI. O serviço faz a assistência aos nossos participantes por meio de parceiros estratégicos, referenciados pela Instituição e que seguem os mesmos protocolos adotados nas CliniCASSI. Ainda em fase piloto, o Bem CASSI já atende 17 mil pessoas em Curitiba e região metropolitana (PR) de forma presencial e também por telemedicina.
Resultado
Assim, com novos serviços, maior controle dos processos e implementação de melhorias tecnológicas, conseguimos trazer mais eficiência ao sistema CASSI. Essas ações, somadas à utilização consciente dos serviços assistenciais pelos associados, levaram a Caixa de Assistência a um resultado líquido superavitário de R$ 1,13 bilhão no ano de 2020.
Cumprimos, dessa maneira, integralmente a programação orçamentária do exercício e revertemos o quadro de dificuldades financeiras de anos anteriores. Neste ponto, cabe destacar que parte do resultado é também reflexo da condição imposta pela pandemia, com a redução significativa de alguns procedimentos eletivos e a restrição para realização de cirurgias.
Novos desafios
O certo é que diante de tantos desafios saímos de 2020 fortalecidos como Instituição. Estamos ainda mais próximos dos nossos participantes, conectados pelas redes sociais, interagindo por meio de um app com diversos serviços e buscando, dia a dia, concretizar, por meio de uma jornada assertiva do paciente, o nosso propósito, que é cuidar da saúde do participante em todas as fases da vida.
E para 2021? É fato que temos ainda a pandemia como realidade e uma série de desafios a serem superados. Afinal, o nosso Plano de Associados tem uma projeção gradativa de aumento de despesas assistenciais, o que é natural, já que cuidamos de uma população mais envelhecida. Além disso, estamos sujeitos à inflação médica, com taxas anuais de reajuste que se sobrepõem em muito àquelas praticadas para compor a receita deste plano.
Mas, nosso foco continua sendo um só: o cuidado. Um cuidado que passa pela melhoria da experiência do participante, por meio de modernização tecnológica da Instituição e pela oferta de soluções que estreitem a relação entre CASSI e participante.
E, para isso, o principal investimento é a ampliação da Atenção Primária à Saúde. Ou seja, o cuidado integral e individualizado, como forma eficiente de promover a saúde, seja por meio de telemedicina, seja por atendimento presencial e, ao mesmo tempo, garantir atendimento adequado a cada necessidade com maior resolubilidade. O que, numa análise mais detalhada, permite maior previsibilidade de gastos, favorecendo a sustentabilidade do plano.
Nessa linha de equilíbrio financeiro, estamos trabalhando na busca por novas receitas, com a criação de diferentes planos de saúde para familiares dos funcionários do Banco do Brasil. Neste ponto, a participação dos associados é fundamental, indicando parentes para um plano com a confiança da marca CASSI. Pois, além de assegurar a saúde de pessoas queridas, o ingresso de novos participantes significa a ampliação das receitas, auxiliando no equilíbrio das finanças da Instituição e gerando sustentabilidade a longo prazo.
Estes são apenas alguns exemplos das inúmeras frentes de trabalho voltadas a alavancar a Instituição, trazendo mais eficiência aos processos, entregando valor aos participantes e solidificando o papel da Caixa de Assistência como maior operadora do setor de autogestão no Brasil.
Nós, como Diretoria, reafirmamos aqui este compromisso, em construir, a cada dia, uma CASSI ainda melhor, mais forte e perene para nossos associados.
Diretoria Executiva